Em 'Vale Tudo', Afonso (Humberto Carrão) enfrenta uma fase turbulenta após o fim do relacionamento com Maria de Fátima (Bella Campos).
Nos últimos dias, o triatleta tem apresentado sinais preocupantes, como sangramentos nasais, cansaço extremo e dores nos ossos. A virada acontece nos capítulos de 29 de agosto, quando ele recebe o devastador diagnóstico de leucemia.
A leucemia mieloide é um tipo de câncer no sangue que tem origem na medula óssea. Ela acontece quando os glóbulos brancos sofrem mutações no seu material genético e passam a ser produzidos em excesso na medula.
Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) mostra que, entre 2018 e 2022, foram notificados 10.190 casos de leucemia mieloide nas capitais brasileiras.
Existem dois tipos de leucemia mieloide: a Crônica (LMC) e a Aguda (LMA). O primeiro caso apresenta uma evolução ao entrar no crescimento das células doentes; já a Aguda se desenvolve de forma mais rápida e agressiva.
“Muitas vezes, a doença acontece por causas desconhecidas e de forma aleatória, mas alguns fatores aumentam o risco, como histórico de radioterapia ou quimioterapia, exposição à radiação ou substâncias químicas (como benzeno), síndromes genéticas, doenças hematológicas prévias e idade avançada”, diz a onco-hematologista do Hospital Sírio-Libanês, Sabrina Brant.
Na novela das nove, Afonso já apresentou alguns sintomas, mas quem enfrenta a leucemia também pode sofrer com febre, infecções frequentes e perda de peso.
O médico de Afonso vai lhe indicar a quimioterapia padrão como parte do tratamento da leucemia. Mas existem outros recursos como terapias-alvo para tipos específicos de mutações, transplante de medula óssea em alguns casos, e estudos preliminares com células CAR-T e CAR-NK.
“O prognóstico depende de fatores como idade, subtipo da LMA, mutações genéticas e condições clínicas do paciente. Em geral, pacientes jovens, sem comorbidades e com mutações menos complexas têm maiores chances de cura”, conclui a onco-hematologista.
Para viver essa nova fase na novela, Humberto Carrão gravou uma cena em que corta o cabelo, gesto simbólico diante dos efeitos da quimioterapia. Para a hematologista Dra. Marina Nascimento, o enredo do personagem tem a finalidade de despertar interesse nas pessoas.
“Além de quebrar alguns preconceitos, reduzir o medo do diagnóstico da doença e aumentar também a atenção para alguns sintomas de alerta, também pode incentivar as pessoas a buscarem mais informações de qualidade, levando a uma ajuda médica mais precoce”, comenta.