Dúvidas sobre melatonina? Saiba mais sobre as funções do hormônio
Publicado em 23 de abril de 2020 11:35
Por Marina Couto
O que é melatonina? Qual é a importância do hormônio para o organismo? Sabia que a melatonina pode interferir na fertilidade? Se você tem dúvidas sobre a melatonina e quer saber como estimular a produção do hormônio no corpo, o Purepeople preparou uma matéria especial sobre o assunto, com dicas e orientações da nutricionista Tatiana Rom, do Vida - Centro de Fertilidade. Confira!
A melatonina tem um importante papel no funcionamento do organismo
A produção da melatonina influencia na beleza e no bem-estar das mulheres
O excesso de estímulos digitais interfere na produção de melatonina
A melatonina também é importante para a fertilidade da mulher
Para manter a melatonina regulada, procure dormir cedo, já que o pico de produção acontece entre 2 e 4 da manhã
A alimentação saudável ajuda na produção de melatonina
Uma boa noite de sono mantém os níveis de melatonina regulados
Pegar sol e diminuir o excesso de telas é a melhor pedida para produzir melatonina
Veja + após o anúncio

Você já deve ter ouvido falar sobre a melatonina, já que o hormônio tem papel fundamental na beleza e na saúde feminina. Além de ser responsável pela regulação do sono, a melatonina traz benefícios para a pele e para o corpo. Por outro lado, a produção inadequada do hormônio pode desregular todo o organismo e interferir até mesmo na fertilidade, de acordo com a nutricionista Tatiana Rom, do Vida - Centro de Fertilidade. Saiba mais sobre a melatonina e confira as dicas que separamos para você!

A melatonina é responsável pela regulação do sono

Uma das principais funções da melatonina no organismo é regular o sono. E sabemos o quanto uma boa noite de sono pode ser benéfica para a beleza e trazer mais qualidade de vida! "A melatonina organiza o corpo a coordenar as respostas apropriadas nos momentos claros e escuros do dia. Tem seu pico de ação entre 2h e 4h da manhã, quando vamos dormir por volta das 22h", explica a profissional. Por isso, é bom reforçar o quanto é importante dormir cedo e evitar estímulos que possam te deixar agitada durante à noite, como televisão e celular.

Estresse e má alimentação interferem na produção de melatonina

Com a rotina agitada do dia a dia, é difícil tirar um tempo para pegar um solzinho e descansar. No entanto, Tatiana ressalta que a pouca exposição solar e o excesso de estímulos digitais antes de dormir são alguns dos fatores que interferem na produção adequada de melatonina. "Alguns estudos mostram que a produção inadequada de melatonina, causada por excesso de luz azul dos celulares, computadores, tablets à noite, má alimentação e estresse, tem relação importante com a infertilidade". Nesse caso, manter uma alimentação mais saudável, fazer um detox digital ou incluir atividades relaxantes na sua rotina podem te ajudar a ficar com a saúde em dia e com os hormônios regulados.

A melatonina está relacionada com a fertilidade

Como dissemos acima, quando a melatonina está desregulada ou em falta, ela pode influenciar na fertilidade. A nutricionista Tatiana destaca que, entre as alterações sentidas no corpo, a maturação do óvulo, alterações hormonais, falha na implantação embrionária, abortos espontâneos e aumento da inflamação no nosso corpo são as mais comuns. "Mulheres que tenham síndrome do ovário policístico (SOP), endometriose e falência ovariana, possuem uma necessidade muito grande de uma ação anti-inflamatória dentro do corpo, e a melatonina tem fundamental papel nesse processo".

Saiba como estimular a produção de melatonina no organismo

É importante sempre consultar um profissional para saber mais sobre como está a produção de melatonina no seu organismo, mas algumas atitudes simples no dia a dia podem te ajudar a manter esse hormônio funcionando. A primeira coisa a se fazer é ver a luz do dia e se expor adequadamente ao sol. Não pode sair de casa? Abra as janelas! "Assim que começar a escurecer, reduza as luzes dentro de casa e o acesso a aparelhos eletrônicos", indica Tatiana. Dormir mais cedo e incluir alimentos que ajudam na produção de melatonina, como feijão, lentilha, ovo e folhas verdes e escuras, também funciona. "Evite refeições pesadas à noite e comer muito tarde. Chás e óleos essenciais ajudam a relaxar, já o álcool e o café atrapalham", finaliza.

(Por Marina Couto)

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Lifestyle Beleza Mulher Saúde Beleza & Estilo Bem-estar
Sobre o mesmo tema
Matthew Perry escreveu livro? Tinha esposa? Filhos? Morreu do que? Respondemos as principais dúvidas sobre o astro de 'Friends'
Matthew Perry escreveu livro? Tinha esposa? Filhos? Morreu do que? Respondemos as principais dúvidas sobre o astro de 'Friends'
29 de outubro de 2023
Kate Middleton toma decisão importante sobre longa recuperação de cirurgia na barriga. Saiba qual é!
Kate Middleton toma decisão importante sobre longa recuperação de cirurgia na barriga. Saiba qual é!
23 de janeiro de 2024
Notícias similares
Descubra os 5 benefícios transformadores de praticar Yoga
Descubra os 5 benefícios transformadores de praticar Yoga
2 de dezembro de 2023
5 perfumes femininos do Boticário para usar no calor e se manter cheirosa durante todo o verão
5 perfumes femininos do Boticário para usar no calor e se manter cheirosa durante todo o verão
17 de novembro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias