A morte de Francisco Cuoco - que admitiu mágoa envolvendo atriz da Globo - , aos 91 anos, nesta quinta-feira (19), comoveu o meio artístico e mobilizou uma série de homenagens emocionadas de colegas, amigos e admiradores do ator nas redes sociais.
Considerado um dos maiores nomes da história da teledramaturgia brasileira, Cuoco estava internado havia semanas no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e enfrentava complicações de saúde associadas à idade, além de um quadro infeccioso nos rins.
Com mais de seis décadas de carreira e dezenas de personagens marcantes no currículo, o ator recebeu tributos públicos que ressaltaram sua generosidade, sensibilidade e importância para a TV brasileira. A seguir, veja o que disseram artistas e personalidades que conviveram com Cuoco ao longo dos anos:
O ator e autor Miguel Falabella compartilhou um longo texto de despedida para o amigo. “Foi-se Francisco Cuoco, cai o pano para este ator que habitou o imaginário de todos nós por tantos anos. Por trás da lendária figura do eterno galã, havia um homem sensível, um colega engraçado e espirituoso e um profissional de primeira. Demos muitas gargalhadas juntos. Vai deixar saudade. Um beijo, querido. Siga na direção da luz!”, escreveu.
A atriz Carolina Dieckmann, que contracenou com ele em algumas obras como "Cobras e Lagartos", destacou a personalidade cativante do veterano. “Cuoco... um grande cara; carisma, talento, beleza, generosidade e gentileza. RIP”, escreveu ela nos Stories, acompanhando a mensagem com uma foto antiga do ator em cena.
O apresentador Serginho Groisman, que já havia recebido Cuoco no palco do “Altas Horas” algumas vezes, relembrou os principais papéis do ator. “Selva de Pedra, Pecado Capital, O Astro. Alguns trabalhos do incrível Francisco Cuoco que hoje infelizmente faleceu. Fique em paz”, lamentou.
Marcelo Serrado também expressou sua admiração por Cuoco, relembrando os tempos em que contracenaram juntos: “Quando comecei na TV, eu era muito fã do Cuoco e depois fizemos juntos algumas coisas na televisão. Sempre gentil e querido comigo e com todos! Se foi um dos grandes! Obrigado por tudo, pelo seu talento”.
O ator Tuca Andrada foi direto: “Francisco Cuoco nos deixou hoje. RIP grande galã”.
Já a apresentadora Sônia Abrão prestou sua solidariedade à família em um post breve, porém respeitoso. "Foi um dos maiores nomes da TV brasileira, estrelando novelas icônicas como Redenção, Pecado Capital e o Astro. Nossa solidariedade à família!”.
O autor veterano das novelas usou o X, antigo Twitter, para prestar sua homenagem. "Francisco Cuoco foi um mestre em cena, um ator que marcou gerações. Sua arte ficará para sempre em nossos corações. Meus sentimentos à família e aos fãs", disse.
A jornalista publicou uma imagem ao lado do ator no Instagram. "Acabei de saber da morte do querido Francisco Cuoco - um dos maiores galãs da nossa TV. Quem viu, não esquece: Selva de Pedra, o Astro, Pecado Capital, o Semideus. Ele tinha 91 anos e estava internado em São Paulo. Cuoco deixou dois filhos e uma filha, além de uma multidão de fãs que hoje já se lembram dele com saudade. Meu carinho pra família e amigos", escreveu.