Essa estratégia simples da dieta de Virgínia com alimento baratinho e popular é o segredo para não ficar com fome na ceia de Natal, garante nutricionista
Publicado em 16 de dezembro de 2025 às 06:05
Por Hernane Freitas | Colaborador TV e celebs
Amante do universo pop e das celebridades em geral. Não vivo sem música, uma boa xícara de chá verde e te dou as melhores recomendações de doramas.
O consumo de ovos ajuda na saciedade e pode ser um importante aliado para a época de confraternizações, em especial a ceia de Natal
Veja + após o anúncio

O Natal está chegando e essa é uma época em que o exagero faz parte do dia a dia dos brasileiros. Do panetone até as ceias repletas de farofa, carnes fartas e aquela sobremesa que nunca falta, é comum que o nosso pensamento de 'comer só mais um pedacinho' nos leve a exagerar e até mesmo chegar famintos para aproveitar ainda mais a hora da confraternização.

Mas, para evitar que essa fome se transforme em comilança, existe uma estratégia simples e super eficaz, que costuma ser subestimada, que pode ajudar a reduzir os exageros e já chegar bem para a ceia. Ela, inclusive, é um dos pilares da dieta de Virgínia Fonseca: comer ovos no café da manhã.

Embora a influenciadora já tenha causado polêmica com suas dietas exageradas, com mais de 20 ovos no dia, o consumo regular e responsável deste alimento baratinho e proteico ajuda a controlar o apetite ao longo do dia, além de possuir nutrientes importantes para quem valoriza o bem-estar e saúde mesmo diante das comemorações que estão por vir.

Veja + após o anúncio
Veja também
Com leite de coco e chia, este pudim sem glúten conquistou Gisele Bündchen e vai fazer a alegria do Natal de quem está de dieta
A importância do ovo para a saciedade

O consumo de ovos pode ser um aliado importante para quem busca mais controle da fome ao longo do dia, especialmente em períodos marcados por confraternizações e refeições mais fartas. Segundo a nutricionista Lúcia Endriukaite, do Instituto Ovos Brasil, a qualidade da proteína do alimento faz toda a diferença nesse processo. 

"A proteína do ovo contém todos os aminoácidos essenciais e estimula a produção dos hormônios GLP-1 e GIP, que modulam a secreção de insulina e glucagon. Assim, promove esvaziamento gástrico mais lento e apresenta maior saciedade quando comparada aos carboidratos", afirma a especialista.

Esse efeito fisiológico pode ajudar a evitar exageros, principalmente no período da noite. No entanto, o desafio vai além da nutrição, já que ocasiões festivas costumam vir acompanhadas de justificativas como o clássico "só hoje" ou "é dia de festa". Uma alternativa simples para contornar esse impulso é incluir ovos antes do jantar, o que ajuda a manter a fome sob controle até a ceia.

Veja + após o anúncio

Para André Carvalho, Diretor de Marketing e Inovação da Mantiqueira Brasil, a escolha vai além da contagem de calorias: "O consumidor moderno está mais atento: quer prazer, mas também bem-estar. Os ovos ajudam a equilibrar esse caminho — são práticos, versáteis e facilitam escolhas mais controladas nas confraternizações", destaca.

Receitas práticas com ovos para comer

A proposta não é restringir sua alimentação, mas se preparar melhor. Apostar em um café da manhã com ovos, como faz Virgínia Fonseca em sua dieta, ou incluir o alimento no lanche da tarde pode fazer diferença na hora de chegar à ceia de Natal com mais equilíbrio, menos ansiedade e decisões mais conscientes na mesa.

Para facilitar esse consumo no dia a dia, a Mantiqueira Brasil nos deu quatro sugestões práticas de preparo:

  • Ovos mexidos cremosos: ficam prontos em cerca de três minutos e garantem saciedade.
  • Omelete prática: permite combinações simples com ingredientes disponíveis, como queijo, tomate ou ervas.
  • Ovo cozido: opção rápida, fácil de transportar e consumir.
  • Tapiovo: a união de tapioca com ovo para manter energia estável até a noite.
Sobre
Últimas Notícias
Últimas Notícias
Tendências
Todos os famosos
Top notícias da semana