Como aplicar a 'regra dos 40%' no trabalho home office, usada pelas pessoas com maior força mental do mundo, e aumentar a nossa produtividade
Publicado em 16 de dezembro de 2025 às 19:25
Por Rahabe Barros | Reality show e TV
Carioca, libriana e apaixonada pelo mundo de celebs, memes, música e reality show. Setorista de Bruna Marquezine no site (amo!).
Não desistir quando sentimos que estamos no nosso limite mental é um dos segredos mais bem guardados dos Navy SEALs, e podemos usar isso no nosso trabalho
Veja + após o anúncio

Em 2021, a Amazon Prime Video estreou uma série documental chamada 'GEO: Além do Limite', que expôs o treinamento brutal a que policiais aspiram ingressar na unidade de elite mais bem treinada da Espanha são submetidos. O inspetor Pelayo ficou famoso, e seus métodos — considerados por alguns desumanizantes e por outros heroicos — foram expostos como nunca antes.

Os Estados Unidos possuem uma unidade de elite muito semelhante, os SEALs da Marinha. As equipes SEAL têm sido alvo de críticas há décadas porque seu treinamento brutal é frequentemente acompanhado de extremo risco físico, o que, desde 1953, custou a vida de pelo menos 11 homens, conforme relatado pelo New York Times.

Em ambos os casos, os candidatos aprovados demonstram uma força mental excepcional, a ponto de arriscarem a própria vida. Não vamos dizer para você imitar essa determinação quase insana, mas há algo que podemos aprender com eles, e se chama "regra dos 40% " .

Veja + após o anúncio

Parece um mantra de aula de CrossFit, mas essa teoria é algo que podemos observar, por exemplo, durante uma maratona quando atingimos "o limite ". O limite é um daqueles momentos da corrida em que o corpo parece dizer basta, não apenas devido à exaustão física, mas também porque o próprio corpo muda o sistema que utiliza para obter energia.

Como explicam os especialistas da Vitónica, passamos de um sistema muito eficiente (reservas de glicogênio) para um muito menos eficiente (reservas de gordura corporal), o que leva ao início repentino da fadiga.

O que é a 'regra dos 40%'?

Jesse Itzler é um empreendedor. Cofundador da Marquis Jet , sócio da Zico Coconut Water, fundador do The 100 Mile Group e um dos proprietários do Atlanta Hawks da NBA. Ele parece um vencedor, se considerarmos os padrões mais clássicos de sucesso . Há alguns anos, ele escreveu um livro, " Living with a SEAL" (Vivendo com um SEAL), no qual relata como passou um mês com Davis Goggins, um condecorado SEAL da Marinha dos EUA.

Veja + após o anúncio

No livro, Itzler relatou como Goggins o apresentou à "regra dos 40%", uma teoria usada pelos SEALs que afirma que, quando você sente que deu tudo de si, investiu apenas 40% da sua energia e ainda tem 60% restantes. Quando você pensa que não consegue continuar, ainda há muito mais de você para dar.

Parte do segredo da perseverança deles reside em uma força mental que os impulsiona, suprimindo os pensamentos intrusivos que nos dizem para parar e desistir. De acordo com a "regra dos 40%", todos somos capazes de suportar mais do que imaginamos e ir mais longe, simplesmente reconhecendo que nosso potencial é maior do que aquilo que nossa mente nos diz.

Veja também
As pessoas com maior inteligência emocional aceitam estas cinco verdades. Isso as torna mentalmente mais fortes, segundo uma psicóloga especialista
Como aplicar a 'regra dos 40%' ao nosso trabalho

Pedro Eloy Rodríguez, palestrante do TEDx, afirma que, para sermos mais produtivos, é essencial sabermos o que buscamos, qual é o objetivo e o que nos motiva a alcançá-lo. A "regra dos 40%" é uma maneira simples de se conectar com essa motivação nos momentos mais desafiadores ou quando sentimos que não conseguimos continuar. 

Veja + após o anúncio
Essa regra nos permite mudar nossa perspectiva e superar algumas de nossas limitações

Essa “regra dos 40%” nos permite repensar nossos próprios limites, que podem ser influenciados por experiências passadas. Quando você acha que não consegue continuar, pergunte-se: esses são meus limites reais ou eles mudaram? 

No meu caso, trabalhar em casa cria ainda mais obstáculos mentais, me incentiva a procrastinar ainda mais e, muitas vezes, me faz querer desistir. Pensar na “regra dos 40%” me ajuda a dar mais um passo em direção aos meus objetivos.

Isso também nos permite desafiar constantemente a nós mesmos e, portanto, evoluir. Mesmo que não queiramos atingir os limites SEAL, é uma estratégia bastante prática para manter o ritmo. Insisto: não se trata de trabalhar até a exaustão, mas de usar a ideia de que ainda temos mais a oferecer (60%) como motivação para continuar nos esforçando e avançando.

Veja + após o anúncio

Após viver como um SEAL da Marinha, Jesse Itzler viveu como monge, como ele explica em seu livro " Vivendo com os Monges ". Agora, a questão é se nós também podemos aprender algo com eles para aplicar em nosso dia a dia.

Últimas Notícias
Últimas Notícias
Tendências
Todos os famosos
Top notícias da semana