Essas 5 dicas de expert vão te ajudar a emagrecer de forma rápida e saudável!
Publicado em 3 de outubro de 2019 11:02
Por Bruna Vilar
A dieta para emagrecer não precisa ser restritiva! Incluir hábitos mais saudáveis no dia a dia, evitar alimentos ultraprocessados e preferir opções mais leves antes de dormir são dicas valiosas para perder peso sem abrir mão da saúde. E sabia que não é preciso deixar de comer carne nem derivados do leite? A nutricionista Rita Ribeiro dá 5 dicas que funcionam para todos os corpos e pessoas
Dieta para emagrecer: nutricionista dá 5 dicas para perder peso rápido e de forma saudável
Dieta para emagrecer: expert aconselha fazer de 5 a 6 refeições por dia
Dieta para emagrecer: proteínas são bem-vindas no cardápio e são alimentos com alto potencial termogênico
Dieta para emagrecer: alimentos termogênicos são aliados por exigirem maior gasto de gordura do corpo para serem consumidos
Dieta para emagrecer: iogurte, leite e castanhas são indicados para um lanchinho antes de dormir segundo nutricionista
Arroz e feijão não são vilões da alimentação e constituem uma opção proteica e nutritiva no cardápio
Café, chá verde e canela são alimentos com propriedade termogênica e ajudam no emagrecimento
Gengibre é um alimento termogênico que acelera o metabolismo e ajuda a perda de peso
Veja + após o anúncio

Perder peso de forma rápida e saudável pode até parecer um grande desafio, mas a boa notícia é que não é preciso seguir uma alimentação cheia de restrições para alcançar esse objetivo. Emagrecer comendo gordura, por exemplo, é possível e traz resultados expressivos em um mês na dieta cetogênica. O Purepeople conversou com a nutricionista Rita Ribeiro e ela dá 5 dicas para todos os tipos de corpos!

1 - Faça entre 5 a 6 refeições diárias

A nutricionista defende que não existe padrão quando o assunto é número de refeições diárias: "Depende dos hábitos e da rotina de cada pessoa". Há quem seja adepta do jejum intermitente e opte por alternar longos períodos de abstenção com janelas de alimentação, mas a expert afirma que o mais importante em uma dieta para emagrecer é repartir as refeições a fim de controlar o apetite e incluir alimentos que deem saciedade no cardápio. Para quem fica longos períodos em jejum ou tem o costume de pular refeições, a atenção deve ser redobrada já que existe a possibilidade de ingerir em dobro na refeição seguinte. Por isso, Rita aconselha se alimentar de 5 a 6 vezes por dia.

2 - Inclua fontes de proteína e energia na sua dieta

Muita gente costuma se queixar de sentir fome ao longo do dia e não resistir aos beliscos mesmo após fazer refeições completas - o que não necessariamente configura um quadro de compulsão alimentar. Segundo a profissional, isso acontece quando os pacientes se alimentam mal ou comem porções pequenas. Para aumentar a saciedade, alimentos ricos em hidratos de carbono (isto é, que funcionam como fontes de energia para o organismo) como arroz integral, batata-doce, aveia e feijão devem ser incluídos nas refeições diárias. Proteínas também são bem-vindas: "É importante que exista uma distribuição adequada para que todos os pratos incluam alimentos ricos em proteína".

3 - Termogênicos são bem-vindos!

Chá verde, cafeína, canela e gengibre são alimentos que aceleram o funcionamento do metabolismo e ajudam a emagrecer. É que eles têm propriedades termogênicas e sua digestão requer maior esforço por parte do organismo, que gasta calorias e queima gordura no processo. A dica da especialista é incluir esse tipo de alternativa na dieta, mas não se apegar apenas aos efeitos desses alimentos: um cardápio variado é essencial para o bom funcionamento do corpo e a proteína, que é a base de uma dieta com baixo consumo de carboidrato e gorduras, é um dos nutrientes com maior efeito térmico.

4 - Escolha alimentos de fácil digestão à noite

O consumo de carboidratos à noite, geralmente reduzido no protocolo de dietas low carb, não está necessariamente ligado ao ganho de peso, já que o importante é promover um balanço energético negativo ao final do dia, segundo a nutricionista. "Não importa se consumimos essas substâncias após as 18h, mas sim a análise que fazemos sobre o que foi ingerido no dia", aconselha. Se você não consegue dormir sem fazer um lanchinho, ela recomenda alimentos de fácil digestão e que não atrapalhem o sono como leite, iogurte, castanhas, ovo (cozido ou mexido) e queijo quark com canela.

5 - Evite alimentos processados e ricos em açúcares

Biscoitos, bolos, salgadinhos, batata frita, refrigerantes e sucos industrializados devem ser evitados ao máximo por quem quer emagrecer de forma rápida e saudável. Embora não seja adepta à proibição de alimentos no cardápio de seus pacientes, a expert argumenta que "alimentos processados e ricos em açúcares, sal e gordura não são tão interessantes do ponto de vista nutricional e, por isso, devem ser consumidos em menor regularidade". O clássico arroz e feijão, por exemplo, não é um vilão e se mostra como uma alternativa proteica e nutritiva.

(Por Bruna Vilar)

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Dieta Saúde Beleza Principais notícias Estética Beleza & Estética Beleza & Estilo
Sobre o mesmo tema
Da moda da academia ao look casual: 5 dicas para usar roupas de treino com estilo, segundo a influencer fitness Luna Meschke
Da moda da academia ao look casual: 5 dicas para usar roupas de treino com estilo, segundo a influencer fitness Luna Meschke
23 de fevereiro de 2024
Do básico ao brilho: 5 dicas de unhas de Carnaval dadas pela influenciadora Maria Lina para você arrasar. Confira!
Do básico ao brilho: 5 dicas de unhas de Carnaval dadas pela influenciadora Maria Lina para você arrasar. Confira!
23 de janeiro de 2024
Notícias similares
Make de Halloween: expert ensina a fazer caveira mexicana fácil e estilosa!
Make de Halloween: expert ensina a fazer caveira mexicana fácil e estilosa!
31 de outubro de 2023
Deborah Secco gasta fortuna com procedimento estético para deixar bumbum turbinado e entrega segredo: 'Uma vez ao...'
Deborah Secco gasta fortuna com procedimento estético para deixar bumbum turbinado e entrega segredo: 'Uma vez ao...'
19 de março de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias