Alex Atala, um dos chefs mais renomados do Brasil e jurado do "Chef de Alto Nível", nova aposta culinária da TV Globo, passou por uma experiência bastante inusitada quando visitou o Japão, anos atrás. Em entrevista ao "Roda Viva", no início deste ano, o empresário relembrou um dos momentos mais marcantes e diferentes que já viveu na gastronomia: uma refeição envolvendo sangue de cervo! Pois é, minha gente... Pode parecer bizarro, mas é uma questão cultural!
Durante o bate-papo de quase 2 horas, Atala falou sobre o desejo de conquistar a terceira estrela Michelin com o icônico D.O.M. (primeiro restaurante brasileiro a alcançar essa honraria, em 2015 - hoje ele tem duas), fez questão de valorizar os ingredientes brasileiros e a cultura nacional, mas também foi questionado sobre a experiência "mais bizarra" que já teve no ramo. Vivian Mesquita, jornalista do Estadão, quis saber: "Qual foi a coisa mais bizarra e diferente que você já experimentou?".
Então ele contou: "Há mais ou menos 15 anos, eu estava no Japão e fui convidado a comer em uma montanha. Eles iam servir iguarias da montanha, coisas que não se vê em restaurantes. Para explicar, quero dizer o seguinte: existe uma tradição no Japão de comer tartaruga. Os quelônios não têm ferro no sangue, então você mata a tartaruga na hora, ou a pessoa mata, coloca um pouco daquele sangue em um saquê e te serve em um drinque. E eu me surpreendi com o sabor. Achei bom".
Ele seguiu: "Conto isso para chegar à experiência na montanha. Eles iam servir um cervo para a gente. Um jantar todo feito em etapas, muito detalhado, muito bem pensado. Estávamos ansiosos pela experiência, nos deliciando, até que chega o momento em que servem um nabo ralado com um pouco de sangue e um pedaço do coração do cervo, cru".
Meu Deus! Na sequência, ele descontraiu: "Foi meu momento vampiro. Não foi fácil. Acho que essa foi uma das experiências mais extremas que já vivi com comida". E aí, teriam coragem?
"Chef de Alto Nível" é o novo reality gastronômico da Globo, com formato inédito na TV brasileira. A competição reúne 24 cozinheiros enfrentando desafios em três cozinhas com diferentes níveis de dificuldade. Ligadas por uma plataforma de alimentos, do nível mais alto ao mais baixo, elas testam a agilidade e a capacidade de reinvenção dos competidores.
A apresentação é de Ana Maria Braga, e o programa conta com os chefs Alex Atala, Renata Vanzetto e Jefferson Rueda na missão de orientar e avaliar os participantes. Com estreia marcada para o dia 15 de julho, o reality vai ao ar na TV Globo às terças e quintas, logo após "Vale Tudo". A produção é do Studio Ramsay Global, LLC, com direção geral de Carlo Milani, direção de gênero de Rodrigo Dourado e produção de Rodrigo Tapias e Taluana Grieco.
O programa também será exibido no GNT às quartas e sextas, às 21h15. E, a partir de 18 de julho, o canal exibe ainda às sextas, às 22h30, o spin-off "Cozinha de Alto Nível", com o trio de mentores.
player2