Quais alimentos não podem faltar no seu cardápio de verão? Dicas da nutri!
Publicado em 18 de dezembro de 2020 09:00
Por Marina Couto
A estação mais quente do ano pede cuidados redobrados quando se trata de alimentação. Sabe o que não pode ficar de fora do seu cardápio e da sua rotina? A nutricionista Luna Azevedo dá as dicas!
Saiba quais alimentos você deve consumir no verão
Frutas, legumes e verduras devem estar incluídos na sua alimentação de verão
Nutricionista dá dicas de alimentos para o verão
No verão, manter-se hidratada é fundamental para não se sentir indisposta
Consuma grãos integrais e cereais, que têm na fibra
Não faça períodos prolongados de jejum para não se sentir mal no calor
Beba muita água no verão para não se desidratar
Frutas devem fazer parte do seu cardápio de verão
A cenoura é muito indicada para manter o bronzeado
Frutas cítricas são ótimas opções no calor, mas evite manuseá-las ao se expor ao sol
Inclua mais saladas e legumes no seu cardápio de verão
Confira as dicas de nutricionista para uma alimentação mais saudável no verão
Veja + após o anúncio

No verão, é comum se sentir sem fome e até mesmo mais indisposta por conta do calor intenso. No entanto, alguns alimentos são essenciais para manter a saúde e a energia na estação mais quente do ano. Em entrevista ao Purepeople, a nutricionista Luna Azevedo conta o que não pode faltar no seu cardápio de verão. Confira as dicas da nutri!

Consuma alimentos ricos em água e de fácil digestão

Para não se sentir indisposta ao longo do dia e nem sofrer com o calor, a primeira dica é evitar períodos prolongados de jejum. Além disso, invista em alimentos ricos em água e de fácil digestão, como preparações à base de frutas, saladas, legumes e cereais integrais.

"Alimentos gordurosos ou com muito sal podem aumentar a desidratação e tornar a digestão mais lenta, por isso são desaconselhados", explica a nutricionista.

Farelo de aveia, alface e cenoura são algumas opções para o verão

Entre os alimentos indicados pela especialista, está o farelo de aveia. "É um alimento que pode ser utilizado para incrementar uma salada de frutas ou vitaminas, garantindo ainda mais energia para começar o dia. Além disso, ele é fonte de betaglucana, uma substância que diminui a absorção de gordura pelo organismo".

Alface, por sua vez, possui clorofila e flavonóides, que diminuem a retenção de líquido e o inchaço no corpo. "A cenoura é rica em betacaroteno, responsável pela produção de melanina, o que garante o desejado bronzeado, o que justifica a sua presença na composição de alguns bronzeadores. O alimento ainda hidrata a pele, o que é essencial, principalmente nesta estação".

A melancia é rica em água e protege contra raios ultravioletas © Getty Images

Não deixe de consumir grãos integrais e frutas cítricas durante o verão

Quem também está na lista dos alimentos ideais para o verão são os grãos integrais, com grande concentração de fibras, que promovem uma boa digestão e garantem o funcionamento da flora intestinal. Por isso, inclua linhaça, chia e gergelim na sua alimentação. "Vale ainda apostar na quinoa, grão rico em potássio, um importante mineral para evitar o inchaço".

Abacaxi, limão, laranja e outras frutas cítricas não só refrescam como também são ótimas opções para deixar a pele firme, longe das indesejadas celulites. "Isso porque elas são ricas em vitamina C, um nutriente essencial para a síntese do colágeno. Mas é importante ter cuidado para não manusear essas frutas enquanto se expõe ao sol, para evitar queimaduras e manchas", alerta Luna. A melancia, rica em água, garante a hidratação e também protege a pele contra os raios ultravioletas.

Grãos integrais facilitam a digestão e dão mais energia no verão © Getty Images

Aposte no hibisco, pepino e beba bastante água!

Se você quiser desinchar, o chá de hibisco é uma alternativa natural para acabar com a retenção. "Ele tem propriedades que eliminam toxinas, além de facilitar a digestão e ter efeito levemente laxante". Já o pepino não só deve ser consumido, como também pode ser usado na pele para minimizar irritações provocadas pelo sol. Basta colocar na região afetada e esperar alguns minutos.

E nem precisamos dizer que beber água é fundamental, mas a nutri reforça: "Como há uma grande perda de fluidos e nutrientes por meio do suor, beber água é essencial para essa reposição, evitando problemas como fadiga, desidratação, entre outros. Procure beber ao menos dois litros de líquidos diariamente".

(Por Marina Couto)

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Lifestyle Beleza & Estilo Beleza Saúde Verão Primavera/Verão Dieta
Sobre o mesmo tema
Não disfarçando as evidências? Web aponta climão com cara de Xororó no 'Altas Horas' com Lucas Lima e Sandy: 'Não gosto'
Não disfarçando as evidências? Web aponta climão com cara de Xororó no 'Altas Horas' com Lucas Lima e Sandy: 'Não gosto'
2 de outubro de 2023
'Mamava e mamaria': Essa foi a reação da web ao ver Ana Maria Braga tentando ver a barriga sarada de Cauã Reymond na Globo. Vídeo!
'Mamava e mamaria': Essa foi a reação da web ao ver Ana Maria Braga tentando ver a barriga sarada de Cauã Reymond na Globo. Vídeo!
5 de outubro de 2023
Notícias similares
Pele com acne no verão: dermatologista lista cuidados essenciais para você se preparar sem erros para a estação
Pele com acne no verão: dermatologista lista cuidados essenciais para você se preparar sem erros para a estação
22 de outubro de 2023
Carnaval 2024: 4 paletas de sombras para preparar uma make colorida para a folia!
Carnaval 2024: 4 paletas de sombras para preparar uma make colorida para a folia!
12 de janeiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias