Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela A Dona do Pedaço
Novela Bom Sucesso
Novela Éramos Seis
Malhação - Toda Forma de Amar
As Aventuras de Poliana
Novela Topíssima
Novela Amor de Mãe
Resumo de novelas
TV
Domingão do Faustão
Masterchef Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Beleza e estilo PB valendo 27/08/19
Cabelo
Make
Moda
Dieta & Saúde
Beleza & Estética
Especial Arezzo valendo

Fuja dessa! Nutricionista tira dúvidas sobre compulsão alimentar e como evitar

Compartilhe no Facebook
Você sabe identificar a compulsão alimentar? Diferente do que muita gente acredita, fazer beliscos ou comer em excesso não necessariamente configuram o distúrbio. A nutricionista Patricia Davidson explica como perceber e dá dicas de alimentos que devem ser evitados para diminui-la. Dormir bem e não pular refeições são algumas das recomendações. Confira!

A compulsão alimentar é um distúrbio caracterizado pela ingestão excessiva de alimentos em um curto espaço de tempo. Engana-se quem pensa que fazer beliscos ou comer demais são comportamentos que necessariamente enquadram um paciente nesse diagnóstico. A nutricionista Patricia Davidson explica como identificar a compulsão e dá dicas de alimentos para evitar e incluir na dieta com o intuito de controlar o distúrbio. Veja a seguir!

Saiba como identificar a compulsão alimentar

"Compulsão alimentar é diagnosticada com dois episódios de comer compulsivo, excessivamente, duas vezes na mesma semana nos últimos três meses", afirma a nutricionista de famosas como Bruna Marquezine e Marina Ruy Barbosa. Episódios isolados de beliscos, por exemplo, não configuram o distúrbio. Já comer rápido, escondido e de forma desorganizada seguido de culpa e raiva de si mesmo são alguns indícios da compulsão alimentar. "Isso tem relação com a desorganização de dois neurotransmissores: dopamina e serotonina", explica a profissional.

Como controlar a compulsão alimentar?

Pode até parecer básico, mas não confundir sede com fome é um dos primeiros passos para controlar o distúrbio. Como as duas necessidades são controladas pela mesma área do cérebro, a dica da expert é manter-se hidratado para entender o que o corpo realmente precisa no momento. Pular refeições também pode ser um gatilho para algumas pessoas: há quem sinta a necessidade de compensar nas refeições seguintes. Além disso, dormir bem é essencial para evitar compulsão. "Duas horas de déficit diário aumenta a fome em mais de 20% no dia seguinte", alerta Patricia. Técnicas como meditação e mindfulness também são bem-vindas.

Alimentos que diminuem a compulsão

Banana, kiwi, mirtilo, folhas verdes-escuras e leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico, por exemplo) são alguns dos alimentos que devem ser incluídos no cardápio para diminuir episódios compulsivos, já enfrentados pela atriz Alice Wegmann. Mas não basta só ingeri-los: é importante ter um intestino com bom funcionamento para absorver seus nutrientes. Patricia Davidson indica usar e abusar de opções fermentadas para adicionar probióticos ao órgão: kombucha (chá apontado como refrigerante do futuro pelo nutricionista Daniel Cady), kimchi, kefir e biomassa ou farinha de banana verde.

Compulsão alimentar: o que evitar?

Uma xícara de café por dia é benéfica no controle dos neurotransmissores, mas o excesso de cafeína pode ser um estímulo ao aumento da ansiedade, segundo a nutricionista. Alimentos industrializados, por sua vez, também são gatilhos para a compulsão. "Eles têm muitos elementos químicos como adoçante, corante, conservantes e até um estimulante cerebral", afirma. E, se você tem algum tipo de intolerância alimentar ao trigo, é melhor ficar atento: o alimento pode gerar uma inflamação dentro do cérebro, responsável por aumentar a compulsão.

(Por Bruna Vilar)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.