
Briga de gigantes! Quando Elon Musk seguia acelerado no piloto automático das vendas globais, não contava com um freio de mão puxado diretamente de Pequim. Nesta sexta-feira (11), a Tesla suspendeu as vendas na China de dois de seus carros mais caros — o Model S e o Model X, ambos fabricados nos EUA.
A decisão pegou fãs e consumidores de surpresa. O site chinês da Tesla simplesmente apagou o botão de compra dos dois modelos. Não teve aviso, explicação ou comunicado formal. Mas o timing não deixou dúvidas: a decisão veio poucas horas depois de a China anunciar tarifas de 125% sobre produtos americanos, em resposta às novas taxas impostas pelo presidente Donald Trump.
Ou seja, uma treta diplomática virou treta de concessionária.

Se você achou que essa história é só sobre impostos, pense de novo. Desde que Elon Musk virou conselheiro informal do governo Trump, a Tesla passou a ser vista com mais desconfiança — tanto por consumidores quanto por governos.
A nova tarifa chinesa chega como um soco direto no lucro: importar um Model S, vendido a US$ 81 mil (mais de R$ 480 mil), ficou praticamente inviável com os novos impostos. A Tesla, então, preferiu tirar seus brinquedinhos de luxo de circulação no país até que o clima melhore.
Calma, os fãs chineses da marca ainda podem comprar os modelos Model 3 e Model Y, produzidos na fábrica da Tesla em Xangai — a famosa Gigafactory que Musk abriu com pompa em 2020.

Mas nem tudo está indo bem por lá. As vendas da Tesla na China caíram mais de 11% em março, enquanto a concorrente local BYD subiu acelerando com 23% de crescimento. Resultado? A Tesla está perdendo espaço na corrida dos elétricos, e rápido.
Se você acha que os problemas estão só do outro lado do planeta, pode ir freando a empolgação. As vendas globais da Tesla caíram 13% no primeiro trimestre, no pior resultado dos últimos três anos.
A nova picape Cybertruck, por exemplo, chegou prometendo mudar o jogo... mas já teve recall de 46 mil unidades por um defeito no adesivo (isso mesmo, no adesivo!). Enquanto isso, os modelos mais antigos parecem ter perdido o charme — e os consumidores.

Na Europa, os números também decepcionam: só em março, as vendas da Tesla caíram 64% na Suécia, 37% na França e 56% na Dinamarca. Faltam novidades, sobram rivais — e Musk não anda tão popular assim.
Tesla entrou no modo “recalculando rota” na China. E enquanto Musk faz flexões diplomáticas com Trump e participa de eventos de wrestling nos EUA, seus carros de luxo vão ficando de castigo nas prateleiras internacionais.