Zac Efron sempre foi sinônimo de sucesso desde que conquistou o público como Troy Bolton em "High School Musical". Mas a trajetória do ator também inclui episódios sombrios... e um deles marcou profundamente sua vida.
Em março de 2014, o então astro de 26 anos se envolveu em uma briga nas ruas de Los Angeles, em uma área conhecida por abrigar pessoas em situação de rua e o tráfico de drogas. O caso aconteceu poucos meses depois de ele ter saído da clínica de reabilitação, onde buscou tratamento contra o vício em álcool e cocaína. “Foi o momento mais assustador da minha vida”, confessou o ator, em entrevista à The Hollywood Reporter, semanas após o episódio.
De acordo com o site TMZ, que foi o primeiro a noticiar o caso, Zac e um segurança estavam em um carro que ficou sem gasolina próximo à Harbor Freeway, região central de Los Angeles, próxima a Skid Row.
Enquanto esperavam por ajuda, o ator e o segurança jogaram uma garrafa pela janela, que caiu próximo a um grupo de homens. Um deles acreditou que o objeto havia sido arremessado de forma proposital e iniciou uma confusão. Dois homens partiram para cima do segurança, e Zac saiu do carro para tentar defender o amigo, momento em que acabou levando um soco no rosto.
Fontes da polícia informaram ao TMZ que, apesar da confusão, ninguém foi preso. O caso foi classificado como um “combate mútuo”.
O veículo do ator estava estacionado em uma área conhecida por concentração de gangues e usuários de drogas, o que aumentou o risco da situação. Uma fonte anônima ainda alegou ao portal norte-americano que Efron parecia estar “visivelmente intoxicado” no momento da briga, informação nunca confirmada pelo ator.
Poucas semanas depois, Zac Efron decidiu falar abertamente sobre o incidente em entrevista exclusiva a Stephen Galloway, da The Hollywood Reporter. Sem citar nomes, ele descreveu a noite em detalhes e afirmou que o episódio foi um divisor de águas em sua vida.
“Um amigo foi me buscar tarde da noite. A gente só queria comer alguma coisa no centro da cidade e colocar o papo em dia. Mas vários lugares estavam fechados, e o carro ficou sem gasolina na beira da estrada. Ridículo. Tivemos que parar, e chamei um Uber”, contou o ator.
“Enquanto esperávamos, um homem em situação de rua se aproximou. Ele bateu na janela do motorista. De repente, meu amigo saiu do carro e os dois começaram a brigar. Vi que o homem estava com uma faca, ou algo parecido, e saí pra tentar desarmá-lo. Em algum momento, ele largou a arma, mas eu levei um soco forte no rosto - e logo a polícia chegou pra separar tudo. Foi o momento mais assustador da minha vida”, relatou.
Veja + após o anúncio
O ator preferiu não alimentar o sensacionalismo em torno do caso: “O que importa é que ninguém se feriu gravemente”.
O episódio aconteceu cerca de seis meses após Efron concluir o tratamento em uma clínica de reabilitação, onde ficou internado por problemas relacionados ao uso de cocaína e álcool. Segundo o próprio ator, aquele foi um período de recomeço, mas também de extrema vulnerabilidade. “Eu estava bebendo muito. Demais. E sim, também havia drogas. Quando você está nos seus 20 e poucos anos, é solteiro e vive em Hollywood, tudo está à sua disposição”, admitiu.
Em outra fala à The Hollywood Reporter, Efron reconheceu que a fama precoce o deixou despreparado para lidar com a pressão: “Quando você tem sucesso muito jovem e aceita as coisas boas, precisa aceitar tudo - inclusive a responsabilidade. Em algum nível, isso envolve ser um exemplo. Mas sou humano, e cometi muitos erros. Aprendi com cada um deles".