A saída de José Luiz Datena do "Brasil Urgente", da Band, pode sofrer uma mudança. No começo desta semana, a emissora paulista anunciou que o jornalista não retornaria ao programa policial após concorrer à Prefeitura de São Paulo nas eleições deste ano. Datena ficou apenas em 5º lugar e durante um debate atingiu com uma cadeirada Pablo Marçal, que por pouco não disputou o segundo turno.
Funcionários da Band temem que Joel Datena, filho do apresentador, não consiga manter a audiência do pai ao ser efetivado no programa que concorre com o "Cidade Alerta", de Luiz Bacci, na Record. Pesa também, segundo a colunista Fábia Oliveira, do "Metrópoles", a possibilidade de Joel não segurar os anunciantes da atração policial.
Diante disso, a cúpula da Band passou a fazer reuniões e estudar o retorno de Datena ao "Brasil Urgente". Executivos da diretoria do canal do Morumbi estão divididos sobre a volta do jornalista à atração exibida de segunda a sábado.
Nesta semana, o "Brasil Urgente" em seu segmento só para São Paulo teve 3 pontos de segunda a quinta-feira. Em 28 de junho, última edição em dia útil com o titular, o jornalístico também havia marcado 3 de média.
Datena tinha um contrato até este mês, porém renovou o vínculo por dois anos dias antes de sair do programa, em junho, por conta da legislação eleitoral. Em um primeiro momento, a Band daria ao apresentador um novo programa na área do entretenimento.
O pai de Joel e Letícia Wiermann tem experiência nessa área pois já comandou o "No Coração do Brasil", "Quem Fica em Pé?", "Agora é Com Datena" (todos na Band) e "No Vermelho" (este na Record). Datena estreou na Band em março de 2003 após passagem relâmpago pela RedeTV! e retorno ao canal de Edir Macedo.
Em junho de 2011, o apresentador regressou à Record, porém dois meses mais tarde já estava de volta à emissora dos Saad. No ano passado, ele chegou a se demitir para cuidar da saúde.
Se a volta de Datena ao "Brasil Urgente" é um mistério, o certo é que Ana Paula Padrão deixará a emissora após 10 anos à frente do "MasterChef Brasil" para lamento da web. A jornalista fica no canal até dezembro e não se sabe se migrará para outra TV.