A dieta da mulher de 99 anos que faz windsurf e não come nada até às 11h: 'Todas as manhãs bebo meio litro de água com suplemento de magnésio e potássio'
Publicado em 2 de fevereiro de 2026 às 14:30
Por Hernane Freitas | Colaborador TV e celebs
Amante do universo pop e das celebridades em geral. Não vivo sem música, uma boa xícara de chá verde e te dou as melhores recomendações de doramas.
Mariuccia tem um marido 30 anos mais novo que ela, que cozinha para ela usando ingredientes naturais
Veja + após o anúncio

Viver muito é algo que todos nós desejamos. Mas, mais do que simplesmente chegar aos 80, 90 ou 100 anos, o que realmente importa é como chegamos lá e com que qualidade de vida. E, felizmente, a combinação de alimentação equilibrada com a prática regular de exercícios é uma fórmula certeira para viver mais e bem.

Felizmente, não faltam exemplos reais de pessoas perto dos 100 anos que mantêm uma saúde de dar inveja a muita gente mais jovem. A italiana Maria Carla Rivano é um desses casos. Maria, que completou 99 anos no dia 20 de novembro de 2025, segundo o jornal 'Corriere della Sera', é conhecida por todos como Mariuccia. Ela vive em Roma, embora seja natural da província de Gênova. 

E, como faz todos os anos, já reservou férias na Sardenha, para onde viaja todo verão para praticar windsurf, um de seus esportes favoritos.

Veja + após o anúncio
O segredo de Mariuccia para chegar aos quase 100 anos em ótima forma

Mariuccia tem o hábito de não comer nada até as 11h da manhã. Para começar o dia, como ela mesma explica, "preciso apenas de meio litro de água à temperatura ambiente, que bebo devagar. Não tudo: deixo um pouco na garrafa. Depois, adiciono um suplemento de potássio e magnésio para os ossos e a pressão arterial, claro." 

O restante fica por conta do marido, Mauro: "Um suco de kiwi ou laranja todas as manhãs e uma infusão de funcho para manter meu estômago e minha digestão funcionando bem", contou ela ao Corriere. Enquanto bebe a água com os suplementos, que ajudam a fortalecer os ossos e a controlar a pressão, a italiana aproveita para ler ou ouvir as notícias. "Assim, mantenho a mente ocupada", completou. 

Depois dessa bebida revigorante, vem o café da manhã preparado pelo marido: kiwi, suco de laranja e chá de erva-doce.

Veja + após o anúncio
Veja também
Álvaro Puche, especialista em exercício físico: 'O principal erro das mulheres de 60 anos quando saem para caminhar é dar mais importância ao tempo do que à intensidade'
A mulher de 99 anos que pratica surfe

Durante as refeições, Maria observa que "as coisas não têm o mesmo gosto de antes. Até as batatas fritas não têm o mesmo gosto. E sabe por quê? Porque estão congeladas", explicou ao jornal italiano. Por isso, ela cultiva frutas e verduras na própria horta, seguindo a filosofia "da horta à mesa" - a mesma de Gisele Bündchen. Ela come de tudo um pouco, embora dê preferência aos alimentos de origem vegetal. 

Segundo o jornal, ela ainda prepara geleias caseiras, sempre sem conservantes. O marido, 30 anos mais novo, costuma preparar muitas saladas no almoço, e sua especialidade são cenouras gratinadas com tomate e aipo, já que, como a própria Mariuccia admite, "meus dentes são o que são". Ela também gosta de pão torrado com mussarela de búfala ou queijo feta e azeitonas.

À noite, Mariuccia continua priorizando os vegetais no jantar, com legumes cozidos como cenouras, batatas e abobrinhas. Ainda assim, se bater vontade de comer um bife, ela não se priva: "Tenho que admitir que é isso que vou jantar hoje à noite."

Veja + após o anúncio
O esporte é fundamental em sua rotina diária

O esporte sempre fez parte da vida de Mariuccia desde muito jovem. Ela começou a nadar, e depois vieram o tênis e o windsurf. Ela nunca deixou de se exercitar, nem mesmo quando se tornou mãe, porque, como ela mesma diz, não queria ser apenas dona de casa. "Pelo contrário, sempre tentei reservar um tempo para mim: basquete, tênis, caminhada e corrida. Uma forma de me sentir bem comigo mesma e, consequentemente, com os outros. O poder da atividade física".

Aos 80 anos, após ficar viúva do primeiro marido, começou a jogar golfe. Aos 90, decidiu aprender a tocar piano. "Sabe, quando se fica viúva, os dias parecem intermináveis. A primavera em Sestri Levante parecia eterna, então procurei distrações. Comprei um piano usado para meus netos — tenho seis — e também me envolvi com a música", contou em entrevista ao jornal italiano.

Foi nesse novo capítulo da vida que surgiu Mauro, seu atual marido. Trinta anos mais jovem, o engenheiro eletrônico é o completo oposto de Mariuccia. Enquanto ele gosta de acordar cedo e tomar café da manhã imediatamente, ela é o oposto: "Eu preciso do meu tempo. Não sinto vontade de comer assim que acordo".

Últimas Notícias
Últimas Notícias
Tendências
Todos os famosos
Top notícias da semana