'Deixa Ela Trabalhar': jornalistas se unem em campanha contra assédio. Entenda!
Publicado em 26 de março de 2018 21:04
Por Marilise Gomes | Beleza & Estilo
Ama escrever sobre beleza, estilo, TV e astrologia. Curiosa, sabe que a autenticidade é segredo para o melhor look do dia.
Ao Purepeople, Bruna Dealtry, uma das organizadoras da campanha, fala sobre as motivações e planos do movimento
'Deixa Ela Falar': jornalistas se unem em campanha contra assédio nesta segunda-feira, dia 26 de março de 2018
Bruna Dealtry conversou com o Purepeople sobre o movimento 'Deixa Ela Trabalhar'
'Eu queria encorajar outras mulheres: primeiro, aqui na minha redação. Fizemos um grupo, depois foram entrando meninas de outras redações e, em uma semana, eram 50 jornalistas', conta Bruna Dealtry
Bruna Dealtry contou que cerca de 50 jornalistas estão envolvidas: 'Começamos a produzir texto, vídeo, virando a noite para editar... Estamos aprendendo muito também!'
Fernanda Gentil é uma das jornalistas que aparece no vídeo do movimento 'Deixa Ela Trabalhar'
Fernanda Gentil compartilhou o vídeo em suas redes sociais
Carol Barcellos também se juntos às jornalistas na campanha contra o assédio
A apresentadora Cris Dias também fez coro ao movimento de jornalistas contra o assédio
Veja + após o anúncio

A luta pela igualdade de gênero e a denúncia de assédios têm ganhado cada vez mais força no cenário nacional e internacional: no Oscar, por exemplo, atrizes se reuniram em um discurso de apoio ao "Time's Up", campanha que motivou protestos em diversas premiações. No Brasil, o movimento "Deixa Ela Trabalhar" ganhou as redes sociais nesta segunda-feira (26), trazendo para discussão os episódios de assédio vividos por mulheres no jornalismo esportivo. A ideia surgiu com Bruna Dealtry, do "Esporte Interativo", após ela ter sido beijada à força por um torcedor durante uma transmissão ao vivo, e ganhou representantes como Fernanda Gentil, Cris Dias e Carol Barcellos.

'Queria encorajar outras mulheres', afirma jornalista

Em entrevista ao Purepeople, Bruna conta como surgiu a ideia da ação. "Isso acontece todos os dias, mas a gente não fala por vergonha ou por medo da exposição. Eu queria encorajar outras mulheres: primeiro, aqui na minha redação. Fizemos um grupo, depois foram entrando meninas de outras redações e, em uma semana, eram 50 jornalistas, aproximadamente. E começamos a produzir texto, vídeo, virando a noite para editar... Estamos aprendendo muito também!", destaca a jornalista.

#DeixaElaTrabalhar

Uma publicao compartilhada por Fernanda Gentil - Oficial (@gentilfernanda) em

Machismo acontece de diversas formas, diz Bruna: 'Resistência'

Bruna explica que, desde que começou a falar com colegas de profissão, foi ficando ciente de novos episódios em que o machismo, preconceito do qual a atriz Sophia Abrahão também já se viu alvo, era evidente. "Acontece de vários tipos: na redação, em colega de trabalho. Todas nós já sofremos nas redes sociais, porque as pessoas ficam mais corajosas para falar. Ao invés de falar da matéria, falam da nossa aparência... Tem assédio e machismo de diferentes formas. Sem falar na resistência que a gente encontra para entrar nesse meio. Os homens, assessores, jogadores, colegas de trabalho, tem muito mais dificuldade em confiar no nosso trabalho do que se fosse outro homem", pondera.

'Debate saudável', caracteriza repórter

A visibilidade do caso foi tamanha que ganhou repercussão internacional, a exemplo do episódio de assédio envolvendo o ator veterano José Mayer, em abril do ano passado. "Foi muito maior do que eu imaginava, rodou em todas as emissoras, acabei de dar entrevista para o 'The Guardian'. Acho que estamos conseguindo levantar um debate saudável, educado, sobre um assunto para a gente aprender mais", afirma Bruna, listando novas ações para o projeto: "Lançamos o primeiro vídeo, mas queremos fazer mais, talvez depoimentos, vídeos...". Com palavras como sororidade e empoderamento ganhando cada vez mais força, ela vê o panorama atual como ideal para uma discussão mais abrangente: "As pessoas estão muito mais abertas para receber a informação que eu passei. Acho que estão muito mais conscientes e o momento é perfeito para a gente debater esse tema".

(Por Marilise Gomes)

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Famosos brasileiros Principais notícias Redes sociais Mulher
Sobre o mesmo tema
'Terra e Paixão': Caio topa vingança contra próprio pai, Antônio, após tiro deixar irmão paraplégico Jonatas
'Terra e Paixão': Caio topa vingança contra próprio pai, Antônio, após tiro deixar irmão paraplégico Jonatas
25 de outubro de 2023
Campeã do 'BBB', Maria Melilo está com medida protetiva contra ex Luiz França após acusá-lo de agressão. Entenda o caso!
Campeã do 'BBB', Maria Melilo está com medida protetiva contra ex Luiz França após acusá-lo de agressão. Entenda o caso!
19 de janeiro de 2024
Notícias similares
Marido de Ana Hickmann volta atrás em pedido de desculpa após agressão e toma atitude suspeita nas redes sociais
Marido de Ana Hickmann volta atrás em pedido de desculpa após agressão e toma atitude suspeita nas redes sociais
18 de novembro de 2023
Após Giovanna vencer Prova do Líder, Boninho e marca patrocinadora viram alvo de fãs do Davi: 'Revisa, não foi justo'
Após Giovanna vencer Prova do Líder, Boninho e marca patrocinadora viram alvo de fãs do Davi: 'Revisa, não foi justo'
15 de março de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias