Ivete Sangalo tem chamado atenção pelo corpo que ostenta às vésperas do Carnaval 2026. Embora muito discreta sobre sua rotina, a cantora não esconde que é adepta dos treinos e é bastante regrada sobre sua alimentação. Em 2016, durante participação no programa “É de Casa”, a baiana dividiu uma dica que a ajudava a promover a saciedade pela manhã: óleo de coco.
A sugestão foi de Daniel Cady, nutricionista que era casado com Ivete até o ano passado. "Tem um segredo que Daniel me deu que é maravilhoso: óleo de coco. Então, eu acordo, pego água de coco, mas pode ser água normal, limão e bato junto com uma colher de óleo de coco. Isso me dá uma sensação de saciedade maravilhosa”, relatou a cantora na ocasião.
Ivete, que cantará no Carnaval do Rio de Janeiro pela primeira vez em fevereiro, completava o café da manhã com frutas, raízes e ovo. “Depois disso eu parto pra fruta. E aí, eu como uma raiz, uma banana da terra ou batata doce, ou aipim ou inhame. Eu como um ovo cozido, aí eu alterno, às vezes com gema, às vezes sem, e tomo dois dedinhos de café para bater uma energia.”
Em 2016, a cantora também seguia um cardápio estratégico nas demais refeições: "No almoço, eu faço uma coisa que é de lei: começo pelas folhas. Depois eu parto para os legumes e uma carne. Também como um pouco de arroz integral com um pouco de linhaça ou com um pouco de chia. Se eu for treinar no meio da tarde, eu como um punhado de castanha ou uma banana. E à noite, eu tomo sopa. Se eu estiver com muita fome, eu como uma raiz também", revelou.
O óleo de coco causa discussões entre nutricionistas por concentrar mais de 90% de gordura saturada e 110 calorias por colher de sopa. A recomendação é que as gorduras saturadas correspondam a apenas 10% das calorias totais do dia, portanto, ele deve ser consumido em pequenas quantidades.
Na dosagem certa e associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis, o óleo de coco pode trazer muitos benefícios, embora não seja unanimidade entre diversos estudos. Segundo a nutróloga Daniela Gomes, em artigo publicado no site do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, ele pode auxiliar na perda de peso, no controle da saciedade, na redução da gordura corporal e aumenta a imunidade.
O óleo de coco também pode ser um aliado antes dos treinos, porque fornece energia imediata devido à presença de triglicerídeos de cadeia média, um tipo de gordura que é rapidamente absorvida pelo organismo. A nutróloga, no entanto, alerta: antes de adotar este produto, é essencial buscar orientação médica e nutricional.