
A morte do Papa Francisco foi confirmada pelo Vaticano na manhã desta segunda-feira (21). Jorge Mario Bergoglio estava enfrentando alguns problemas no pulmão, e teve alta do hospital há cerca de um mês (23 de março).
Muita gente se pergunta a respeito do Patrimônio do Papa Francisco - se ele recebia salário, e quais são os seus bens. Entenda mais detalhes a seguir:
Segundo informações do "Economic Times", o Líder da Igreja Católica, que adorava cozinhar e tinha outras curiosidades em sua vida, não recebia salário, ainda que tivesse direito a um. Diferentemente dos papas anteriores, ele renunciou a qualquer tipo de salário, quando assumiu o papado em 2013:

"Quando preciso de dinheiro para comprar sapatos ou algo assim, eu peço. Não tenho um salário, mas não me preocupo com isso, pois sei que serei alimentado de graça", disse o pontífice no documentário "Amém: Perguntando ao Papa" (2023). Além disso, Francisco era conhecido pelo estilo de vida simples.
De acordo com um porta-voz do Vaticano, o papa não tinha um salário fixo. Suas necessidades pessoais eram custeadas pela Igreja Católica. Ainda segundo o portal indiano informou, o Papa tinha acesso à alguns bens associados ao cargo, como cinco carros à disposição, dentre outros benefícios da função.
O patrimônio líquido, conforme o site informou, era de cerca de US$ 16 milhões (aproximadamente mais de R$ 92 milhões). Quando ingressou na vida religiosa, o Papa fez voto de pobreza no momento em que entrou para a Companhia de Jesus, não possuindo bens materiais pessoais.

+ Veja aqui qual era o emprego do Papa Francisco antes de fazer parte da Igreja
O anúncio do falecimento do pontífice foi feito pelo Cardeal Carmelengo da Igreja Kevin Farrell. Além disso, é importante mencionar que o Papa já tinha escolhido o próprio caixão, e escolheu ser enterrado na Igreja de Santa Maria Maior, em Roma.
A seguir, veja o anúncio do falecimento do Papa Francisco:

"Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o bispo de Roma, Francisco, voltou para a casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo de verdadeiro discípulo do senhor Jesus, encomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Uno e Trino", falou o Cardeal Carmelengo da Igreja, Kevin Farrell.