Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Últimos stories
Sertanejo
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Malhação - Viva a Diferença
Novela Haja Coração
Novela Laços de Família
Novela Flor do Caribe
Novela A Força do Querer
Novela Amor Sem Igual
Novela Salve-se Quem Puder
Novela Nos Tempos do Imperador
Novela Amor de Mãe
Resumo de novelas
TV
A Fazenda 12
Domingão do Faustão
Masterchef Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Streaming
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Andressa Suita
Sabrina Sato
Larissa Manoela
Juliana Paes
Beleza & Estilo
Cabelos
Make
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Dieta & Saúde
Beleza & Estética
Verão 2020

Explante de silicone: tire suas dúvidas sobre a cirurgia de retirada das próteses

Compartilhe no Facebook
O que é explante de silicone? Como funciona o procedimento? Por que muitas mulheres estão fazendo essa cirurgia? Saiba mais detalhes sobre a retirada das próteses com a entrevista que o Purepeople fez com o cirurgião André Maranhão, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Confira a matéria completa abaixo!

Muitas mulheres sonham em colocar silicone por diferentes motivos, sejam eles puramente estéticos ou não. A cirurgia, feita com profissionais especializados e seguindo todas as orientações médicas, é segura e pode ser feita sem medo. No entanto, também é possível ter algum tipo de reação e ser necessário fazer a remoção dessa prótese, também conhecida como explante. Quer saber sobre o assunto? O que é e como funciona o explante? Os riscos que envolvem o procedimento? Em entrevista ao Purepeople, o médico André Maranhão esclarece todas as dúvidas. Aos detalhes!

O que é o explante de silicone e quando ele precisa ser feito?

Famosas e influenciadoras postaram recentemente suas experiências com o silicone e a opção pela cirurgia do explante. Mas, afinal, o que é explante de silicone? "Explante significa a remoção definitiva de implantes de silicone", explica o cirurgião André Maranhão, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e ex-presidente da regional do Rio de Janeiro.

De acordo com o cirurgião, o procedimento de retirada é feito por diferentes razões. Pode ser pela não adaptação aos implantes, por conta de alguma situação infecciosa e, em alguns casos mais raros, por reações inflamatórias ao material e ao "corpo estranho".

De que forma o silicone pode ser prejudicial à saúde?

Vale ressaltar que não existe problema nenhum em querer colocar silicone, se essa for a sua vontade. "Os implantes de silicone são um caso de sucesso médico na saúde feminina há muitos anos, produzindo bem-estar, através da evolução da autoestima de milhões de mulheres mundo afora", afirma o médico. O problema é quando existem manifestações clínicas indesejadas, que podem ser prejudiciais.

"Raramente, encontramos pacientes que desenvolvem uma síndrome autoimune/inflamatória induzida por adjuvantes (ASIA), que vem a ser um conjunto de sintomas inespecíficos (mialgia, artralgia, fadiga crônica, e alterações neurológicas) que não fecham com nenhum outro diagnóstico, porém melhoram em algum grau com a remoção dos implantes", explica o médico.

Quais são os cuidados antes de fazer o explante?

Se você precisa ou optou por fazer o explante de silicone, é importante saber os cuidados antes e depois da cirurgia. "Ela se baseia em remoção dos implantes de silicone e realizar a adaptação dos tecidos da mama para tratar a flacidez em excesso que pode ocorrer de acordo com o tecido mamário remanescente e o tamanho dos implantes prévios". O médico também afirma que é possível utilizar a própria gordura da paciente de outras áreas e realizar a lipotransferência para conseguir repor algum volume.

Ainda de acordo com André, explante de silicone não pode ser confundido com modismo ou estar relacionado a algum tipo de quadro depressivo. "O resultado não tem o mesmo padrão de beleza de uma mama não-operada ou com implantes somente. Provavelmente, a paciente irá lidar com incisões maiores e eventual flacidez remanescente". Por isso, informação prévia e suporte profissional são essenciais!

Saiba o que fazer depois de remover as próteses

Está certa de que o explante de silicone é a melhor escolha? Optou pelo procedimento? Então saiba que o pós-operatório costuma ser tranquilo, desde que siga direitinho todas as recomendações. "O pós-operatório é comum a uma mamoplastia redutora, com restrições maiores de 20-30 dias sem mobilização exagerada dos braços. São necessários curativos diários e uso de sutiã modelador".

Para acompanhar a cicatrização e o andamento da cirurgia, também são necessárias avaliações semanais e, depois de um mês, esse acompanhamento fica de acordo com a necessidade.

Cirurgia estética e autoestima: como lidar?

Muitos procedimentos estéticos, incluindo o silicone, podem estar relacionados a problemas de autoestima. No entanto, retirar as próteses, independentemente do motivo, não pode ser uma decisão impulsiva. "Não podemos tratar como uma coisa simples e banal, mas sim como um tratamento cirúrgico que exige uma maior habilidade do Cirurgião Plástico para a adaptação dos tecidos remanescentes", alerta o cirurgião.

Por isso, não custa reforçar: a cirurgia de implante é um dos procedimentos mais seguros do ponto de vista estético, mas, ainda assim, também pode possuir riscos e consequências. Esteja certa e segura do que quer fazer e procure profissionais capacitados para ter os resultados desejados, inclusive se precisar fazer a retirada definitiva das próteses.

(Por Marina Couto)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.