Home
Últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Últimos stories
BBB 21
Sertanejo
Namoro
Casamento
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Império
Novela A Vida da Gente
Novela Gênesis
Novela Salve-se Quem Puder
Novela Nos Tempos do Imperador
Novela A Viagem
Resumo de novelas
TV
BBB21
Domingão do Faustão
Masterchef Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
BBB 21
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Streaming
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Andressa Suita
Sabrina Sato
Larissa Manoela
Juliana Paes
Beleza & Estilo
Cabelos
Make
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Dieta & Saúde
Beleza & Estética

Cate Blanchett avalia tom feminista em Cannes 2018: 'Estamos num bom caminho'

Presidente do júri após quatro anos sem uma mulher assumir o posto no Festival, a atriz australiana pondera sobre o poder de influência dos movimentos Time's Up e MeToo na escolha do melhor filme na competição que tem um júri formado por maioria feminina: 'A Palma de Ouro não é o Nobel da Paz. As três cineastas não estão na competição pelo gênero, mas pela qualidade do trabalho que realizam'

O Festival de Cannes começa nesta terça-feira (08) e Cate Blanchett, eleita presidente do júri desta edição após 4 anos sem uma mulher assumir o posto, foi categórica ao comentar sobre a representatividade feminina na competição durante coletiva de imprensa de abertura do evento: "Existem mulheres na competição não pelo seu gênero, mas pela qualidade do trabalho que realizam. Nós vamos avaliá-las como cineastas, como deve ser feito". O tom das entrevistas, fazendo referências aos movimentos de luta pela paridade de salários na indústria do entretenimento no mundo todo, não foi por acaso. Diretor artístico do festival, Thierry Frémaux reforçou seu desejo de apoiar as reivindicações da classe como o Time's Up e o MeToo. Em 2018, o júri tem maioria feminina, incluindo as atrizes Kristen Stewart e Léa Seydoux, a roteirista e cineasta americana Ava DuVernay e a cantora e compositora burundina Khadja Nin.

'Mudanças não acontecem da noite para o dia', declara Cate Blanchett

"Mudanças profundas não acontecem da noite para o dia, mas a partir de algumas medidas duradouras", frisou a atriz australiana, vencedora do Oscar em 2014 pelo filme "Blue Jasmine", de Woody Allen. "É preciso trabalhar muito e observar o que está sendo feito no sentido de estimular a diversidade e a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. Aqui temos uma mulher presidente e mais quatro jurados homens e quatro mulheres. Estamos num bom caminho", declarou, citando o ator taiwanês Chang Chen, o diretor canadense Denis Villeneuve, o cineasta francês Robert Guédiguian e o realizador russo Andrei Zvyagintsev. "A Palma de Ouro não é o Nobel da Paz", acrescentou, explicando que o júri não se pautará no gênero para avaliá-los. "Se eu queria ver mais mulheres na competição? Claro que sim. Se espero ver mais mulheres no futuro? Espero. Mas lidamos com os filmes que temos", disse Blanchett. "Não me importo se temos filmes de diretores iranianos, homens, mulheres, transgêneros", explicou, fazendo um comentário à parte: "Oh! Não temos um transgênero na competição? Acho que falhamos aqui!". E seguiu sua linha de raciocínio: "Nosso foco é no filme que está na nossa frente, seja ele qual for, feito por quem quer que seja."

Três filmes da competição são dirigidos por mulheres

O Festival de Cannes 2018, que segue até do dia 19, contará com 21 filmes na competição da Palma de Ouro e três têm direção feminina: A libanesa Nadine Labaki com o film "Capharnaüm", a italiana Alice Rohrwacher com "Lazzaro Felice" e a francesa Eva Husson com "Les Filles du Soleil". Entre os eventos programados nesta edição, estão uma marcha de mulheres no tapete vermelho no próximo sábado (12). Na noite de cerimônia de abertura, que promete levar muito glamour para o tapete vermelho do Palácio dos Festivais como no ano passado, será exibido o filme de produção espanhola "Everybody knows", com direção do iraniano Asghar Farhadi e protagonizado por Javier Bardem, Penélope Cruz e pelo argentino Ricardo Darín.

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.