Em que ano passou 'Rainha da Sucata'? 19 programas da Globo que estão no ar hoje integravam a grade à época
Publicado em 6 de novembro de 2025 às 15:22
Por Guilherme Guidorizzi | Notícias da TV, novelas e famosos
Escreve sobre novelas e entrevista o elenco para trazer as novidades dos próximos capítulos. Produz conteúdos sobre famosos e TV.
Tão curioso quanto saber que ano passou a novela 'Rainha da Sucata' é saber que apenas 19 programas que a Globo exibiu em sua programação na semana de estreia seguem no ar até hoje
Veja + após o anúncio

A novela "Rainha da Sucata" voltou à programação da Globo para uma segunda exibição no "Vale a Pena Ver de Novo" deixando no ar a pergunta: "em que ano passou a novela 'Rainha da Sucata' pela primeira vez? A história de Silvio de Abreu foi a primeira do autor na faixa das oito/nove, contou com Antonio Fagundes vivendo o divertido professor gago Caio, e teve Daniel Filho como o principal vilão, Renato Maia.

Primeira novela daquela faixa ambientada em São Paulo, "Rainha da Sucata" foi exibida quando? O primeiro capítulo foi ao ar em 2 de abril de 1990 e o último, em 26 de outubro de 1990. Tão curiosas quanto à dieta que Claudia Raia fez às pressas para emagrecer após ter ganho peso para viver a bailarina "das coxas grossas" Adriana, é saber que 19 programas que a Globo exibia na semana de estreia de "Rainha da Sucata" ainda estão no ar mais de 35 depois.

Quer saber quais? O Purepeople te conta em mais uma viagem pela história da TV.

Veja + após o anúncio
Veja também
E se Regina Duarte fosse Diná de 'A Viagem'? Atriz de 'Rainha da Sucata' recusou convite da Globo para novela espírita por motivo surpreendente
Como era a grade da Globo no domingo, véspera da estreia de 'Rainha da Sucata'?

Vamos começar por parte no domingo dia 1º de abril, véspera da estreia de "Rainha da Sucata". Naquele dia, a Globo transmitiu 16 programas, desses somente seis estão no ar até hoje: "Santa Missa", "Globo Rural", "Temperatura Máxima", "Fantástico", "Esporte Espetacular" (então na faixa noturna) e "Domingo Maior". Entre o meio da manhã e o começo da tarde, a grade era tomada de seriados e desenhos como "Alf" e "Disneylândia".

Já o primeiro capítulo de "Rainha..." entrou no ar às 21h05 após o "Momento da Copa (do Mundo)". Naquela época, o jornalismo matinal ocupava apenas 1h, das 7h às 8h, contra as 5h30 dos dias de hoje; o "Jornal Hoje" não tinha nem 30 minutos; sequer havia o "RJ1" e seus similares na hora do almoço; e o "Globo Esporte" somava só 5 minutos.

Como era a programação da linha de shows da Globo?

A "Sessão da Tarde" já dava as caras na programação vespertina, onde "A Volta do Rin Tin Tin" era atração na "Sessão Aventura", enquanto Xuxa liderava o seu "Xou" por 5h de segunda a sábado. A novela das seis era "Gente Fina" e a das sete, "Top Model". Considerando os programas fixos diários, nove seguem na grade 35 anos depois:

Veja + após o anúncio

"Bom Dia Rio", "Bom Dia Brasil", "Globo Esporte", "Jornal Hoje", "Vale a Pena Ver de Novo", "Sessão da Tarde", "RJTV", "Jornal Nacional" e "Jornal da Globo". Em relação à linha de shows, "Tela Quente" era a atração de segunda-feira; na terça, a série "Delegacia de Mulheres" e o "Globo Repórter" (sim, não era na sexta).

A quarta abrigava o "Cinema Especial", a quinta-feira, a "TV Pirata" e a primeira versão do "Linha Direta", e a sexta-feira, o "Chico Anysio Show". No sábado, a faixa da tarde tinha desde o pouco lembrado "Esporte 90" a séries, passando pelo "Vídeo Show". Após a novela das oito/nove, a atração era o "Supercine", único sobrevivente junto do "Corujão". Lembrando que esse levantamento só inclui os atuais programas fixos.

Últimas Notícias
Últimas Notícias
Tendências
Todos os famosos
Top notícias da semana