Em 1º de abril de 1996, William Bonner estreava como titular do JN, ao lado de Lillian Witte Fibe. Em agosto de 2023, completou 10 mil dias no comando do telejornal, tornando-se o apresentador mais longevo da história do programa.
Após quase três décadas comandando o “Jornal Nacional”, Bonner deixará a bancada mais famosa do país. A despedida acontece nesta sexta-feira (31), quando o jornalista César Tralli, que ganhará quase o triplo em nova fase, assumirá oficialmente o posto. O adeus de Bonner simboliza o fim de uma era e o início de um novo ciclo no telejornalismo da emissora.
A saída de William Bonner vinha sendo planejada há pelo menos cinco anos. O jornalista tomou a decisão por motivos pessoais, desejando mais tempo para a família e para atividades fora da televisão. Além disso, a polarização política crescente no país pesou em sua escolha.
Em conversa com a imprensa, Bonner explicou: “Foram cinco anos desde a minha primeira conversa com a direção do jornalismo sobre o desejo de reduzir a carga horária e as responsabilidades exigidas pela chefia e pela apresentação do JN.”
Bonner sai da bancada com a imagem consolidada de um profissional respeitado, que atravessou diferentes fases do país e da televisão. Sua despedida promete emoção e, claro, aquele último e inesquecível “boa noite” que ficará na memória dos brasileiros. Mas, para matar a saudade, descubra 26 curiosidades sobre o jornalista de mechas grisalhas que marcou gerações.
1. Não tem diploma de jornalista: Bonner não é formado em jornalismo, mas em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela USP.
2. Nome artístico: Seu nome completo é William Bonemer Junior, mas ele adotou “Bonner” em 1986, quando apresentava o SPTV.
3. Segredo guardado: Em 1996, foi escolhido para o Jornal Nacional, mas precisou manter sigilo, nem Fátima Bernardes, sua esposa na época, soube da notícia.
4. Boa noite antecipado: Em 1997, deu o famoso “boa noite” antes da hora e se corrigiu no ar dizendo: “Você percebeu. Eu me antecipei. Eu desejo a todos uma boa noite, mas daqui a pouco.”
5. Pai de trigêmeos: Em 1997, Laura, Vinícius e Beatriz precisaram ficar mais de 20 dias na UTI.
6. Estreia histórica: Em 1998, apresentou o JN ao lado de Fátima Bernardes, inaugurando uma das duplas mais queridas da TV
7. Momento difícil: Em 2002, chorou ao vivo ao falar sobre o assassinato do jornalista Tim Lopes.
8. Lágrimas ao vivo: Em 2003, se emocionou ao anunciar a morte de Roberto Marinho e chegou a engasgar: “Eu vou concluir.”
9. Assalto em casa: Em 2005, teve a casa invadida por um bandido com uma pistola dourada. Bonner tentou reagir e foi ferido. O criminoso foi preso, segundo a Folha de S.Paulo.
10. Gafe no ar: Em 2011, confundiu a careca de Marcos Uchôa com um capacete durante uma transmissão e foi corrigido por Fátima Bernardes.
11. Empurrãozinho viral: Em 2013, empurrou um técnico que apareceu no ar ao tentar ajustar o microfone de Galvão Bueno, momento que viralizou nas redes.
12.Novo casamento: Em 2018, casou-se com a fisioterapeuta Natasha Dantas, com quem vive até hoje.
13. Paixão por carros: Coleciona miniaturas e tem como xodó um Gol vermelho 1986.
14. Homenagem a Ayrton Senna: Tem em casa uma réplica do capacete do piloto, morto em 1994.
15. Adeus ao Twitter: Abandonou a rede social em 2020, mas é ativo no Instagram, onde publica com frequência.
16. Torcedor fanático: É apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube, como mostra em seu Instagram.
17. Colega de Renata Lo Prete: Já revelou que foi colega de sala da jornalista Renata Lo Prete, parceira de Globo, principalmente no período de apuração de eleições.
18. Interativo com o público: Durante a pandemia, fazia lives pedindo que os seguidores escolhessem a cor da gravata do dia e se autodenominava “tiozão do JN”.
19. Imitador de Clodovil: É conhecido entre colegas por fazer boas imitações, inclusive do estilista Clodovil, segundo vídeos de bastidores da Globo.
20. Novo visual: Voltou de férias em 2022 com barba e o novo look se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes.
21. Reconhecimento internacional: Recebeu o Voice Foundation Award, na Filadélfia (EUA), por sua voz marcante no telejornalismo.
22. Marca histórica: Em agosto de 2023, completou 10 mil dias à frente do Jornal Nacional.
23. Alvo de críticas políticas: Já afirmou que sofre ataques tanto da direita quanto da esquerda. Em entrevista a Pedro Bial, contou que uma mulher gritou com ele enquanto comia um pão na chapa em uma padaria.
24. Virou meme por engano: Em 2022, ao abrir uma latinha de água no estúdio, internautas acharam que fosse cerveja. Ele brincou: “Vocês acham mesmo que eu beberia outra coisa durante a apuração?”
25. Tio tietê: Costuma postar fotos com artistas como Sheron Menezzes, Rogério Flausino e Marcos Mion, sempre com legendas divertidas.
26. Não curte dieta: Em uma publicação sobre sua alimentação, fez graça: “No restaurante da firma, 16º dia de dieta, o tio tem uma ideia: e se eu trocar a alface, o omelete e os legumes grelhados por uma taça de brigadeiro casadinho?”
player2
player2