
A foto de Zacarias, de "Os Trapalhões", foi projetada durante o show de Madonna no Rio em maio de 2024 quando a cantora fez uma homenagem à personalidades vítimas do vírus HIV. Mauro Gonçalves morreu em 18 de março de 1990, aos 56 anos, no Rio de Janeiro, em consequência de "insuficiência respiratória" e "infecção pulmonar" após nove dias de internação.
Segundo a "Folha de S.Paulo", Zacarias havia perdido 20 quilos desde que iniciou um regime a base de remédios no final de 1989. "A infecção pulmonar teria sido causada pela fraqueza do organismo decorrente do regime", relatou o jornal, acrescentando que o humorista negou diagnóstico de Aids, doença que vitimou Lauro Corona no ano anterior à sua morte.
+ Renato Aragão assumiu distância da filha Juliana Aragão

Biógrafo dos "Trapalhões", Rafael Spaca, que em entrevista apontou traição de Renato Aragão à primeira mulher, disse que Zacarias foi namorado de um humorista do programa "A Praça é Nossa", Carlos Leite, que morreria em 3 março de 1991 em em São Paulo. A morte de Leite, intérprete do Metaleiro e do Mauro Maurício no SBT, foi atribuída à Aids pela imprensa da época - em 1993, outro ator também morreria após diagnóstico da mesma doença.
"Nesse período em que o Zacarias estava doente e se isolou, ele vivia com o Carlos Leite, que era namorado dele", afirmou. "Ele (Carlos Leite) viveu com o Zacarias, que não recebia os outros três (Didi, Dedé e Mussum), vivia com ele, estava recluso. A Globo quis pagar um tratamento para o Zacarias nos EUA, que naquela época tinha de mais avançado no tratamento contra a Aids", relatou, negando que Zacarias tenha aceito a proposta da emissora.
"Era o Carlos Leite quem tratava do Zacarias", prosseguiu Rafael no "Elementar Show". Antes de trabalhar no SBT, Carlos passou pela Globo e pela Band, atuando em programas como "Chico City" e "Praça Brasil" e dando vida a personagens como Beleza.