Casa mais verde! Um guia para decorar os ambientes com plantas
Publicado em 1 de setembro de 2020 18:01
Por Marina Couto
Um bom jeito de renovar o visual da casa é inserir plantas na decoração. No entanto, é importante saber como compor o espaço e quais são as espécies mais indicadas para cada ambiente. A arquiteta Júlia Guadix te ajuda nessa missão. Saiba mais!
Investir na decoração com plantas é um jeito fácil de renovar o visual da casa
Para decorar a casa com plantas, é preciso ter alguns cuidados na hora de escolher as opções
Todos os ambientes da casa podem receber plantas, incluindo espaços abertos e fechados
Em locais como cozinhas e varandas, aposte nas hortinhas
Algumas espécies são venenosas para quem tem pets e crianças em casa. Pesquise!
A arquiteta Júlia Guadix tem dicas para quem quer decorar a casa com plantas
Veja + após o anúncio

Vontade de mudar a decoração da casa, mas não sabe por onde começar? Invista nas plantas! Além de trazer um pouco de natureza para seu cantinho, esse também é um jeito bem fácil de renovar o visual sem precisar de reforma. No entanto, alguns cuidados são fundamentais na hora de escolher as espécies. Quem te ajuda é a arquiteta Júlia Guadix, com dicas para decorar com plantas sem erros. Confira!

Todos os ambientes da casa podem ser decorados com plantas

Ter plantas em casa traz conforto, frescor e ainda ajuda a melhorar a qualidade do ar. Além disso, você pode decorar diferentes ambientes com plantas. "Dependendo do estilo do ambiente, se é mais minimalista ou mais carregado, podemos pensar em plantas com folhagens mais discretas ou com mais 'informações' de flores e folhas", afirma a arquiteta. De acordo com Júlia, cozinhas, varandas e áreas de serviço são perfeitos para ter uma hortinha. "Nos banheiros, por sua vez, arranjos em vidro ou cerâmica decoram e deixam o ambiente mais agradável", exemplifica. Uma dica legal é colocar ramos secos de eucalipto perto do chuveiro, para um banho revigorante e aromático.

Fique atenta às necessidades de cada espécie

Vale reforçar que não basta decorar o ambiente com plantas. É preciso saber as necessidades de cada espécie para cuidar direitinho delas. "O primeiro cuidado é atentar-se ao clima da cidade e insolação do ambiente em que vai ficar a planta, bem como a necessidade de água", explica a profissional. Em espaços com entrada indireta do sol, o ideal é escolher espécies adaptadas à sombra e meia-sombra, como samambaias, marantas e ripsális. Suculentas e cactos também são de fácil manutenção e são boas opções para a decoração.

Tem pets e crianças em casa? Saiba quais são as plantas indicadas

Gatos, cachorros e crianças são curiosos e, por isso, tem que ter uma atenção especial ao escolher suas plantas. É que algumas espécies são venenosas para os bichinhos e para os pequenos, como comigo-ninguém-pode, costela de Adão, jiboia, espada de São Jorge, azaleia e copo de leite, entre outras. "É necessário deixar essas plantas fora do alcance ou até mesmo evitar de adquiri-las", alerta Júlia. E mais: em ambientes muito pequenos, nada de flores com cheiro forte, pois podem causar alergias.

Que tal investir em um jardim vertical?

O jardim vertical é uma boa alternativa para quem quer mais natureza dentro de casa. Entre as vantagens, ele se adapta tanto em cômodos pequenos quanto nos maiores e você pode escolher montar o seu com plantas artificiais, preservadas (folhas naturais que foram desidratadas e tratadas, não precisando de rega) ou naturais. Nos dois primeiros casos, o único trabalho é tirar o pó acumulado. Já no caso de jardins verticais com plantas naturais, o custo é mais baixo, mas requer uma manutenção mais frequente. "Um jardim bem planejado e montado com plantas verdadeiras melhora nossa qualidade de vida, mudando completamente a energia", finaliza a arquiteta.

(Por Marina Couto)

Palavras-chave
Lifestyle Decoração Tendência Bem-estar
Sobre o mesmo tema
Corpo de youtuber desaparecido é encontrado enterrado no quintal da casa de amigos. Entenda o caso
Corpo de youtuber desaparecido é encontrado enterrado no quintal da casa de amigos. Entenda o caso
1 de janeiro de 2024
BBB em alta! 5 itens para se inspirar na casa mais vigiada do Brasil!
BBB em alta! 5 itens para se inspirar na casa mais vigiada do Brasil!
8 de janeiro de 2024
Notícias similares
Black Friday: A Echo Dot mais potente já lançada está com 25% de desconto na Amazon!
Black Friday: A Echo Dot mais potente já lançada está com 25% de desconto na Amazon!
24 de novembro de 2023
Do 'BBB 1' ao 'BBB 24': as salas de todas as edições do reality; a decoração do 'BBB 14' foi a pior de todas!
Do 'BBB 1' ao 'BBB 24': as salas de todas as edições do reality; a decoração do 'BBB 14' foi a pior de todas!
8 de janeiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias