[ALERTA: este texto aborda temas como aborto e perda gestacional, o que pode ser gatilho para algumas pessoas. Se você estiver passando por um momento difícil, procure apoio profissional ou entre em contato com o CVV (Centro de Valorização da Vida) pelo telefone 188.]
A ex-BBB Paula Amorim, de 36 anos, usou as redes sociais nesta quinta-feira (17) para dividir com o público um dos momentos mais delicados de sua vida: a terceira perda gestacional. A influenciadora, que é casada com o também ex-BBB Breno Simões, revelou que descobriu a gravidez em junho, mas durante o primeiro ultrassom, na nona semana, os médicos constataram a ausência dos batimentos cardíacos do bebê.
“Nossa terceira perda. Me bateu um cansaço imediato, uma exaustão antecipada de tudo que eu sabia que estava por vir”, escreveu Paula, em um relato sincero. O casal, que se conheceu no Big Brother Brasil 18, já é pai do pequeno Theo, de dois anos.
Essa é a terceira vez, em pouco mais de um ano, que Paula enfrenta um aborto espontâneo. Em março de 2024, ela já havia anunciado uma gestação que não evoluiu e, no início de 2025, revelou uma nova perda, essa mantida em sigilo na época. “Seguimos e seguiremos, dia após dia, sem deixar de acreditar”, concluiu ela na publicação, recebendo apoio de milhares de seguidores e colegas famosos.
A dor de perder um bebê durante a gestação ou logo após o nascimento é uma realidade enfrentada por muitas mulheres — inclusive celebridades. Nos últimos meses, diversas famosas têm usado suas plataformas para compartilhar experiências semelhantes, ajudando a quebrar o silêncio em torno do luto perinatal. Relembre abaixo 10 artistas que também passaram por essa difícil experiência:
A apresentadora da Globo, Tati Machado, perdeu o filho com 33 semanas de gestação. Segundo comunicado divulgado nas redes sociais, tudo transcorria bem até que ela notou a ausência dos movimentos do bebê. Na maternidade, foi constatada a parada dos batimentos cardíacos, por causas ainda não esclarecidas.
A atriz, casada com o ator Robson Nunes, também enfrentou a perda do filho na reta final da gravidez. Ela foi submetida a uma cesárea de emergência após exames confirmarem que o bebê já não tinha batimentos cardíacos. “Uma dor imensurável”, disse.
Em fevereiro de 2025, a cantora revelou que sua primeira filha morreu três dias após o nascimento, devido a complicações causadas por uma pré-eclâmpsia severa. Internada por 17 dias, Lexa enfrentou uma batalha intensa ao lado da filha, que não resistiu.
A influenciadora e ex-BBB, Maíra Cardi, anunciou no início de 2025 que o coração de seu bebê parou de bater sem explicação médica clara. Meses depois, Maíra engravidou novamente de Thiago Nigro, com quem está atualmente.
A atriz e cantora, Mariana Rios, vive publicamente sua luta para engravidar. Em 2020, sofreu um aborto espontâneo e tem falado sobre a dor do luto com profundidade. Recentemente, prestou solidariedade a outras mães famosas que enfrentaram perdas parecidas.
Em novembro de 2024, a apresentadora, Sabrina Sato, revelou ter sofrido um aborto espontâneo na 11ª semana de gestação, durante sua gravidez com o ator Nicolas Prattes. Ela foi atendida no Hospital Albert Einstein e recebeu alta após o procedimento.
Em 2019, a atriz, Fernanda Machado, passou por um aborto com oito semanas de gravidez. Na época, falou sobre a dor física e emocional e ressaltou a importância de se falar sobre o assunto para acolher outras mulheres.
Casada com o ex-jogador Kaká, a influenciadora, Carol Dias, contou que sofreu um aborto por má formação fetal. Ela buscou apoio espiritual para lidar com a perda e afirmou que a fé foi essencial para sua recuperação emocional.
Durante o Dia das Mães de 2024, a influenciadora, Rafa Kalimann, emocionou seus seguidores ao relembrar a perda do bebê que esperava com Allan Souza Lima. “Apesar da dor, sempre me considerarei mãe”, afirmou.
Em 2022, a ex-BBB compartilhou que também viveu uma perda gestacional. Em seu relato, destacou que o episódio transformou sua visão espiritual e sua relação com o próprio corpo e com a maternidade.