
O funeral de Papa Francisco aconteceu neste sábado (26). Diante de uma multidão de 200 mil pessoas, a brasileira Bianca Fraccalvieri foi uma das responsáveis pela leitura da Oração Universal. A presença dela pode ter sido surpresa para muitos conterrâneos, mas nos bastidores do Vaticano, ela já era figura conhecida.
Bianca é jornalista e coordenadora das redes sociais do Vaticano. Ela trabalhava diretamente com Francisco, que ajudava a aprovar as postagens que iam ao ar. Em entrevista ao “Jornal Nacional”, ela afirmou que o pontífice sabia de tudo que era publicado. A profissional também escreve notícias para o Vatican News, responsável por dar as notícias oficiais da Igreja Católica.
Pessoa de confiança do papa, ela também foi escolhida para fazer leituras religiosas nos encontros semanais com funcionários do Vaticano. "Papa Francisco, eu posso dizer só que eu amei imensamente, intensamente do primeiro até o último dia do seu pontificado”, diz Bianca.

Bianca foi a terceira pessoa a ler a Oração Universal neste sábado (26) e realizou a leitura em português. No total, a oração é transmitida em 6 línguas.
O caixão de Francisco foi colocado em frente ao Altar da Confissão, na Basílica de São Pedro, onde foi recebido com muitos aplausos da multidão. A Missa das Exéquias abriu os ritos.
Em seu discurso de Homilia, pronunciamentos litúrgicos realizados após as leituras bíblicas, o cardeal italiano Giovanni Battista Re definiu Francisco como "um papa do povo, de coração aberto a todos" e destacou o posicionamento do líder no combate à pobreza e contra as guerras.

"Várias vezes utilizou a imagem da Igreja como um 'hospital de campanha' depois de uma batalha em que houve muitos feridos; uma Igreja desejosa de cuidar com determinação dos problemas das pessoas e das grandes angústias que dilaceram o mundo contemporâneo; uma Igreja capaz de se inclinar sobre cada homem, independentemente da sua fé ou condição, curando as suas feridas", declarou o cardeal, que chegou a ser interrompido por conta dos fortes aplausos dos fieis.
Cerca de 50 chefes de Estado acompanharam a cerimônia, entre eles, os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos, Lula e Donald Trump. Por volta de 7h, o caixão de Francisco saiu em procissão até a Igreja de Santa Maria Maior, em Roma, onde ele escolheu ser enterrado.