Guia definitivo da drenagem linfática corporal e facial: especialista Raquel Umb tira todas as dúvidas!
Publicado em 25 de junho de 2022 14:38
Por Clarice Muniz
Saiba quais são os benefícios, contraindicações e os mitos e verdade envolvendo a drenagem linfática com explicações da especialista e criadora da autodrenagem Raquel Umb.
Guia definitivo da drenagem linfática corporal e facial: especialista Raquel Umb tira todas as dúvidas! Tudo sobre drenagem linfática: Raquel Umb tira todas as dúvidas Autodrenagem: Raquel Umb criou a técnica e compartilhou nas redes sociais para ajudar as clientes durante o lockdown e os vídeos com as dicas viralizaram A autodrenagem com ventosas é um dos protocolos usados por Raquel Umb e traz resultados imediatos Aromoterapia integra o protocolo Bee Lifting de Raquel Umb: 'Ensino a drenagem facial com a ventosoterapia aliando com o óleo facial, que é composto por óleos essenciais raros que ajudam na regeneração das célula e retardam o envelhecimento'
Veja + após o anúncio

Quais são os benefícios da drenagem linfática? Para quem se encanta com os registros de "antes e depois" que costumam pipocar no feed do Instagram, saiba que a técnica vai muito além disso! A convite do Purepeople, a especialista Raquel Umb, massoterapeuta, aromaterapeuta e criadora da autodrenagem esclarece todas as dúvidas sobre a drenagem linfática corporal e facial (veja vídeo para desinchar a região dos olhos), prática que conquista cada dia mais adeptos.

O que é a drenagem linfática?

"A drenagem linfática é uma massagem manual, que também pode ser feita por aparelhos, e tem por objetivo estimular o sistema linfático", explica Raquel Umb, adepta da prática manual. "O sistema linfático é o principal sistema de defesa do organismo. Ele possui uma redes complexa de vasos responsável por transportar linfa."

Mas o que é linfa? "Ela é produzida pelo intestino delgado e fígado. É um líquido que circula pelos vasos linfáticos, promove a eliminação das impurezas produzidas durante o metabolismo e também promove a drenagem de substancias e águas dos espaços entre as células. Porém, diferentemente do sangue, que é bombeado pelo coração, no sistema linfático, a linfa se movimenta de forma mais lenta e com pressão baixa. Ela também depende da compressão dos movimentos dos músculos para pressionar o líquido", esclarece a especialista.

E aí se destaca a importância da drenagem linfática: "A linfa pode ficar acumulada em excesso nos tecidos e gera o inchaço e dor. A gente vai dar um empurrãozinho para aumentar o volume e a velocidade da linfa, e assim fazer com que ela trabalhe mais rápido e esses líquidos sejam redirecionados para o sangue, filtrados pelos rins e depois eliminados do corpo através da urina."

Quais são os benefícios da drenagem linfática

Segundo Raquel Umb, os benefícios da drenagem linfática não se limitam a eliminar a retenção de líquidos e as toxinas, mas também a ativar a circulação sanguínea. E o que isso significa?

"Combate à celulite, melhora da oxigenação dos tecidos, ajuda na recuperação de lesões e também favorece a cicatrização, ameniza os sintomas da TPM, melhora a ansiedade e, para quem possui hematomas, diminui os hematomas. A drenagem vai trazer inúmeros benefícios e vai gerar uma ótima sensação de bem-estar pra quem recebe."

Existe contraindicação para a prática da drenagem linfática?

Sim. Nem todo mundo pode fazer drenagem e Raquel Umb lista alguns casos que têm contraindicações:

1) Pessoas em processos inflamatórios e infecciosos agudos. "A gente pode disseminar a infecção com aceleração do fluxo linfático."

2) Pessoas que estejam com edemas oriundos de insuficiências renais, hepáticos ou cardíacos não controlados. "A sobrecarga do fluxo linfático pode levar à congestão das estruturas fragilizadas por patologias de base.

3) Pessoas com insuficiência renal aguda. "Vai aumentar o aporte liquido a ser filtrado pelo rim e a drenagem linfática pode causar um colapso no sistema renal."

4) Pessoas que estejam com febre. "A drenagem pode disseminar os processo infecciosos e com trombose também, não é recomendado. A menos que tenha autorização do médico."

Qual a frequência ideal para a realização da drenagem linfática?

Segundo a criadora da marca Bee Oil, manter a frequência da prática é necessária. "Porque quando a gente faz esse estímulo no sistema linfático, ele dá aquela acordada. E com o passar dos dias, se não é feito um estímulo novamente, ele tende a voltar à retenção de líquidos e à formação de edemas", explica.

Mas tudo depende de cada caso e de cada paciente: "A gente tem que entender daquela pessoa, se vai ter algum tipo de patologia, se está passando por algum tipo de tratamento, se é um pós-operatório. Tudo vai variar."

Raquel afirma que no seu protocolo, as clientes fazem drenagem uma vez na semana: "E têm ótimos resultados." Mas frisa que existem as exceções, que precisam ser avaliados caso a caso. "Eu não faço pós-operatório no meu espaço", esclarece.

A Drenagem linfática emagrece?

Essa é uma das perguntas mais comuns entre os pacientes que chegam ao consultório de Raquel Umb. Mas a profissional é sincera ao revelar a resposta de ouro para quem deseja perder peso com a massagem: "Não emagrece."

E será que aquele papo de que a drenagem elimina gordura pela urina é verdade? "Isso é impossível! Mas a gente ouve por aí e clientes vêm com essas informações. Eu me sinto no dever de disseminar o que realmente é palpável e é verdade para que mais pessoas consigam saber dos benefícios da drenagem de uma forma correta."

Mas nada está perdido! Para quem está em processo de emagrecimento, apesar de a drenagem não emagrecer e não fazer a perda de gordura, ela contribui para melhores resultados. "A drenagem reduz medidas, diminui o volume corporal. Então é um grande aliado para essas pessoas", avisa.

Entre os relatos mais comuns, estão os pacientes que se sentem desestimulados por praticarem exercícios e se alimentarem de forma equilibrada, mas sem perceber os efeitos das mudanças de hábito.

"E a gente vive numa sociedade em que precisa tudo pra ontem! O processo de emagrecimento não é do dia pra noite. Quando fazemos a drenagem linfática, além de trazer todos esses benefícios listados, também trazemos para aquela pessoa a sensação de bem-estar e de entender que o resultado que obtém na sessão é puramente retenção de liquido."

Mitos e verdades sobre a drenagem linfática

A especialista até acha graça de alguns comentários que escuta sobre a massagem: "O que eu ouço aqui é pessoas dizendo que têm medo de fazer porque disseram que dói e que deixa um monte de hematomas. Eu respondo: 'essa pessoa deve ter ido para uma sessão de espancamento, não de drenagem' (risos)."

Raquel reforça que não precisa usar muita força "e esmagar a paciente" para chegar a um bom resultado. "A drenagem linfática não dói e não pode gerar hematomas. Esse tipo de resultado está errado, não é natural", afirma.

Outro comentário recorrente é que grávidas não podem fazer drenagem linfática: "Não! Grávida não só pode, como deve fazer durante a gestação. Como forma de segurança, a gente pede a liberação médica. No meu espaço eu já fiz desde o primeiro mês, desde que com a liberação médica."

Drenagem linfática facial: para que serve e quais os benefícios?

Segundo a massoterapeuta, a drenagem facial tem o mesmo fundamento da corporal. "Ela também reduz inchaço, mas o que você vai ver no espelho é que vai melhorar o inchaço dos olhos, vai amenizar as linhas de expressão, ao oxigenar os tecidos vai melhorar a aparência do rosto e amenizar as manchas superficiais", lista Raquel, apontando que muita gente acaba abrindo mão de procedimentos estéticos mais invasivos ao perceber os resultados.

Até para peles com acne, a técnica pode trazer benefícios: "A gente auxilia no tratamento e na prevenção da acne. E além de todos os benefícios, a drenagem facial é extremamente relaxante. A maioria das minhas clientes dormem durante a sessão. Tocamos em pontos ansiolíticos, e aí está um pouco mais ligado à medicina tradicional chinesa."

Quais os principais motivos para a busca da drenagem facial?

A maior busca das clientes é pela redução dos inchaços. "Várias clientes chegam aqui porque a papada está incomodando, e a gente consegue reduzir a retenção de líquido. Muitas vezes, essa paciente deixa de fazer uma cirurgia porque vê o resultado que ela espera numa drenagem", enfatiza a profissional.

"As bochechas também. Vejo muita gente querendo um rosto mais desinchado na região das maçãs, com um maxilar mais marcado. E tudo isso a drenagem facial pode proporcionar através do desinchaço."

Assim como a drenagem corporal, vale reforçar, os efeitos da drenagem facial também são mantidos com a frequência das sessões.

É possível praticar a autodrenagem e alcançar os mesmos resultados da drenagem linfática?

Raquel Umb foi a criadora da autodrenagem. Tudo começou nas suas redes sociais durante a pandemia. "Eu senti a necessidade de dividir as técnicas com minhas clientes, porque naquele momento elas ficariam sem a drenagem linfática. Para quem já possui essa massagem na rotina, é muito difícil ficar sem, dá uma sensação de perna pesada, inchaço, e principalmente por um motivo de saúde."

Não demorou para que as técnicas começassem a ser compartilhadas e praticadas por mais gente. "Quando foi permitido e eu transformei isso num curso em uma plataforma online, pessoas no mundo inteiro tiveram acesso. Hoje eu tenho mais de mil alunas inscritas e elas conseguem alcançar os efeito desejados praticando em casa."

A profissional só sinaliza que não dá para fazer a automassagem no corpo como um todo, e que por este motivo os melhores resultados são alcançados em uma sessão de drenagem. "Ao mesmo tempo, a autodrenagem é democrática, pois nem todo mundo tem condições de manter as sessões no orçamento. Com um preço muito baixo, é possível ter o conhecimento de como fazer em si."

Os efeitos da autodrenagem com ventosas são imediatos?

No perfil de Instagram de Raquel Umb (@raquel.umb), ela já conta com quase 38 mil seguidores. E é neste canal que muitos usuários descobrem suas técnicas através de vídeos com dicas e pequenos tutoriais de como praticar os exercícios em casa. Em alguns deles, a especialista utiliza duas ventosas nos exercícios.

"As dicas que eu ensino têm efeito imediato, mas a pessoa precisa fazer com determinada frequência. A técnica que eu criei do Bee Lifting é um protocolo composto de duas ventosas faciais: uma grande e uma pequena. As ventosas estão dentro da ventosaterapia, que está dentro da medicina tradicional chinesa", explica.

Segundo ela, a ventosaterapia passou a ser conhecida no Brasil através de atletas como Michael Phelps durante as Olimpíadas: "A gente via aquelas costas cheias de hematomas e conheceu uma parte dessa técnica, que é usada para relaxamento muscular para tratar dores na qual é feita uma sucção muito forte, diferente da ventosaterapia facial."

Técnicas com uso de ventosas para a produção de colágeno

Na ventosaterapia, o objetivo é a produção de colágeno e potencializar a drenagem linfática, afirma Raquel Umb: "Dentro do meu protocolo Bee Lifting eu ensino a pessoa a fazer a drenagem facial e a utilizar a ventosaterapia aliando com o óleo facial que é composto por óleos essenciais raros que ajudam na regeneração das célula e retardam o envelhecimento."

Para que as técnicas sejam reproduzidas em casa, o protocolo da profissional inclui o envio de um manual e uma aula para que a cliente possa aprender, assim como tirar dúvidas. "É simples de fazer, a única coisa que tem que entender é que não é uma sucção forte igual ao que vemos os atletas, é muito suave".

"As pessoas que fazem o protocolo Bee Lifting conseguem ver o resultado a partir da primeira sessão. Na primeira semana, quando ela recebe o protocolo, ela faz todos os dias. Na segunda semana, ela começa a intercalar dia sim, dia não. E na terceira em diante, vai fazer três vezes na semana." Segundo a massoterapeuta, os exercícios em casa não duram nem 10 minutos.

Veja alguns vídeos com dicas de autodrenagem de Raquel Umb
Palavras-chave
Beleza & Estilo Saúde Corpo Bem-estar Lifestyle Beleza & Estética Estética
Sobre o mesmo tema
Do 'BBB 1' ao 'BBB 24': as salas de todas as edições do reality; a decoração do 'BBB 14' foi a pior de todas!
Do 'BBB 1' ao 'BBB 24': as salas de todas as edições do reality; a decoração do 'BBB 14' foi a pior de todas!
8 de janeiro de 2024
Matheus Mazzafera coloca silicone, faz feminização facial e já tem novo nome: todos os detalhes da transição de gênero!
Matheus Mazzafera coloca silicone, faz feminização facial e já tem novo nome: todos os detalhes da transição de gênero!
14 de abril de 2024
Notícias similares
Pensando em começar a correr? Veja 4 acessórios que vão te ajudar a melhorar na prática!
Pensando em começar a correr? Veja 4 acessórios que vão te ajudar a melhorar na prática!
2 de abril de 2024
Deborah Secco gasta fortuna com procedimento estético para deixar bumbum turbinado e entrega segredo: 'Uma vez ao...'
Deborah Secco gasta fortuna com procedimento estético para deixar bumbum turbinado e entrega segredo: 'Uma vez ao...'
19 de março de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias