Com a desclassificação de Henri Castelli do "BBB 26" por questão de saúde, o Quarto Branco dará mais uma vaga na casa mais vigiada do país (três no total). Dos nove participantes inicias, Ricardinho e Elisa desistiram, mas sete seguem na dinâmica que dura mais de 80 horas, porém já com data para acabar. São eles Lívia, Rafaella, Leandro, Chaiany, Ricardo, Gabriela e Matheus.
Enquanto internautas apontam "tortura" no espaço, no qual um dos participantes se sujou com fezes, a questão da higiene íntima (e limitada) passa a ser levantada. Ficar mais de três dias sem tomar banho pode causar doenças na pele? E que problemas de saúde seriam esses? O Purepeople te conta.
Embora o Quarto Branco tenha ar-condicionado e, assim, os seus confinados não transpirem de forma visível, a pele, maior órgão do corpo humano, pode sim ser afetada. Saiba mais!
De acordo com o dermatologista Pedro Jordão Caldas Ferreira, uma série de problemas de pele podem surgir a partir do segundo dia sem banho. "Mesmo sem suor visível, a pele continua funcionando intensamente. Em 48 horas sem banho, ocorre acúmulo de sebo, células mortas, resíduos de tecidos, poluição e microrganismos que fazem parte da flora cutânea", explica o membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
E o tipo de roupa usada aliada ao ambiente e ventilação oferece risco. "Em ambientes fechados, com ar-condicionado e roupas mais justas ou sintéticas, há menor ventilação da pele, o que favorece alterações do pH, desequilíbrio da microbiota e sensação de oleosidade, coceira ou desconforto", prossegue o especialista.
As regiões de dobras do corpo - as virilhas, parte de trás dos joelhos e axilas - têm maior chance de serem atingidas pela falta de higiene correta. "A pele produz oleosidade continuamente e abriga microrganismos que, em equilíbrio, são benéficos, porém quanto a higiene é limitada, esse equilíbrio pode se perder, favorecendo dermatites de contato, infecções por fungos como o intertrigo e outras micoses ou por bactérias como a foliculite, especialmente em pessoas com pele sensível ou histórico de doenças dermatológicas", lista.
Mas há um tempo padrão para ficar sem banho? Não. "Isso varia muito conforme clima, tipo de pele, nível de oleosidade, transpiração, rotina, uso de roupas fechadas e condições do ambiente", detalha. "Em climas quentes e úmidos, o risco aparece mais rapidamente. Já em ambientes frios e secos, pode haver maior tolerância — embora isso não elimine a necessidade de higiene", finaliza.