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Nutri indica alimentos que fazem bem ao corpo e ao coração. Veja!

O primeiro passo para cuidar do corpo é investir em uma alimentação mais saudável. Frutas, legumes e verduras não podem faltar no cardápio, pois, além dos inúmeros nutrientes, essa opções também protegem o coração, evitando doenças. A nutricionista Monique Ferraz listou os alimentos mais indicados. Confira!

Um corpo bonito precisa estar, antes de tudo, saudável. Por isso, é importante escolher bons alimentos que ajudam no bom funcionamento do organismo, além de prevenir doenças mais graves.

A nutricionista Monique Ferraz explicou a importância dos nutrientes para a saúde do coração e listou as melhores opções para um cardápio equilibrado. Saiba mais!

Carboidratos refinados e ultraprocessados fazem mal ao coração.

Se você estava achando que o colesterol era o principal vilão da dieta e do coração, saiba que a farinha branca, açúcares e os alimentos ultraprocessados são os que provocam alterações no organismo.

"O carboidrato refinado causa hiperinsulinemia, alta produção da insulina, um hormônio anabólico, que desequilibra o processo inflamatório. Outro alimento extremamente prejudicial são os óleos vegetais, como o de girassol, soja e milho, pois passam por muitos processos químicos", afirma a profissional.

Priorize alimentos naturais e fontes de gordura boa

Por isso, a nutri reforça que é muito importante priorizar frutas, legumes, proteínas e vegetais no cardápio para se manter saudável e longe de riscos cardiovasculares.

"Para quem quer uma boa saúde cardiovascular, é preciso dar preferência aos alimentos fonte de gorduras boa, ricos em Ômega-3, e gordura saturada, o que auxilia na regulação dos níveis de colesterol, e alimentos que auxiliam no controle da inflamação".

Abacate, cacau e frutas ricas em vitamina C fortalecem o coração

Entre as opções que você já pode inserir na rotina, o abacate é uma boa fonte de gordura e ajuda a regular os níveis de colesterol. "O cacau é rico em polifenóis que auxiliam na redução da inflamação. Consumir com moderação chocolate com teor igual ou maior que 70% de cacau", orienta Monique.

Além disso, frutas como acerola, caju e morango, ricas em vitamina C, ajudam na saúde das artérias e na produção de colágeno.

Sementes, oleaginosas e azeite: inclua no cardápio!

Ricos em ômega-3 e ácidos graxos, linhaça, nozes, chia e azeite melhoram a circulação, regulam o colesterol e ainda ajudam no processo anti-inflamatório do corpo. Inclua esses ingredientes no cardápio, seja no café da manhã ou para temperar saladas e legumes!

"Repolho roxo e uva possuem resveratrol, outro importante polifenol no combate da inflamação e ainda promove melhora no fluxo sanguíneo".

Ovos e peixes possuem nutrientes essenciais para a saúde

A expert também não deixou de fora o ovo da dieta. "É fonte de colesterol e muitas vitaminas e minerais como zinco, ácido fólico, cálcio, vitamina A e E importantes no nosso sistema imunológico e na inflamação". Uma dica é colocar um pouco de cúrcuma nos ovos, um ótimo anti-inflamatório natural. E não se esqueça dos peixes, como salmão e sardinha. Monique recomenda consumi-los pelo menos duas vezes por semana.

(Por Marina Couto)

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