Gilberto Gil celebra eleição para Academia Brasileira de Letras: 'Muito feliz'
Publicado em 11 de novembro de 2021 19:23
Por Matheus Queiroz | Notícias dos famosos, TV e reality show
Jornalista por vocação, apaixonado por música, colecionador de CDs e neto perdido de Rita Lee.
Gilberto Gil recebeu a maioria absoluta dos votos e se tornou, nesta quinta-feira (11), o novo imortal da Academia Brasileira de Letras. O artista passa a ocupar a cadeira de número 20. Nas redes sociais, ele celebrou a eleição, agradeceu aos que torceram pela vitória e recebeu felicitações de personalidades importantes da cultura brasileira. Saiba mais.
Gilberto Gil celebra eleição para Academia Brasileira de Letras: 'Muito feliz'
Gilberto Gil é o novo imortal da Academia Brasileira de Letras
Gilberto Gil foi eleito por maioria absoluta na Academia Brasileira de Letras
Gilberto Gil recebeu 21 dos 34 votos em eleição para a Academia Brasileira de Letras
Gilberto Gil vai ocupar a cadeira número 20 na Academia Brasileira de Letras
Gilberto Gil celebrou eleição na Academia Brasileira de Letras: 'Muito feliz em ser eleito'
Gilberto Gil agradeceu após eleição na Academia Brasileira de Letras: 'Obrigado a todos pela torcida e aos colegas pela escolha'
Gilberto Gil foi enaltecido pelo presidente da Academia Brasileira de Letras: 'Poeta de um Brasil profundo'
A eleição de Gilberto Gil na Academia Brasileira de Letras foi celebrada por artistas nas redes sociais
Preta Gil comenta a eleição do pai Gilberto Gil na Academia Brasileira de Letras
Gilberto Gil tem 79 anos e é vencedor de 2 Grammys
Veja + após o anúncio

Gilberto Gil é o novo imortal da Academia Brasileira de Letras. O cantor foi eleito, nesta quinta-feira (11), por maioria absoluta e vai ocupar a cadeira de número 20, antes preenchida pelo jornalista Murilo Melo Filho, que morreu no ano passado. Com a honraria, o baiano se torna a segunda personalidade negra a garantir as atuais vagas.

Pelo Instagram, Gilberto, que foi aclamado por uma live durante o São João, agradeceu ao título: "Muito feliz em ser eleito para a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras. Obrigado a todos pela torcida e obrigado aos agora colegas de Academia pela escolha". Segundo o G1, Gil acompanhou a votação na casa de amigos, no Rio de Janeiro.

Atual presidente da Academia Brasileira de Letras, o poeta Marco Lucchesi comentou a eleição de Gil. "Gilberto Gil traduz o diálogo entre a cultura erudita e a cultura popular. Poeta de um Brasil profundo e cosmopolita. Atento a todos os apelos e demandas de nosso povo. Nós o recebemos com afeto e alegria".

Gilberto Gil recebeu 21 dos 34 votos da eleição. Ele disputava a vaga com o poeta Salgado Maranhão, que obteve sete votos, e o autor Ricardo Daunt, que não pontuou. Brancos e nulos somaram seis votos.

ARTISTAS PARABENIZAM ELEIÇÃO DE GILBERTO GIL PARA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
Gilberto Gil ganha eleição na Academia Brasileira de Letras e é parabenizado pela classe artística © Reprodução, Instagram

A eleição de Gilberto Gil para a Academia Brasileira de Letras foi bem recebida por diversos setores da classe artística. Preta Gil, cantora e filha do artista, celebrou a nomeação. "Ele sempre foi imortal pra mim, mas agora, ele é imortal da ABL. Meu Deus, seu Gilberto, que loucura!", disse a estrela, que assumiu projeto social do Paulo Gustavo recentemente.

Pelo Instagram, diversas personalidades comentaram o título. Deborah Secco aclamou: "Merecidíssimo!". A cantora Zélia Duncan comemorou: "Tão lindo e tão merecido!". O cantor Luiz Caldas deixou comentário emocionante: "O Brasil deve se sentir orgulhoso de ter Gilberto Gil como filho!". Carlinhos Brown, que está no ar como técnico do "The Voice Brasil", vibrou: "Viva! Mestre gigante!".

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Sobre
Palavras-chave
Principais notícias Famosos brasileiros Entretenimento Música
Sobre o mesmo tema
Notícias similares
Simone Mendes abusa do decote e exibe corpo enxuto em look para primeira turnê internacional
Simone Mendes abusa do decote e exibe corpo enxuto em look para primeira turnê internacional
24 de fevereiro de 2024
Vanusa da nova geração? Ludmilla explica o que aconteceu após ser acusada de esquecer a letra do hino nacional no GP da F1
Vanusa da nova geração? Ludmilla explica o que aconteceu após ser acusada de esquecer a letra do hino nacional no GP da F1
5 de novembro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias