A trágica e precoce morte de Fernanda Vogel, aos 20 anos, completa 24 anos neste domingo (27). A modelo morreu afogada quando o helicóptero onde estava ao lado do namorado, João Paulo Diniz, filho de Abílio Diniz (este falecido em 2024), caiu em São Sebastião (SP), mais precisamente na praia de Maresias, durante voo em tempo com condições adversas.
A tragédia guarda algumas semelhanças com o acidente que matou a também modelo Carol Bittencourt em fevereiro de 2019. O empresário conseguiu escapar com vida nadando até o litoral, mas um dos pilotos também morreu. O corpo de Fernanda só seria encontrado sete dias depois do acidente, boiando a 400 metros da costa paulista e a 10km da queda da aeronave, na Praia de Santiago, sendo reconhecido por conta da tatuagens.
Porém o rosto da modelo acabou desfigurado de tanto colidir com pedras. Aproximadamente 200 pessoas acompanharam o velório da modelo, que havia começado na carreira ainda criança, aos 8 anos após participar de concurso da extinta revista "Pais & Filhos". Ao longo de pouco mais de uma década, estrelou uma série de comerciais de sucesso.
[ALERTA: o texto a seguir aborda assuntos relacionados à saúde mental. Caso a matéria desperte gatilhos ou você conheça alguém que precise de ajuda, procure o Centro de Valorização à Vida (ligue 188)]
E um dos comerciais mais lembrados da carreira de Fernanda Vogel foi justamente um dos últimos. A peça publicitária levantou uma questão delicada: quando alguém consegue atentar contra a própria vida. O anúncio que a modelo estrelou era para o Centro de Valorização da Vida e nele Fernanda interpretava uma suicida, que andava na direção de uma praia até desaparecer - vídeo nesta matéria.
Fluminense de Itaboraí, Fernanda foi vista em comerciais da Hering, chocolate Prestígio e Telefônica só para citar umas marcas. A modelo chegou a trabalhar no exterior em países como Itália, Alemanha e França, ganhando o rótulo de "deusa latina voluptuosa", segundo o jornal "O Globo" por conta das medidas (60kg e 1.75m de altura) e seios volumosos.
Na vida pessoal, foi casada com o diretor Ike Cruz, de quem se separaria em junho de 2001. Naquele mesmo mês e já morando em São Paulo, Fernanda engataria namoro com João Paulo. O empresário viria a morrer vítima de um infarto em 31 de julho de 2022, pouco mais de 21 anos após o acidente aéreo.