Filho bebê de Yudi Tamashiro passou por cirurgia de emergência com pouco mais de um mês de vida no final de semana. Davi Yudi é fruto do casamento do ex-apresentador do SBT com Mila Braga e logo ao nascer precisou realizar um tratamento conhecido como "banho de luz" por conta de sua condição genética.
O bebê foi operado de hérnia inguinal encarcerada, doença para a qual é preciso ter uma atenção imediata, segundo a pediatra dra. Lilian Zaboto, que acompanha ainda as famílias de outros famosos como Leonardo, Simone Mendes e Mara Maravilha. Mas quando ocorre a hérnia inguinal?
"Uma pequena parte do intestino desliza para dentro do canal inguinal, formando uma saliência na virilha. Isso ocorre porque o conduto que deveria se fechar ainda durante a gestação permanece aberto. É um defeito congênito relativamente comum, principalmente em meninos e prematuros", explica à imprensa.
Em alguns casos, como no diagnosticado no filho de Yudi, a situação pode ficar mais grave. "Quando a hérnia fica presa, o intestino não consegue retornar ao abdome e a circulação sanguínea pode ser comprometida. Se isso não for tratado rapidamente, há risco de estrangulamento da alça intestinal, que pode necrosar e trazer complicações graves", alerta a profissional.
"É uma situação que assusta muito os pais, porque o bebê chora de dor intensa, fica muito irritado e é possível ver ou sentir o aumento de volume na região inguinal. Quando identificada, essa é sempre uma emergência cirúrgica. Quanto mais cedo a cirurgia é realizada, menores são os riscos", acrescenta.
Em caso cirúrgico, a operação pode durar de uma a duas horas e a criança receber alta no mesmo dia. "Eu sempre digo: quando algo foge ao habitual, dor intensa, choro persistente e aumento de volume na virilha é fundamental procurar o pediatra imediatamente. Informação correta e agilidade salvam vidas", conclui a pediatra com quase três décadas de profissão.
Já o pai-coruja em suas redes sociais fez um elogio ao filho recém-nascido. "Yudinho é forte, é guerreiro. Ele nasceu para ser um verdadeiro samurai do Senhor. Seguimos confiando: vai dar tudo certo, em nome de Jesus", afirmou o ex-parceiro de programas infantis de Priscilla Alcântara, com quem se envolveu em polêmicas religiosas há três anos e posteriormente alvo de "fake news" sobre sua morte.
player2