O velório de Arlindo Cruz está acontecendo na noite deste sábado (09), na quadra do Império Serrano, em Madureira, Zona Norte do Rio de Janeiro. Marcada pela presença de famosos como Regina Casé e Erika Januza, a cerimônia tem seguido um dos pedidos que o sambista fez em vida de tornar sua despedida um momento de celebração.
Assim como desejou Preta Gil, Arlindo Cruz pediu para que a cerveja fosse liberada em sua despedida. Apaixonado por samba e por momentos de celebração, o cantor, que sofreu um AVC isquêmico em 2017, não gostaria de que sua despedida fosse um momento de pura tristeza.
"A despedida é do jeito que ele pediu. Ele que queria cerveja liberada para o povo, churrasco... Por mais difícil que fosse fazer isso tudo, não poderia deixar de fazer o que ele me pediu", contou o filho Arlindinho, cujo antes e depois é impressionante, em entrevista à Quem durante o velório.
"Vamos comer, nos divertir e lembrar dele com alegria. Vamos na palma da mão para fazer essa alma encontrar a luz quanto antes. Ele merece. Ele é luz, um ser humano maravilhoso. Ele deixa um legado de luta, de trabalho e de amor ao samba", explicou Arlindinho, que ainda tocou banjo durante o velório do pai.
O velório de Arlindo Cruz segue a tradição do gurufim, um ritual de origem africana que transforma o velório em um momento de alegria com música, bebida e confraternização para espantar o clima triste e garantir que a alma faça uma boa viagem. Desta forma, a pedido do artista, a família colocou várias chopeiras no local. Ao longo do velório, atos musicais serão feitos em sua homenagem.
Durante o velório de Arlindo Cruz, o filho do sambista também falou sobre os seus últimos meses de vida. De acordo com Arlindinho, o cantor vinha passando por um momento delicado e, por isso, sentia que era melhor que ele descansasse de tanto sofrimento.
"Achava que ia ser mais fácil porque ele vinha mal, teve uma piora nos últimos meses. Analisando o quadro ali eu sabia que o melhor era ele ir para outro plano, descansar esse corpo. Ainda assim ele sentia muito em ficar vivo, muito forte, lutou lutou lutou... Meu pai até na hora de partir foi um ensinamento", disse à imprensa presente na quadra do Império Serrano.
O sepultamento de Arlindo Cruz acontece às 11h deste domingo (10) no Cemitério Jardim da Saudade, no bairro Jardim Sulacap (RJ).