Benefícios do treino pela manhã: 9 motivos para montar uma rotina de exercício já!
Publicado em 1 de março de 2021 15:13
Por Purepeople
Descubra 9 motivos para iniciar uma rotina de exercícios pela manhã já! O Purepeople conversou com a personal Gabi Bahia para saber todos os detalhes
Confira os benefícios do exercícios pela manhã!
Veja quais são os benefícios de fazer exercícios pela manhã
Endorfina liberada logo pela manhã é benefício do treino matinal
Benefícios dos exercícios pela manhã: melhora sua autoeestima
Benefícios dos exercícios pela manhã: ajuda a espantar a preguiça
Benefícios dos exercícios pela manhã: ajuda na disposição
Benefício dos exercícios pela manhã: você se sente mais capaz para enfrentar
Benefícios dos exercícios pela manhã: melhora na noite de sono
Benefícios dos exercícios pela manhã: você fica mais disposta!
Benefícios dos exercícios pela manhã: saiba detalhes!
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Que tal começar a treinar de manhã? Iniciar o dia com uma maratona de exercícios resulta vários benefícios para a saúde. E não tem regra! Você pode fazer desde uma série leve com auxílio do elástico até funcionais intensos para perda de gordura, por exemplo. O Purepeople conversou com a personal trainer Gabriela Bahia sobre a importância de se exercitar pela manhã para te inspirar também. Confira!

1 - Endorfina

Durante o treino, é normal a liberação de hormônios. "O dia começa melhor por conta da endorfina liberada", destaca a personal. Este, especificamente, relaxa, dá prazer e desperta uma sensação de bem-estar na pessoa. Aliado a isso, melhora a qualidade de vida no geral, com foco na memória, no bom-humor e no fortalecimento do sistema imunológico.

2 - Disposição

A liberação de endorfina vem acompanhada do aumento da disposição. Sendo assim, este é outro aspecto muito importante que você conseguirá adquirir com os treinos pela manhã.

"Você fica mais disposta para enfrentar as atividades do dia. Além disso, ajuda a espantar a preguiça e a gente se sente mais capaz para lidar os problemas do dia a dia", avisa a dona de plataforma on-line de treinos, que já foi aderida por famosas como Isis Valverde e Aline Riscado.

3 - Concentração

Fazer exercícios potencializa a concentração em outros aspectos da vida e isso inclui a capacidade de concentração. "Ajuda na concentração e ânimo para resolver os compromissos do dia", pontua Gabriela Bahia.

4 - Melhora a autoestima

Junto com a melhora da concentração, os treinos matinais também contribuem para a melhora da autoestima. Afinal, a ideia é cuidar do corpo, tonificar músculos e ainda começar o dia com uma tarefa já concluída, né?

5 - Bom-humor

Aliado com a disposição, o bom-humor é outra sensação positiva dos treinos matinais. "Ajuda muito no humor já que nós liberamos serotonina", explica. Este último trata-se de um neurotransmissor que ajuda a regular o emocional, o ritmo cardíaco e as funções cognitivas.

6 - Sono

Apesar de não ter uma relação com o momento do dia, os exercícios ajudam a regular o sono. Por isso, uma pessoa que treina regularmente tende a dormir mais. "Melhora a noite de sono", detalha.

Veja benefícios de Gabi Bahia sobre os exercícios matinais! © Divulgação, Marcelle Rosenthal

7 - Alivia o estresse

O alívio do estresse está diretamente ligado ao bom-humor, o sono regulado e a disposição, né? Começar o dia fazendo exercícios ajuda a liberar o estresse logo pela manhã para um dia mais tranquilo.

8 - Encontre o exercício ideal

Não há regra quanto a qual exercício deve ser feito pela manhã. Na verdade, deve encontrar o treino ideal para você!

"Depende do que a pessoa gosta e como se sente melhor. Eu gosto de alongar pela manhã, meditar e logo após fazer algum treino que eu vá suar bastante!", destaca. Por exemplo, prefere algo mais leve ou pesado? Uma boa dica é começar por algo mais leve e ir intensificando os treinos com o tempo. Lembre-se de variar para não enjoar da rotina, ok?

9 - Alimentação saudável

Os treinos pela manhã também podem vir acompanhados de uma alimentação saudável. "Sugiro sempre alinhar a alimentação com algum nutricionista para potencializar os resultados dos treinos", indica a Gabriela Bahia. Dessa forma, torna-se mais fácil construir uma rotina específica acompanhada dos gostos e costumes de cada um.

O fato é que iniciar o dia cuidando da saúde te impulsiona a prestar mais atenção na alimentação, começando pelo pre e pos treino. De acordo com a personal, não há uma regra sobre o que ingerir em jejum. "Varia muito do organismo de cada um, do que fará a pessoa se sentir disposta e do objetivo de cada pessoa. Tem gente que gosta de tomar café preto e comer uma banana antes, deixando o café para depois. Gosto de fazer assim, por exemplo, mas não é uma regra", pontua.

(Por Ana Clara Xavier)

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