Detox de fim de ano! Nutri dá dicas para comer e beber sem culpa na ceia
Publicado em 21 de dezembro de 2020 09:50
Por Bruna Vilar
Como aliviar os efeitos das delícias da ceia de Natal e do Réveillon? Com a chegada dessa temporada, muita gente se preocupa com o que comer na ceia - principalmente quem segue uma dieta mais rigorosa - e como compensar depois. É nessa hora que uma dieta detox surge como boa opção para eliminar as toxinas do organismo. O Purepeople conversou com a nutricionista Camila Rodrigues e ela dá dicas!
Dieta detox antes da ceia: festas de fim de ano com drinks e refeições sem culpa
Detox antes ou depois da Ceia de Natal? Especialista explica como eliminar toxinas do corpo e tira a dúvida!
Dieta detox: nutricionista recomenda incluir gengibre na alimentação para eliminar toxinas do organismo
Ceia de Natal sem culpa: é possível equilibrar os excessos com detox
Dieta detox: dica de expert é começar a ingerir alimentos com princípios antioxidantes na semana anterior à Ceia de Natal
Dieta detox: fazer um detox após a ceia é mais recomendado para quem abusar das comidas e bebidas
Dieta detox: incluir chá verde é uma boa para eliminar toxinas do corpo segundo expert
Dieta detox: técnica para remover impurezas do organismo pode ajudar na hora de comer com maior consciência na ceia
Dieta detox: sucos verdes são bem-vindos no pós-ceia para 'limpar' o organismo
Dieta detox: nutricionista Camila Rodrigues afirma que a prática é mais indicada no pós-ceia para quem 'exagerar no açúcar e nas bebidas alcoólicas'
Veja + após o anúncio

Ceia de Natal é uma tentação: petiscos, entrada, jantar, sobremesa e bebidas alcoólicas são os clássicos que preocupam muita gente que está na luta com a balança. Neste ano, o Natal e o Réveillon serão celebrados de forma diferente, uma vez que não conseguiremos fazer grandes festas. Mas quem não abre mão da ceia e vai reunir um grupo pequeno de familiares, o questionamento sobre o que comer e beber nas festas costuma aumentar - especialmente para quem é adepto a dietas com alimentação restritiva, como low carb, proteína ou cetogênica.

Mas se você exagerar, tudo bem! Em entrevista ao Purepeople, a nutricionista Camila Rodrigues explica como eliminar as toxinas no corpo e responde a questão: é melhor fazer um detox antes ou depois da ceia? Confira!

Dieta detox: o que incluir no cardápio?

Chá verde, gengibre, alho e limão são algumas opções para quem quer reduzir as toxinas do corpo e se preparar para as festas de fim de ano, ensina a profissional.

Já que o objetivo é eliminar substâncias nocivas ao organismo, a dica de Camila é apostar em grupos de alimentos ricos em fibras, minerais e vitaminas como couve, repolho e couve-flor - os chamados vegetais crucíferos.

Além disso, uma boa é incluir na alimentação limão e chás feitos com ervas que ajudam na limpeza hepática, como dente-de-leão e silimarina.

Nutricionista indica detox antes da ceia de Natal

"Talvez o detox faça a pessoa chegar à noite de Natal mais equilibrada e, assim, ela conseguirá fazer escolhas mais conscientes", avalia a profissional. Segundo Camila, o ideal é dar preferência a alimentos mais leves e "comida de verdade" na semana anterior à festa e na própria véspera de Natal.

"Frutas, vegetais, suco verde (que tem valiosas propriedades antioxidantes) e chás são sempre bem-vindos", exemplifica. Essas opções são pouco calóricas e ricas em fibras, vitaminas e fitoquímicos de acordo com a nutricionista: "Irão ajudar no equilíbrio".

Depois da ceia: como fazer detox no organismo?

Pode até parecer óbvio para algumas pessoas, mas vale repetir: beber bastante água é o primeiro passo para se recuperar depois de uma noite de excessos - seja de bebida, comida ou os dois. "Atividades físicas que façam transpirar e sauna são estratégias que também podem ajudar", afirma a profissional.

Em relação à alimentação, a profissional recomenda seguir uma típica dieta detox com chá verde, gengibre e outras substâncias que ajudam a eliminar impurezas do organismo.

Repetir a dieta após os excessos da ceia

Há quem acredite que seja melhor fazer uma detoxificação no corpo antes da Ceia de Natal, mas Camila afirma que tudo vai depender da quantidade consumida durante a ocasião.

"Se você é daquelas pessoas que acaba exagerando, principalmente em relação a açúcar e bebidas alcoólicas, minha sugestão é programar um detox no pós-ceia", aconselha.

(Por Bruna Vilar)

Palavras-chave
Lifestyle Dieta Saúde Bem-estar Beleza Beleza & Estilo Réveillon Natal
Sobre o mesmo tema
O ano de Bruna Biancardi: 2023 da influencer teve fim com Neymar, gravidez, nascimento e até assalto. Veja retrospectiva!
O ano de Bruna Biancardi: 2023 da influencer teve fim com Neymar, gravidez, nascimento e até assalto. Veja retrospectiva!
30 de novembro de 2023
Gracyanne Barbosa revela que se sente culpada por fim do casamento com Belo: 'Casamento não é só amor, precisa cuidar'
Gracyanne Barbosa revela que se sente culpada por fim do casamento com Belo: 'Casamento não é só amor, precisa cuidar'
23 de abril de 2024
Notícias similares
5 perfumes femininos do Boticário para usar no calor e se manter cheirosa durante todo o verão
5 perfumes femininos do Boticário para usar no calor e se manter cheirosa durante todo o verão
17 de novembro de 2023
Cheiro de rica: esses 5 perfumes femininos elegantes do Boticário vão te deixar perfumada por menos do que você imagina
Cheiro de rica: esses 5 perfumes femininos elegantes do Boticário vão te deixar perfumada por menos do que você imagina
26 de dezembro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias