
A novela "Vale Tudo" parou o Brasil com a pergunta "quem matou Odete Roitman?" entre o fim de 1988 e o começo do ano seguinte. O mistério envolvendo a identidade de quem disparou três vezes contra a megera rendeu uma série de apostas pelo país chegando à Bolsa de Valores.
Os vários finais foram gravados em 6 de janeiro, dia da exibição do último capítulo, e aquele no qual Leila (Cássia Kis) se tornou a criminosa foi escolhido poucos minutos antes da novela ir ao ar. Embora se tenha ventilada essa hipótese, a identidade da assassina de Odete Roitman acabou sendo praticamente o único mistério não revelado pela imprensa na época.
+ Odete Roitman do original, Beatriz Segall teve profissão longe da TV

E esses "spoilers" incomodaram, e muito!, Gilberto Braga (1945-2021), autor principal do clássico da teledramaturgia brasileira, porém um enorme fiasco no exterior em sua adaptação no começo dos anos 2000.
Menos de uma semana antes da morte de Odete ir ao ar, Gilberto Braga admitiu "grande frustração" com a antecipação pelos jornais e revistas do que viria na novela, detentora de grandes índices de audiência no Brasil, provocando uma guerra inusitada com o SBT. "Um mar de frustração", resumiu ao jornal "O Globo" em 18 de dezembro.
"A minha única grande frustração nesta novela foi o fato de a imprensa ter adiantado todas as tramas, todos os ganchos tão cuidadosamente preparados por mim, pelo Aguinaldo (Silva), pela Leonor (Bassères). Assim, eu saía à rua no dia em que ia ser exibido o capítulo em que seria finalmente revelado se o pai do filho da Maria de Fátima era o Afonso Roitman ou o César Ribeiro, e todo o mundo já sabia que era o César", iniciou.

"Saía na tarde do suspense 'será que a Raquel vai perdoar a Fátima?', e só me perguntavam 'quem matou a Odete Roitman?', que ainda nem morreu", exemplificou. "A impressão que fica, para mim, é que as pessoas só veem a nossa novela para conferir as cenas, porque o suspense mesmo está nas bancas de jornais, que adiantam as nossas tramas. Nesse mar de frustração, vamos tentar ao menos ter um prazerzinho de um suspense no último capítulo, justamente em relação ao assassinato da Odete", prosseguiu.
E finalizou afirmando que a escolha do assassino só seria feita à hora, pouco antes de "Vale Tudo" entrar no ar. "Quem sabe, assim, a gente consegue finalmente dar ao público uma primeira surpresa em 'Vale tudo'?", perguntou esperançoso.