Uma alimentação balanceada e repleta de nutrientes é imprescindível para uma boa saúde e ninguém menos que Gisele Bündchen para nos confirmar isso. Aos 45 anos e mãe de três filhos, a top model não dispensa ingredientes benéficos para o funcionamento do seu corpo, como o consumo diário de chás que ajudam o bom funcionamento do intestino.
Mas, muito além dos chás, outros 2 itens são indispensáveis em seu dia a dia: a cúrcuma e a ashwagandha. Diariamente, a modelo consome uma cápsula de suplementos naturais de cada uma das ervas para dar um 'boom' em sua saúde e ter mais disposição para os compromissos de sua agenda.
"Fui criada de uma maneira diferente, onde as plantas são, de certa forma, minha farmácia", disse a gaúcha em uma entrevista à Women's Health. De acordo com a modelo, ela toma tais suplementos há pelo menos 20 anos, quando um médico da família sugeriu que eles poderiam ajudar suas glândulas suprarrenais a curar seu corpo.
O que poucos sabem é que, muito mais do que a indicação, a cúrcuma e a ashwagandha são verdadeiros diamantes para a saúde e trazem uma série de benefícios que vão desde a imunidade até o controle da tireoide.
A cúrcuma, muito conhecida pelo uso culinário, justamente por sua cor amarela intensa, é valorizada por seu composto ativo, a curcumina, que é um poderoso efeito anti-inflamatório natural. Estudos apontam que seu consumo regular pode ajudar a aliviar dores articulares, combater radicais livres e proteger as células contra danos oxidativos.
Além disso, a cúrcuma estimula a digestão de gorduras, auxilia na redução do colesterol ruim (LDL) e fortalece o sistema imunológico. Há também evidências de que a especiaria possa contribuir para a saúde cerebral, atuando como aliada na prevenção de doenças neurodegenerativas.
Já menos conhecida, a ashwagandha é uma erva tradicional na medicina ayurvédica. Ela é recomendada principalmente por sua capacidade adaptógena, que faz o organismo a lidar melhor com o estresse físico e mental. Pesquisas indicam que a planta pode reduzir os níveis de cortisol, melhorar a energia e a disposição, além de favorecer a memória, o foco e a concentração.
Seus efeitos também se estendem à resistência física, ao equilíbrio hormonal (segundo estudos, pode ajudar na regulação da função da tireoide e saúde reprodutiva) e ao fortalecimento do sistema imunológico. Um verdadeiro ouro em pó!
Embora ambas ofereçam benefícios importantes, especialistas recomendam que o uso seja orientado por um profissional de saúde, já que a dosagem e o tempo de consumo podem variar de acordo com cada organismo e necessidade.
player2
player2