Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Últimos stories
Sertanejo
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Malhação - Viva a Diferença
Novela Totalmente Demais
Novela Êta Mundo Bom!
Novela Novo Mundo
Novela Fina Estampa
As Aventuras de Poliana
Novela Amor Sem Igual
Novela Salve-se Quem Puder
Novela Amor de Mãe
Novela Nos Tempos do Imperador
Resumo de novelas
TV
BBB20
Domingão do Faustão
Masterchef Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Leonardo Dicaprio
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Beleza & Estilo
Cabelos
Make
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Dieta & Saúde
Beleza & Estética

Dúvidas sobre melatonina? Saiba mais sobre as funções do hormônio

O que é melatonina? Qual é a importância do hormônio para o organismo? Sabia que a melatonina pode interferir na fertilidade? Se você tem dúvidas sobre a melatonina e quer saber como estimular a produção do hormônio no corpo, o Purepeople preparou uma matéria especial sobre o assunto, com dicas e orientações da nutricionista Tatiana Rom, do Vida - Centro de Fertilidade. Confira!

Você já deve ter ouvido falar sobre a melatonina, já que o hormônio tem papel fundamental na beleza e na saúde feminina. Além de ser responsável pela regulação do sono, a melatonina traz benefícios para a pele e para o corpo. Por outro lado, a produção inadequada do hormônio pode desregular todo o organismo e interferir até mesmo na fertilidade, de acordo com a nutricionista Tatiana Rom, do Vida - Centro de Fertilidade. Saiba mais sobre a melatonina e confira as dicas que separamos para você!

A melatonina é responsável pela regulação do sono

Uma das principais funções da melatonina no organismo é regular o sono. E sabemos o quanto uma boa noite de sono pode ser benéfica para a beleza e trazer mais qualidade de vida! "A melatonina organiza o corpo a coordenar as respostas apropriadas nos momentos claros e escuros do dia. Tem seu pico de ação entre 2h e 4h da manhã, quando vamos dormir por volta das 22h", explica a profissional. Por isso, é bom reforçar o quanto é importante dormir cedo e evitar estímulos que possam te deixar agitada durante à noite, como televisão e celular.

Estresse e má alimentação interferem na produção de melatonina

Com a rotina agitada do dia a dia, é difícil tirar um tempo para pegar um solzinho e descansar. No entanto, Tatiana ressalta que a pouca exposição solar e o excesso de estímulos digitais antes de dormir são alguns dos fatores que interferem na produção adequada de melatonina. "Alguns estudos mostram que a produção inadequada de melatonina, causada por excesso de luz azul dos celulares, computadores, tablets à noite, má alimentação e estresse, tem relação importante com a infertilidade". Nesse caso, manter uma alimentação mais saudável, fazer um detox digital ou incluir atividades relaxantes na sua rotina podem te ajudar a ficar com a saúde em dia e com os hormônios regulados.

A melatonina está relacionada com a fertilidade

Como dissemos acima, quando a melatonina está desregulada ou em falta, ela pode influenciar na fertilidade. A nutricionista Tatiana destaca que, entre as alterações sentidas no corpo, a maturação do óvulo, alterações hormonais, falha na implantação embrionária, abortos espontâneos e aumento da inflamação no nosso corpo são as mais comuns. "Mulheres que tenham síndrome do ovário policístico (SOP), endometriose e falência ovariana, possuem uma necessidade muito grande de uma ação anti-inflamatória dentro do corpo, e a melatonina tem fundamental papel nesse processo".

Saiba como estimular a produção de melatonina no organismo

É importante sempre consultar um profissional para saber mais sobre como está a produção de melatonina no seu organismo, mas algumas atitudes simples no dia a dia podem te ajudar a manter esse hormônio funcionando. A primeira coisa a se fazer é ver a luz do dia e se expor adequadamente ao sol. Não pode sair de casa? Abra as janelas! "Assim que começar a escurecer, reduza as luzes dentro de casa e o acesso a aparelhos eletrônicos", indica Tatiana. Dormir mais cedo e incluir alimentos que ajudam na produção de melatonina, como feijão, lentilha, ovo e folhas verdes e escuras, também funciona. "Evite refeições pesadas à noite e comer muito tarde. Chás e óleos essenciais ajudam a relaxar, já o álcool e o café atrapalham", finaliza.

(Por Marina Couto)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.