O corpo de Manoel Carlos foi velado no Rio de Janeiro na tarde deste domingo (11). O autor de novelas estava internado no Hospital Copa Star, em Copacabana, Zona Sul da capital carioca. A cerimônia de despedida foi restrita a amigos e familiares e contou com a presença de membros da classe artística.
Uma das atrizes favoritas de Maneco, Lilia Cabral prestou as últimas homenagens ao autor. A atriz comentou a perda em entrevista ao canal GloboNews. “A gente sabia que isso iria acontecer, Maneco já estava com 92 anos, a saúde dele também já estava debilitada, a gente meio que sabia, mas quando a notícia vem, a gente fica assim. A gente perde um grande autor, um dos maiores do Brasil, as histórias que ele contou vão ficar pra sempre”, refletiu.
Tony Ramos, um dos destaques de “Mulheres Apaixonadas”, foi acompanhado da esposa, Lidiane Barbosa. O diretor Jayme Monjardim, com quem Maneco trabalhou em diversas novelas, também marcou presença.
Estrelas que não puderam comparecer presencialmente enviaram coroas de flores. Foi o caso de Ana Furtado e Boninho. “Querido Maneco, saudades eternas”, escreveu o casal. Confira registros na galeria de fotos acima.
A causa da morte de Maneco não foi revelada, mas é sabido que, desde 2018, ele sofria de complicações da Doença de Parkinson, um distúrbio neurológico progressivo que afeta o controle dos movimentos.
No começo do ano passado, a família revelou que, nos meses anteriores, Maneco teve uma piora em seu estado geral, com comprometimento motor e cognitivo agravados. Na ocasião, ele estava sob cuidados médicos especializados. A filha, Júlia, e a esposa, Elisabety de Almeida, chegaram a pedir para que não houvesse visitas.
"A família agradece as manifestações de carinho e solicita respeito e privacidade neste momento delicado", diz a nota divulgada pela família após a morte do autor.