





Homenageado no "Fantástico" deste domingo (22), Raul Seixas faria 80 anos no próximo dia 28. Baiano de Salvador, o "Maluco Beleza" da MPB, parceiro artístico de Paulo Coelho, e intérprete de músicas como "Metamorfose Ambulante" morreu vítima de um infarto fulminante em 21 de agosto de 1989, dois dias após lançar o último disco aos 44 anos.
O que poucos sabem é que Raul e um querido e saudoso humorista de "A Praça é Nossa" tiveram uma ligação inesperada. Assim como o músico, o comediante criador de tipos inesquecíveis também nasceu na capital da Bahia, mas em 17 de abril de 1940. Infelizmente, em 25 de julho de 1999 e após três semanas de internação o humorista morreu aos 59 anos após falência múltipla dos órgãos, mesma causa da morte de Francisco Cuoco na semana passada.
Ele havia sido internado após passar mal durante as gravações de um programa de TV. Quer saber quem foi e qual ligação foi essa? O Purepeople te conta!
Nos estamos falando de Rony Cócegas, que na TV interpretou tipos memoráveis como o Kuki (no programa do "Bozo"), o Galeão Cumbica (na"Escolinha do Professor Raimundo") e o Lindeza (em "A Praça é Nossa"). Na atração do SBT, que reunia ainda nomes como Carlos Leite, apontado como namorado de Zacarias, o personagem era dono da gravata que subia ao ver mulheres bonitas em uma conotação sexual.
Cabia a Rony soltar o refrão: 'Calma, cocada". Ronilson Nogueira Moreira começou sua carreira como baterista na noite baiana e ali ganhou o apelido que seria seu sobrenome artístico. Aluno da Universidade da Bahia ao lado de outros famosos como Gal Costa, Rony seria descoberto por Raul Gil na segunda metade dos anos 1960. Mas antes, foi parceiro de palcos de Jair Rodrigues e Raul Seixas.
Com o "Maluco Beleza", o humorista, que tocava ainda bongô, trabalhou no grupo Raulzito e seus Panteras. O último trabalho na TV foi na "Escolinha do Barulho", onde reviveu o Galeão Cumbica. Pai de quatro filhos, Rony enfrentava na época da última internação um quadro de hemorragia digestiva e cirrose.


