Icônico médico do reality "Quilos Mortais", o Dr. Now hoje está com 80 anos e já deixa para trás uma de suas marcas registradas no programa, exibido no Brasil pela Record nas noites de sexta-feira. Se na atração, o profissional precisa lidar com pacientes muito acima do peso, na vida pessoal o Dr. Now bate de frente com o julgamento por conta de uma dieta com apenas 1.200 calorias voltada para quem será submetido a uma cirurgia bariátrica com chia e nada de arroz integral, item este presente na rotina de Robert de Niro.
Mas será que esse plano alimentar com no máximo três refeições ao dia e sem lanche ou frutas criado pelo iraniano Younan Nowzaradan é o recomendável? Antes de mais nada é importante destacar que essa dieta só pode ser seguida por quem for se submeter a uma bariátrica e com acompanhamento médico, uma vez que concentra baixas taxas de carboidratos e bastante restritiva e hipocalórica.
A intenção segundo a nutricionista Michele Smallidge, tal plano alimentar estimula a "perda de peso rápida e eficaz". Por isso, fibras e proteínas estão liberadas, diferentemente das gorduras e carboidratos.
Especificamente, esse plano reúne clara de ovo, peito de frango sem a pele, mostarda sem açúcar, repolho, couve-flor, espinafre e brócolis. Sem esquecer os desnatados como leite e iogurte, explicou o US News. Claro que alimentos como bacon, salgadinhos, massas, manga, frutas em calda - como o abacaxi, presente na dieta de Sophia Loren - e sorvetes nem pensar!
Para o cirurgião-bariátrico dr. Mir Ali, não se deve seguir a dieta do dr. Now, porém o profissional recomenda que seus pacientes reduzam medidas no pré-cirúrgico. Para isso, calorias e açúcares devem ser reduzidos para que se perca gordura. A nutricionista Erin Palinski-Wade também não aprova o cardápio do dr. Now, já tietado por fã brasileira.
"Seguir uma dieta restritiva como essa por muito tempo pode aumentar o risco de deficiências nutricionais", opinou.