
Climão nos bastidores, alfinetadas nas redes sociais e uma novela no centro do furacão. A nova versão de "Vale Tudo", clássico de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, tem dado o que falar — e não apenas por causa do que vai ao ar. Segundo a colunista Fábia Oliveira, do portal Metrópoles, agora, as críticas vieram de alguém que conhece muito bem a essência do folhetim: Edgar Moura Brasil, viúvo de Braga, usou as redes para detonar um dos diálogos da novela adaptada por Manuela Dias.
A polêmica começou após a exibição de uma cena entre os personagens Marco Aurélio (interpretado por Alexandre Nero) e Renato (João Vicente de Castro). Nela, Marco ri do apego sentimental de Renato a um isqueiro de ouro — um momento aparentemente leve, mas que desagradou profundamente Edgar Moura.
Sem papas na língua, o arquiteto e ex-companheiro do consagrado autor classificou o trecho como “bobo e sem nenhum glamour”, reforçando que Gilberto “jamais escreveria algo assim”. A crítica foi feita de forma pública, após Edgar compartilhar o vídeo da cena com seus seguidores nas redes sociais.

“Que diálogo bobo, raso. Nunca que Gilberto faria esse tipo de diálogo sem nenhum glamour”, escreveu Edgar, que foi casado com o autor por mais de 40 anos.
Enquanto alguns fãs saíram em defesa do texto original, outros curtiram a nova abordagem de Manuela Dias. Nas redes, elogios a Alexandre Nero e João Vicente se misturaram às críticas. Teve quem achasse a cena divertida e quem achasse... desnecessária.
“Nero irretocável como de costume nesse personagem!!”, comentou uma usuária. Outro brincou: “Vale Tudo virou Vale Lacre por causa de um isqueiro kkkkk”.

Já os mais críticos acusaram a novela de "Vale Tudo flopou igual BBB 25, muito ruim essa bela campos só lacraçāo essa novelas sem historia da Globo , disparou um internauta.
E se fora da tela o remake já anda causando, nos bastidores a novela também ferve. O suposto clima tenso entre Cauã Reymond (César) e Bella Campos (Maria de Fátima) virou assunto em redações e grupos de zap de noveleiros.
Segundo a colunista Carla Bittencourt, Cauã teria feito críticas à atuação de Bella, o que a levou a apresentar uma queixa formal à direção, chamando o colega de “debochado, agressivo e machista”.

A crise aumentou com um desconforto entre Cauã e Humberto Carrão. Após um toque no braço, Cauã teria disparado: “Não toca em mim”. O clima só não degringolou porque outros atores intervieram.
Além disso, Bella teria chorado ao ser pressionada pela direção a sair em defesa de Cauã. As gravações foram suspensas e uma reunião de emergência ocorreu com os atores e a cúpula da Globo.