Já estamos em ritmo de contagem regressiva para o “Big Brother Brasil 26” (graças a Deus!), mas enquanto a nova temporada não chega, vale relembrar momentos variados de outras edições, não é mesmo!? Desta vez, porém, nada de personalidades icônicas ou memes inesquecíveis: o passeio vai ser por um território bem mais… bizarro.
Começando por um momento leve, porém bastante inusitado. Na 11ª edição do programa, Adriana e Talula encararam um Castigo do Monstro vestidas com fantasias de mico.
Enquanto conversavam na área externa, a loira soltou uma pérola inacreditável. “Você acha que o homem veio do macaco?”, quis saber Talula. Adriana assentiu. “Mas não teriam macacos se transformando em humanos até hoje?”, insistiu a modelo. “Ainda existe macaco?”, rebateu a esposa de Rodrigão. Mais tarde, ela explicou que a dúvida vinha do fato de ter ido ao zoológico pela última vez quando ainda era muito pequena. É mole!?
No primeiro fim de semana do BBB 7, quando mal se conheciam, Alberto Cowboy, Daniel e Felipe Cobra decidiram fazer um pacto de sangue para se proteger até a final da temporada. Sim, você leu certo: um pacto de sangue.
O dedo de Alberto foi cortado e, em seguida, uma oração foi feita, na qual todos se declararam irmãos. O próprio Pedro Bial, então apresentador do reality, precisou repreender os participantes ao vivo, afirmando que aquilo era um péssimo exemplo para o público.
Anos depois, Cowboy usou as redes sociais para criticar a produção do programa, dizendo que tudo não passou de um arranhão em um momento de embriaguez e que a emissora quis “queimá-lo”. Vish!
Este é, sem dúvida, um dos episódios mais tristes da história do Big Brother Brasil. Na 5ª edição, que contou com Grazi Massafera e Jean Wyllys no elenco, a participante Marielza de Souza Santos, então com 46 anos, sofreu um AVC dentro do programa, após apenas 10 dias de confinamento.
Enquanto tomava banho na banheira de hidromassagem, Marielza passou mal e desmaiou. Dias depois, um boletim médico - segundo reportagem da UOL - confirmou que a dona de casa havia sofrido um Acidente Vascular Cerebral e precisou ficar internada no CTI de um hospital no Rio de Janeiro, sendo automaticamente eliminada do reality.
Vale lembrar que ela entrou no game por meio de um sorteio da promoção “Quero ser um Big Brother”.
No BBB 13, Dhomini retornou ao elenco e protagonizou uma das polêmicas mais bizarras da história do programa. Em conversa com Yuri, o brother afirmou ter arrancado os dentes de um cachorro com um machado, revoltando o público pela frieza da declaração.
“Ele me mordeu, eu pisei na corrente dele… Peguei um machado e os homens gritando: ‘não, não, não’. Extraí os dentes da boca dele. Aí ele ficou meu amigo, o banguelo. Ele ria para mim só com uns caquinhos de dente. Nunca mais mordeu ninguém. Não tinha dente”, contou, aos risos.
Na época, um inquérito chegou a ser aberto para investigar a possível prática de crime ambiental, mas concluiu-se que nada poderia ser provado. O delegado Luziano de Carvalho, da Delegacia Estadual de Meio Ambiente (Dema), explicou ao Jornal Extra que o relato era tecnicamente impossível.
“Fomos até a chácara citada por Dhomini e conversamos com diversas pessoas, incluindo o irmão dele. Ouvimos relatos de cachorros que avançaram nos dois, algo comum em ambiente rural. Fizemos uma espécie de reconstituição do crime, com acompanhamento de um veterinário, e chegamos à conclusão de que o machado é um instrumento impróprio para a extração de dentes de um cachorro”, afirmou.
“A mãe de Dhomini disse nunca ter ouvido essa história. Descartada a hipótese de maus-tratos, também foi afastada a possibilidade de acusá-lo por apologia ou incitação ao crime. Não ocorreu. Não compete à polícia analisar”, concluiu.
Tentando impressionar Cacau, com quem viveu um affair naquela temporada, Eliéser resolveu bancar o fortão na academia do BBB 10 e quase ficou preso ao tentar levantar peso demais no supino.
Quem salvou a situação foi Dicésar, em uma cena que virou viral e é lembrada até hoje pelos fãs do reality. Eliéser ainda tentou se justificar dizendo que estava “na última repetição”, mas o “mico” foi inevitável. É mole!?
Também no BBB 10, o futuro campeão Marcelo Dourado protagonizou um dos maiores desserviços da história do programa. Em conversa no Confessionário, ele disparou uma fala totalmente equivocada e preconceituosa sobre HIV: “Hétero não pega AIDS. Isso eu digo porque conversei com médicos e eles disseram isso. Um homem transmite para outro homem, mas uma mulher não passa para o homem".
A declaração gerou reação imediata fora da casa, especialmente de entidades ligadas à saúde pública e à comunidade LGBTQIA+. O Ministério Público Federal entrou com ação na Justiça Federal de São Paulo, alegando que a fala espalhava desinformação grave sobre um tema de saúde pública, com potencial de causar danos à população, dada a enorme audiência do programa.
A Justiça acatou o pedido e determinou que a emissora exibisse, ainda durante a edição, um quadro explicativo esclarecendo as formas corretas de transmissão do HIV, com base em informações do Ministério da Saúde. O entendimento foi de que não se tratava de censura, mas de garantir o direito de esclarecimento proporcional ao erro cometido.
À época, a TV Globo afirmou que as opiniões dos participantes não refletiam o posicionamento da emissora, mas foi obrigada a veicular o informe educativo.
Em 2009, o então Big Boss Boninho perdeu a paciência com Ana Carolina Madeira e Naná, que eram inseparáveis no confinamento. Ana estava fazendo as unhas de Naná, que era diabética, e, segundo Boninho, o alicate não estava esterilizado.
“Isso é um aviso para a senhora e para a dona Naná. […] Se essa m*rda inflamar, eu vou arrancar o seu braço”, gritou o diretor em um áudio vazado no pay-per-view. Eita!
Anos depois, Ana se manifestou nas redes sociais, criticando a postura do diretor. Segundo ela, o procedimento era feito por recomendação médica da própria equipe do programa, já que Naná tinha um fungo na unha.
“Ele não fornecia material esterilizado. Eu fazia a assepsia com o que tinha. E esse esporro do alicate não foi o único - recebi vários piores, mas só esse apareceu no PPV. Na hora, eu nem entendi, tamanha injustiça”, desabafou.
Em plena noite de eliminação, durante o anúncio de um Paredão tenso, uma mulher loira completamente nua invadiu o estúdio da Globo, assustando até Pedro Bial ao vivo.
Mais tarde, descobriu-se que se tratava de Maria Elaine e que a invasão foi um protesto contra a emissora, que, segundo ela, havia se recusado a divulgar sua banda de axé.