Gratidão: a última atitude de Papa Francisco para seu enfermeiro pessoal vai emocionar até os corações mais gelados
Publicado em 22 de abril de 2025 às 12:28
Por Matheus Queiroz | Notícias dos famosos, TV e reality show
Jornalista por vocação, apaixonado por música, colecionador de CDs e neto perdido de Rita Lee.
Papa Francisco morreu aos 88 anos, nesta segunda-feira (21), em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) seguido de um quadro de insuficiência cardíaca.
Gratidão: a última atitude de Papa Francisco para seu enfermeiro pessoal vai emocionar até os corações mais gelados Papa Francisco teve uma morte tranquila, sem sofrimento, e chegou a se despedir de seu enfermeiro. É o que afirma o canal de notícias do Vaticano Papa Francisco começou a apresentar sinais de um mal súbito por volta de 5h30 (0h30 no horário de Brasília) da segunda-feira (21) Papa Francisco fez um gesto de despedida com as mãos para Massimiliano Strappetti, enfermeiro que o acompanhava a todo tempo Papa Francisco entrou em coma pouco mais de uma hora depois de apresentar os sintomas
Veja + após o anúncio

Papa Francisco teve uma morte tranquila, sem sofrimento, e chegou a se despedir de seu enfermeiro. É o que afirma o canal de notícias do Vaticano, em uma nota divulgada nesta terça-feira (22).

Francisco começou a apresentar sinais de um mal súbito por volta de 5h30 (0h30 no horário de Brasília) da segunda-feira (21). Com os sintomas, o papa fez um gesto de despedida com as mãos para Massimiliano Strappetti, enfermeiro que o acompanhava a todo tempo.

“Pouco mais de uma hora depois, fazendo um gesto de despedida com a mão para Strappetti, o pontífice entrou em coma. Ele não sofreu, e tudo aconteceu muito rápido”, detalha o Vaticano.

Veja + após o anúncio

A certidão de óbito revela que Francisco sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), entrou em coma e, às 7h35 de 21 de abril de 2025, teve um colapso cardiocirculatório irreversível. O quadro foi agravado por pneumonia bilateral e bronquiectasias múltiplas, além de hipertensão e diabetes tipo 2.

O Vaticano destacou que o pontífice morreu menos de 24 horas após realizar sua última missa, durante a Páscoa, e disse que ele veio a óbito “tendo novamente abraçado o povo, depois de tanto tempo”.

A SAÚDE DO PAPA FRANCISCO NOS ÚLTIMOS MESES

Francisco passou 38 dias internado, entre fevereiro e março, para tratar uma pneumonia bilateral. O auge da gravidade do estado de saúde foi no dia 28 de fevereiro, quando ele sofreu uma crise isolada de broncoespasmo. O papa teve um episódio de vômito com inalação, o que agravou o quadro respiratório. Ele iniciou uma ventilação mecânica não invasiva e respondeu bem à troca de gases.

Veja + após o anúncio

A expectativa era que Francisco ficasse dois meses em repouso. Com a voz afetada, ele teria que passar por tratamentos de fisioterapia respiratória e exercícios de fala.

Aos poucos, Francisco poderia retomar a agenda de trabalhos, no entanto, uma das principais recomendações era que ele se afastasse de encontros, especialmente, com grandes grupos. O objetivo era evitar contato com novos vírus, além de não se submeter a atividades de grande esforço. Os médicos destacavam que, apesar de curado da pneumonia bilateral, ele ainda trazia alguns vírus em seu pulmão.

Sobre
Palavras-chave
Famosos Internacionais Principais notícias Entretenimento Morte
Sobre o mesmo tema
Notícias similares
Últimas Notícias
Últimas Notícias