Há quase 41 anos, o SBT exibe (e reprisa de forma exaustiva) o seriado mexicano "Chaves", produzido entre as décadas de 1970 e 1994. Fora das câmeras, Rubén Aguirre, o professor Girafales, morreu em junho de 2016 aos 82 anos após ser vítima de um acidente e enfrentar problemas de saúde.
E essa não foi a única tragédia pela qual passou um dos artistas do elenco. Visto também em "Chapolin" e em outras produções criadas por Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), Raul "Chato" Padilla (1918-1994), o intérprete do carteiro Jaiminho foi uma das vítimas do maior terremoto que atingiu o México, em 19 de setembro de 1985, com magnitude 8.1.
+ 'Chaves' desbancou Ana Maria Braga no começo de fase na Globo
Foram "só" dois minutos de tremores de terra, que derrubaram cerca de 300 edifícios - inclusive hospitais e uma sede da Televisa - e deixando 3 mil mortos. Outros levantamentos apontam para um número quase sete vezes maior: 20 mil óbitos.
Segundo canal de Youtube "Vila do Chaves", Raul e Rubén voltavam em um ônibus de turnê em San Luís Potosi rumo à capital mexicana, Cidade do México, quando aconteceu o terremoto. O tremor de terra derrubou o prédio onde moravam o intérprete do preguiçoso carteiro com sua família (mulher e três filhos).
Os familiares de Raul conseguiram escapar com a ajuda de socorristas, mas houve perda total dos bens materiais. O restante do elenco de "Chaves" se reuniu e transferiu para o humorista a renda obtida com a bilheteria dos shows realizados no exterior.
Dessa forma, Jaiminho conseguiu comprar um apartamento próximo ao prédio onde morava e em um bairro considerado bem melhor que o anterior.