Mais de três décadas depois da icônica pergunta que parou o Brasil, o público volta a se perguntar: quem matou Odete Roitman? A trama atemporal de 'Vale Tudo', que marcou uma geração e redefiniu o padrão das novelas brasileiras, está dando o que falar com o remake da TV Globo e, mais uma vez, só se fala do mistério que permeia essa história.
O que poucos sabem é que essa não é a primeira vez que o clássico de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères ganha uma segunda vida. Em 2002, a Telemundo, emissora americana voltada ao público latino e berço de novelas icônicas, produziu em parceria com a Globo uma versão hispânica da novela, intitulada 'Vale Todo'.
A adaptação reuniu um elenco diverso com atores de diferentes nacionalidades, e manteve a essência da novela original, exibida pela Globo em 1988. 'Vale Todo' recontou a trajetória de Raquel Acioli e sua ambiciosa filha, Maria de Fátima, que no remake da Globo é um verdadeiro ícone para o público.
Exibida de junho a novembro daquele ano, a trama manteve o momento mais aguardado de todos: o assassinato de Odete Roitman, que na versão latina recebeu o nome de Lucrécia Roitman. Mas, diferente da edição original, esta também inovou ao colocar um personagem inesperado para ser o assassino da vilã.
Na versão latina de 'Vale Tudo', escrita por Yves Dumont, o mistério da morte de Odete Roitman - ou melhor, Lucrécia Roitman, ganhou um novo culpado: o mordomo Eugênio. Movido pela raiva e pelas humilhações sofridas na mansão dos Roitman, ele se tornou o assassino da megera, contrariando a versão original da Globo em que Leila (Cássia Kis) foi a responsável pelo crime que chocou o país em 1988.
A cena da confissão de Eugênio foi uma verdadeira reviravolta para a novela latina, já que na época o público imaginou que a assassina se manteria. No momento do assassinato, revelado já nos instantes finais de 'Vale Todo' com um flashback, o funcionário espera todos da mansão Roitman irem dormir e surpreende Lucrécia, saindo de trás das cortinas e cometendo o crime.
"Eu tinha uma arma há muito tempo, nunca pensei em utilizá-la. (…) Estava nervoso e ao mesmo tempo decidido. Preparei a arma e esperei que vocês fossem aos seus quartos", disse o mordomo durante a confissão. Será que ele pode ser o algoz no remake de 'Vale Tudo', atualmente exibido pela Globo? Embora não esteja na lista de principais suspeitos, a autora Manuela Dias pode surpreender.