Quase 30 anos após sua morte, a Princesa Diana continua surpreendendo o público. Desta vez, não por suas ações humanitárias ou estilo fashionista, mas por um hábito simples: seu café da manhã. Nada de croissant amanteigado, ovos mexidos com bacon ou o tradicional chá inglês, viu!?
Segundo o ex-chef particular Darren McGrady, Lady Di era fã de um prato que só se tornaria hype mais de uma década depois: os overnight oats, ou aveia dormida. A revelação foi feita por McGrady em vídeo publicado em seu canal no YouTube. Vamos aos detalhes!
Segundo McGrady, Diana descobriu o prato durante uma viagem aos Alpes Suíços no início dos anos 1990. Ela ficou encantada com o sabor, a leveza e os benefícios nutricionais do bircher muesli - versão original suíça da aveia dormida, criada no início do século 20 pelo médico Maximilian Oskar Bircher-Benner.
A princesa não só aprovou, como adotou a receita na sua rotina. “Ela comia isso todos os dias. Estava em sua melhor forma física naquela época”, relembrou o chef. “Hoje em dia, todo mundo faz overnight oats, mas isso só virou moda lá por 2012. A Diana já comia em 1993”, completou. gosto da princesa antecipa o que o mundo só viria a adotar anos depois: simplicidade com sofisticação, saúde com prazer e escolhas com personalidade!
A preparação do prato era simples, mas sofisticada no toque: Aveia em flocos, embebida durante a noite em suco fresco (geralmente de laranja); misturada pela manhã com iogurte natural; finalizada com mel cru, mirtilos, nozes, suco de limão; às vezes, incluía sementes de chia ou outras frutas vermelhas; servida em copos de vidro, decorada com frutas frescas e castanhas crocantes
McGrady destaca que a versão feita em casa, como a que ele preparava para Diana, é muito mais nutritiva e econômica que as opções industrializadas. Fica a dica!
Segundo o ex-chef, a princesa estava focada em uma alimentação mais saudável e equilibrada naquela época. Era uma fase em que buscava não só cuidar do corpo, mas também retomar o controle da própria vida, especialmente após os escândalos envolvendo seu casamento com o então príncipe Charles.
Vale lembrar que Diana sempre teve uma relação sensível com a alimentação, chegando a lutar contra distúrbios alimentares nos anos 1980. Optar por refeições leves, mas completas, era também uma forma de bem-estar e autocuidado.
Hoje, os overnight oats estão entre os cafés da manhã mais compartilhados nas redes sociais. Famosos, nutricionistas e influenciadores fitness juram amor à receita. Mas Diana já fazia isso quando nem havia Instagram, e muito antes de receitas em potes virarem conteúdo viral no TikTok. De certa forma, o