Vitiligo: dermatologista tira dúvidas sobre a doença de pele que virou assunto por conta do 'BBB 22'
Publicado em 18 de janeiro de 2022 17:55
Por Marilise Gomes | Beleza & Estilo
Ama escrever sobre beleza, estilo, TV e astrologia. Curiosa, sabe que a autenticidade é segredo para o melhor look do dia.
O vitiligo afeta 1% a 2% da população mundial e 0.5% dos brasileiros – segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Especialistas da SBD respondem principais perguntas sobre a doença de pele.
Vitiligo: dermatologista tira dúvidas sobre a doença de pele que virou assunto por conta do 'BBB 22'
Vitiligo: dermatologista tira dúvidas sobre a doença de pele que virou assunto por conta do 'BBB 22'
Vitiligo pode afetar pessoas de diferentes etnias e idades: a doença de pele não é contagiosa
O vitiligo é caracterizado pela despigmentação da pele por razões genéticas: a doença de pele é autoimune
O vitiligo não deve ser considerado um tabu, orienta dermatologista: o preconceito causa danos à saúde mental do paciente
Vitiligo pode se manifestar de seis formas diferentes na pele: focal, mucosal, segmentar, acrofacial, comum e universal. Saiba detalhes na matéria abaixo!
Vitiligo não é contagioso: o estigma sobre a doença pode causar danos aos pacientes
Quem tem vitiligo pode levar uma vida comum no convívio social
O vitiligo é uma doença autoimune e pode ter razão hereditária
Vitiligo não tem cura, mas tem controle: procure um médico de sua confiança caso perceba a aparição de manchas.
Vitiligo: dermatologista indica que, normalmente, as primeiras manchas aparecem no rosto, mãos e região genital.
Veja + após o anúncio

O vitiligo entrou para os assuntos mais comentados do país por conta da participação da modelo Natália Deodato no "BBB 22": a participante do grupo "Pipoca" tem a doença de pele e ressignificou o preconceito que já sofreu e dá aula de empoderamento.

"A forma como a candidata Natália Deodato se relaciona com o vitiligo é um exemplo de como pessoas com esta condição devem preservar sua autoestima em alta e buscarem ocupar espaços no convívio social. Um portador de vitiligo não deve ser excluído ou alvo de estigmas.", ressalta o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Mauro Enokihara.

O que caracteriza o vitiligo?

O vitiligo tem como principal característica manchas que se espalham pela pele em decorrência de despigmentação provocada pela falta ou diminuição da melanina.

O estigma e o preconceito têm feito com que pessoas nessa condição fiquem vulneráveis ao desenvolvimento de transtornos psicológicos e busquem o isolamento.

"Estamos diante de uma oportunidade. Nos últimos dias, a busca pelo termo 'vitiligo' na internet foi impulsionada em decorrência da confirmação de uma das candidatas ao prêmio do BBB com essa característica. É um espaço privilegiado para reforçar a luta em defesa de pessoas que, como ela, devem ser respeitadas em sua diversidade", afirma Beni Grinblat, 2º secretário da SBD.

Quais são os tipos mais comuns de vitiligo?

Existem cinco formas de manifestação do vitiligo: focal (manchas pequenas em uma área específica do corpo); mucosal (manchas somente nas mucosas, como lábios e região genital); segmentar (manchas distribuídas unilateralmente, apenas em uma parte do corpo); acrofacial (manchas nos dedos e em volta da boca, dos olhos, do ânus e genitais); comum (manchas no tórax, abdome, pernas, nádegas, braços, pescoço, axilas e demais áreas acrofaciais); e universal (manchas espalhadas por quase todas as regiões do corpo).

Vitiligo: a doença de pele é tratada de modo empoderado por Natália, do 'BBB 22' © Reprodução, Instagram @deodatonaty_

Dermatologista especializado da SBD, o médico Caio Castro tira, a seguir, as principais dúvidas sobre o tema:

O que causa o vitiligo?

"Vitiligo é uma doença autoimune de origem genética em que os melanócitos são alvos dos linfócitos T que estão em situação desregulada. Eles acham que os melanócitos são substâncias estranhas e os atacam. Provavelmente, esses melanócitos apresentam alguma substância que o linfócito T reconhece como corpo estranho, destruindo a fonte de produção da melanina, que é o que dá cor à pele."

Quais as limitações de alguém que vive nessa condição?

"Não limitações que os impeçam de trabalhar, casar, ter amigos e conviver em grupos sociais. No entanto, alguns cuidados físicos devem ser tomados, sobretudo com a exposição solar."

É um problema contagioso?

"Por ser autoimune, não há nenhum risco de transmissão ou contágio por vitiligo. Contudo, o principal problema para as pessoas que vivem com vitiligo é o impacto causado na aparência, que por fugir aos padrões pré-estabelecidos, leva à baixa na autoestima. Isso resulta em isolamento e traumas emocionais."

O vitiligo pode acometer outros órgãos do corpo?

"Aproximadamente 15% dos pacientes com vitiligo têm alguma doença relacionada à tireoide. Porém, esses problemas são causados pelos mesmos fatores que provocaram o vitiligo. Não há uma relação de dependência entre as duas condições autoimunes. Por ser uma doença sistêmica, os pacientes com vitiligo podem desenvolver uveíte (inflamação nos olhos) e aproximadamente 10% dos afetados desenvolvem déficit auditivo."

Existe algum grupo (raça, sexo, idade) mais propenso ao desenvolvimento do vitiligo?

"O vitiligo afeta ambos os sexos e pessoas de qualquer etnia. Os sinais costumam aparecer, em média, aos 24 anos. Contudo, existem alguns dados de prevalência diferentes. Por exemplo, nos países anglo-saxões, em média, 1% desenvolve a doença; no Brasil, 0,5% da população manifesta essa condição; na China esse percentual chega a 0,1% e na Índia a 5%."

O vitiligo é hereditário?

"Como se trata de uma condição com origem genética, as chances de aparecer em pessoas da mesma família são muito grandes, sobretudo quando se tem mãe ou irmãos com essa condição."

Como é feito o diagnóstico?

"O diagnóstico clínico é feito, a princípio, a olho nu, apenas com o auxílio de uma lâmpada especial. Quando há dúvidas é realizada biópsia das lesões, já que as manchas do vitiligo podem se confundir com as de outras doenças de pele, como a micose fungoide hipocromiante ou lúpus discoide."

O vitiligo tem cura?

"O vitiligo ainda não tem cura, mas tem controle. Com a ajuda médica, fazendo uso de medicamento e terapias reconhecidos cientificamente, alguns pacientes podem repigmentar a áreas afetadas ou mesmo despigmentar o corpo por inteiro."

As primeiras manchas surgem em alguma área específica do corpo?

"Cada indivíduo pode apresentar os sinais do vitiligo de forma diferente. Porém, geralmente, as primeiras manchas aparecem no rosto, mãos e região genital."

As pessoas com vitiligo estão vulneráveis ao desenvolvimento de outros problemas na pele?

"Os pacientes dessa condição têm uma maior tendência de envelhecimento na pele, em especial nas áreas despigmentadas; além de maior propensão a sentir os efeitos de "queimaduras" no local por conta de exposição excessiva ao sol."

Palavras-chave
Pele Beleza & Estilo Principais notícias Bem-estar
Sobre o mesmo tema
Vegano pode fumar? Dado Dolabella responde polêmica sobre Wanessa Camargo no 'BBB 24'. 'Veganismo não é sobre ter saúde'
Vegano pode fumar? Dado Dolabella responde polêmica sobre Wanessa Camargo no 'BBB 24'. 'Veganismo não é sobre ter saúde'
24 de janeiro de 2024
BBB 24: Como ter a 'pele de boneca' de Raquele, assunto na casa e nas redes sociais!
BBB 24: Como ter a 'pele de boneca' de Raquele, assunto na casa e nas redes sociais!
29 de fevereiro de 2024
Notícias similares
Perfumes que são a cara do outono! 3 dicas de perfumes femininos para aproveitar a estação
Perfumes que são a cara do outono! 3 dicas de perfumes femininos para aproveitar a estação
6 de abril de 2024
Yasmin Brunet no 'BBB 24': modelo tem 3 truques de beleza que você não imagina para cuidar do 'cabelo de sereia'
Yasmin Brunet no 'BBB 24': modelo tem 3 truques de beleza que você não imagina para cuidar do 'cabelo de sereia'
5 de janeiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias