Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Últimos stories
Sertanejo
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Malhação - Viva a Diferença
Novela Totalmente Demais
Novela Laços de Família
Novela Flor do Caribe
Novela A Força do Querer
As Aventuras de Poliana
Novela Amor Sem Igual
Novela Salve-se Quem Puder
Novela Amor de Mãe
Novela Nos Tempos do Imperador
Resumo de novelas
TV
A Fazenda 12
Domingão do Faustão
Masterchef Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Streaming
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Beleza & Estilo
Cabelos
Make
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Dieta & Saúde
Beleza & Estética

Casa mais verde! Um guia para decorar os ambientes com plantas

Compartilhe no Facebook
Um bom jeito de renovar o visual da casa é inserir plantas na decoração. No entanto, é importante saber como compor o espaço e quais são as espécies mais indicadas para cada ambiente. A arquiteta Júlia Guadix te ajuda nessa missão. Saiba mais!

Vontade de mudar a decoração da casa, mas não sabe por onde começar? Invista nas plantas! Além de trazer um pouco de natureza para seu cantinho, esse também é um jeito bem fácil de renovar o visual sem precisar de reforma. No entanto, alguns cuidados são fundamentais na hora de escolher as espécies. Quem te ajuda é a arquiteta Júlia Guadix, com dicas para decorar com plantas sem erros. Confira!

Todos os ambientes da casa podem ser decorados com plantas

Ter plantas em casa traz conforto, frescor e ainda ajuda a melhorar a qualidade do ar. Além disso, você pode decorar diferentes ambientes com plantas. "Dependendo do estilo do ambiente, se é mais minimalista ou mais carregado, podemos pensar em plantas com folhagens mais discretas ou com mais 'informações' de flores e folhas", afirma a arquiteta. De acordo com Júlia, cozinhas, varandas e áreas de serviço são perfeitos para ter uma hortinha. "Nos banheiros, por sua vez, arranjos em vidro ou cerâmica decoram e deixam o ambiente mais agradável", exemplifica. Uma dica legal é colocar ramos secos de eucalipto perto do chuveiro, para um banho revigorante e aromático.

Fique atenta às necessidades de cada espécie

Vale reforçar que não basta decorar o ambiente com plantas. É preciso saber as necessidades de cada espécie para cuidar direitinho delas. "O primeiro cuidado é atentar-se ao clima da cidade e insolação do ambiente em que vai ficar a planta, bem como a necessidade de água", explica a profissional. Em espaços com entrada indireta do sol, o ideal é escolher espécies adaptadas à sombra e meia-sombra, como samambaias, marantas e ripsális. Suculentas e cactos também são de fácil manutenção e são boas opções para a decoração.

Tem pets e crianças em casa? Saiba quais são as plantas indicadas

Gatos, cachorros e crianças são curiosos e, por isso, tem que ter uma atenção especial ao escolher suas plantas. É que algumas espécies são venenosas para os bichinhos e para os pequenos, como comigo-ninguém-pode, costela de Adão, jiboia, espada de São Jorge, azaleia e copo de leite, entre outras. "É necessário deixar essas plantas fora do alcance ou até mesmo evitar de adquiri-las", alerta Júlia. E mais: em ambientes muito pequenos, nada de flores com cheiro forte, pois podem causar alergias.

Que tal investir em um jardim vertical?

O jardim vertical é uma boa alternativa para quem quer mais natureza dentro de casa. Entre as vantagens, ele se adapta tanto em cômodos pequenos quanto nos maiores e você pode escolher montar o seu com plantas artificiais, preservadas (folhas naturais que foram desidratadas e tratadas, não precisando de rega) ou naturais. Nos dois primeiros casos, o único trabalho é tirar o pó acumulado. Já no caso de jardins verticais com plantas naturais, o custo é mais baixo, mas requer uma manutenção mais frequente. "Um jardim bem planejado e montado com plantas verdadeiras melhora nossa qualidade de vida, mudando completamente a energia", finaliza a arquiteta.

(Por Marina Couto)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.