Tesla dá ré: Elon Musk suspende vendas de carros nos EUA para a China
Publicado em 11 de abril de 2025 às 17:21
Por Pedro Henrique Cabo | Colaborador
Geek fashionista que canta 'Let It Go' no chuveiro, trata 'O Diabo Veste Prada' como religião e escolheu Piplup como seu inicial. Jornalista metido a designer, cinéfilo de Letterboxd e amante das artes.
Briga de gigantes! Em meio à nova treta tarifária entre EUA e China, Musk tira seus modelos de luxo das prateleiras chinesas.
Tesla dá ré: Elon Musk suspende vendas de carros nos EUA para a China Tesla pisa no freio: modelos Model S e Model X deixam de ser vendidos na China após nova rodada de tarifas comerciais. Elon Musk sente o baque: tarifas chinesas pressionam a Tesla e obrigam a retirada dos modelos S e X do mercado chinês. Importados em risco: carros da Tesla fabricados nos EUA enfrentam tarifa de 125% na China e somem do site oficial da marca. Musk sob pressão global: com vendas em queda na China e na Europa, Elon Musk enfrenta o maior desafio da Tesla em anos.
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Briga de gigantes! Quando Elon Musk seguia acelerado no piloto automático das vendas globais, não contava com um freio de mão puxado diretamente de Pequim. Nesta sexta-feira (11), a Tesla suspendeu as vendas na China de dois de seus carros mais caros — o Model S e o Model X, ambos fabricados nos EUA.

A decisão pegou fãs e consumidores de surpresa. O site chinês da Tesla simplesmente apagou o botão de compra dos dois modelos. Não teve aviso, explicação ou comunicado formal. Mas o timing não deixou dúvidas: a decisão veio poucas horas depois de a China anunciar tarifas de 125% sobre produtos americanos, em resposta às novas taxas impostas pelo presidente Donald Trump.

Ou seja, uma treta diplomática virou treta de concessionária.

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Tarifaço + Ego ferido = vendas suspensas

Se você achou que essa história é só sobre impostos, pense de novo. Desde que Elon Musk virou conselheiro informal do governo Trump, a Tesla passou a ser vista com mais desconfiança — tanto por consumidores quanto por governos.

A nova tarifa chinesa chega como um soco direto no lucro: importar um Model S, vendido a US$ 81 mil (mais de R$ 480 mil), ficou praticamente inviável com os novos impostos. A Tesla, então, preferiu tirar seus brinquedinhos de luxo de circulação no país até que o clima melhore.

Mas e os Teslas 'made in China'?

Calma, os fãs chineses da marca ainda podem comprar os modelos Model 3 e Model Y, produzidos na fábrica da Tesla em Xangai — a famosa Gigafactory que Musk abriu com pompa em 2020.

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Mas nem tudo está indo bem por lá. As vendas da Tesla na China caíram mais de 11% em março, enquanto a concorrente local BYD subiu acelerando com 23% de crescimento. Resultado? A Tesla está perdendo espaço na corrida dos elétricos, e rápido.

O mundo está pisando no freio

Se você acha que os problemas estão só do outro lado do planeta, pode ir freando a empolgação. As vendas globais da Tesla caíram 13% no primeiro trimestre, no pior resultado dos últimos três anos.

A nova picape Cybertruck, por exemplo, chegou prometendo mudar o jogo... mas já teve recall de 46 mil unidades por um defeito no adesivo (isso mesmo, no adesivo!). Enquanto isso, os modelos mais antigos parecem ter perdido o charme — e os consumidores.

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Na Europa, os números também decepcionam: só em março, as vendas da Tesla caíram 64% na Suécia, 37% na França e 56% na Dinamarca. Faltam novidades, sobram rivais — e Musk não anda tão popular assim.

Resumo:

Tesla entrou no modo “recalculando rota” na China. E enquanto Musk faz flexões diplomáticas com Trump e participa de eventos de wrestling nos EUA, seus carros de luxo vão ficando de castigo nas prateleiras internacionais.

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