Parte da família de Preta Gil desembarcou nesta manhã de quinta-feira (24) no aeroporto internacional de Guarulhos (SP), quatro dias após a morte da cantora. Preta morreu em Nova York, aos 50 anos, em decorrência de um câncer de intestino e será velada nesta sexta-feira no Rio de Janeiro no Theatro Municipal, atendendo seu desejo. A cerimônia de despedida coincide com uma data especial, porém não contará com a presença de trio elétrico, como a filha de Gilberto Gil queria.
No desembarque estavam Francisco, filho único de Preta - do casamento dela com Otávio Müller (recorde aqui outros ex-namorados da artista) - a neta, Sol de Maria (9 anos), e a madrasta, Flora Gil. No desembarque, a família cruzou o saguão do aeroporto com uma série de bagagens. Nesse mesmo voo, veio o caixão trazendo o corpo de Preta. Agora, ele será levado para o Rio, onde ocorrerá também a cremação.
Preta Gil passou mal pela primeira vez durante turnê pela Europa em meados de 2022, mas o diagnóstico do câncer só viria em janeiro do ano seguinte. A partir daí, a cantora, atriz e apresentadora passou por uma série de tratamentos e cirurgias. O estado de saúde começaria a se agravar com o retorno do tumor e metástase em quatro órgãos.
Preta precisou amputar o reto e nas vésperas do Natal foi submetida a uma cirurgia de quase 24h. Em maio, deixou o Brasil em busca de tratamento experimental. A filha de Gil ainda tentou retornar ao país quando foi avisada que seu estado de saúde era irreversível, morrendo em uma ambulância a caminho do aeroporto, onde embarcaria em UTI aérea.