Carlinhos Brown celebra seus 63 anos com vitalidade de sobra neste domingo, 23 de novembro. Uma energia que, não vem apenas da música, da arte ou da espiritualidade, mas também de um amuleto curioso e poderoso que carrega desde sempre: o sorriso.
Para Brown, sorrir é mais que um gesto; é uma proteção real. “O melhor amuleto do homem é o sorriso. Quando você sorri está protegendo todas as divindades porque essa expressão de alegria dá conforto e segurança”, afirmou em 2015 ao Gshow, durante as gravações do The Voice Brasil, onde foi técnico por anos.
Ele reforça que esse hábito não o afasta de sua fé: “Eu sorrio o tempo inteiro, mas não deixo de ter a proteção de Ogum que me foi dada pelo meu cargo e pelo bem que eu procuro fazer no ambiente espiritual e no terreiro”.
Mas o sorriso não é seu único amuleto. O baiano também carrega uma guia de miçangas azuis e pretas, símbolo físico e espiritual de proteção. “Me deixa convicto de que estou protegido por uma divindade, que é Ogum – o senhor das ferramentas – eu sou muito apegado com ele. No Rio de Janeiro, ele é conhecido como São Jorge e na Bahia é Santo Antônio. E eu sou Antônio Carlos e filho de Ogum. Patacori”, ressalta.
Brown segue atual e surpreendente na mídia, onde nunca saiu de cena. Recentemente, em 15 de novembro, brilhou ao lado de Dua Lipa durante a turnê Radical Optimism. Ao lado da inglesa, cantou ‘Magalenha’, sua composição eternizada por Sérgio Mendes.
Em seguida, receberam Caetano Veloso para apresentar ‘Margarida Perfumada’, outro clássico assinado por Brown e gravado pela Timbalada, grupo criado pelo artista em Salvador.
A trajetória de Carlinhos Brown ajuda a explicar porque ele segue tão vibrante. Cantor, compositor, arranjador, multi-instrumentista, arte-educador, artista visual, Brown é um dos nomes mais completos e inovadores da MPB.
Foi o primeiro músico a receber o título de Embaixador Ibero-Americano para a Cultura, de Embaixador da Justiça Restaurativa da Bahia e também a integrar a Academia do Oscar.
Em 2012, quase trouxe o Oscar para o Brasil ao concorrer pela canção ‘Real in Rio’, do filme ‘Rio’. A música era favorita entre críticos, mas perdeu a estatueta para ‘Man or Muppet’, de ‘Os Muppets’.
Com tanto carisma, fé, música e energia, Carlinhos Brown prova que seu amuleto funciona: ele segue invencível, luminoso e celebrando a vida com um sorriso que realmente desarma qualquer inimigo.