O SBT lançou oficialmente, nesta sexta-feira (12), o novo canal de notícias do Grupo Silvio Santos, o SBT News. A data não foi escolhida por acaso: Silvio Santos completaria 95 anos. O comunicador, que faleceu em agosto de 2024 por broncopneumonia, foi representado com uma aparição em inteligência artificial.
A tecnologia criou um discurso de Silvio para o lançamento da empreitada. “Hoje, é um dia muito especial. Fico feliz de ver tanta gente importante reunida aqui. Eu quero agradecer a presença das autoridades, dos empresários, dos convidados, dos meus colegas de trabalho e, claro, da minha família, que sempre me apoiou em tudo que eu inventava”, disse a voz do comunicador recriada pela IA, com direito à risada.
A ideia, no entanto, dividiu opiniões, como mostram comentários da página Virei Jornalista, no Instagram. Enquanto muitos se emocionaram com a iniciativa, outros destacaram que Silvio sequer apoiaria um canal 100% voltado ao jornalismo.
“Bizarro”, criticou um internauta. “Achei esquisito, ele jamais faria um discurso desse”, pontuou uma seguidora. “Desrespeito com a alma da pessoa”, detonou um espectador. “Chega a ser irônico, pois esse canal só existe por Silvio não estar mas vivo”, lembrou uma pessoa. “Emocionante”, destacou um usuário. “Pra sempre vivo em nossos corações”, enalteceu uma fã.
O lançamento do SBT News contou com a presença de diversas figuras políticas, entre elas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em seu discurso, a autoridade máxima do Poder Executivo reforçou o papel do jornalismo na construção de uma sociedade democrática.
“Um jornalista existe para informar e informar com base na verdade, doa a quem doer. A imprensa só é útil se ela for livre. Se ela for partidária, ideologizada, ela não cumpre com o papel de bem informar a sociedade", declarou o presidente.
Lula também destacou a relação de admiração por Silvio. “Eu acompanhei o Silvio Santos durante boa parte da minha vida, porque não havia brasileiro que não passasse o domingo assistindo aos programas do Silvio Santos”, comentou.
Além do presidente, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, prestigiaram o lançamento.