Home
Últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Namoro
Sertanejo
Últimos Web Stories
Famosos do esporte
Instagram dos famosos
Gravidez das famosas
Look de famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Pantanal
Novela Cara & Coragem
Novela Além da Ilusão
Novela Mar do Sertão
Novela O Cravo e a Rosa
Novela Poliana Moça
Novela Reis
Novela A Favorita
Resumo de novelas
Novela Será Isso Amor?
Novelas Mexicanas
Novelas Turcas
TV
A Fazenda 2022
Ilha Record
Masterchef Brasil
BBB 23
Reality Show
De Férias com o Ex
Casamento às Cegas
Domingão com Huck
Caldeirão
Mais Você
Encontro
Séries
Pacto Brutal
Filme 365 Dias
Cinema
Séries e filmes
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Virginia Fonseca
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Paolla Oliveira
Wanessa
Viviane Araujo
Marilia Mendonça
Jade Picon
Andressa Suita
Sabrina Sato
Larissa Manoela
Casamento
Noivas
Looks para casamento
Make para casamento
Penteados para casamento
Inverno
Beleza & Estilo
Cabelos
Maquiagem
Cuidados com a pele
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Beleza & Estética
Saúde e Bem-estar
Beleza Madura
Dieta
Astrologia
Coluna É Trend!
Home Beleza & Estilo

Guia definitivo da drenagem linfática corporal e facial: especialista Raquel Umb tira todas as dúvidas!

Guia definitivo da drenagem linfática corporal e facial: especialista Raquel Umb tira todas as dúvidas!
10 fotos
Saiba quais são os benefícios, contraindicações e os mitos e verdade envolvendo a drenagem linfática com explicações da especialista e criadora da autodrenagem Raquel Umb.

Quais são os benefícios da drenagem linfática? Para quem se encanta com os registros de "antes e depois" que costumam pipocar no feed do Instagram, saiba que a técnica vai muito além disso! A convite do Purepeople, a especialista Raquel Umb, massoterapeuta, aromaterapeuta e criadora da autodrenagem esclarece todas as dúvidas sobre a drenagem linfática corporal e facial (veja vídeo para desinchar a região dos olhos), prática que conquista cada dia mais adeptos.

O que é a drenagem linfática?

"A drenagem linfática é uma massagem manual, que também pode ser feita por aparelhos, e tem por objetivo estimular o sistema linfático", explica Raquel Umb, adepta da prática manual. "O sistema linfático é o principal sistema de defesa do organismo. Ele possui uma redes complexa de vasos responsável por transportar linfa."

Mas o que é linfa? "Ela é produzida pelo intestino delgado e fígado. É um líquido que circula pelos vasos linfáticos, promove a eliminação das impurezas produzidas durante o metabolismo e também promove a drenagem de substancias e águas dos espaços entre as células. Porém, diferentemente do sangue, que é bombeado pelo coração, no sistema linfático, a linfa se movimenta de forma mais lenta e com pressão baixa. Ela também depende da compressão dos movimentos dos músculos para pressionar o líquido", esclarece a especialista.

E aí se destaca a importância da drenagem linfática: "A linfa pode ficar acumulada em excesso nos tecidos e gera o inchaço e dor. A gente vai dar um empurrãozinho para aumentar o volume e a velocidade da linfa, e assim fazer com que ela trabalhe mais rápido e esses líquidos sejam redirecionados para o sangue, filtrados pelos rins e depois eliminados do corpo através da urina."

Quais são os benefícios da drenagem linfática

Segundo Raquel Umb, os benefícios da drenagem linfática não se limitam a eliminar a retenção de líquidos e as toxinas, mas também a ativar a circulação sanguínea. E o que isso significa?

"Combate à celulite, melhora da oxigenação dos tecidos, ajuda na recuperação de lesões e também favorece a cicatrização, ameniza os sintomas da TPM, melhora a ansiedade e, para quem possui hematomas, diminui os hematomas. A drenagem vai trazer inúmeros benefícios e vai gerar uma ótima sensação de bem-estar pra quem recebe."

Existe contraindicação para a prática da drenagem linfática?

Sim. Nem todo mundo pode fazer drenagem e Raquel Umb lista alguns casos que têm contraindicações:

1) Pessoas em processos inflamatórios e infecciosos agudos. "A gente pode disseminar a infecção com aceleração do fluxo linfático."

2) Pessoas que estejam com edemas oriundos de insuficiências renais, hepáticos ou cardíacos não controlados. "A sobrecarga do fluxo linfático pode levar à congestão das estruturas fragilizadas por patologias de base.

3) Pessoas com insuficiência renal aguda. "Vai aumentar o aporte liquido a ser filtrado pelo rim e a drenagem linfática pode causar um colapso no sistema renal."

4) Pessoas que estejam com febre. "A drenagem pode disseminar os processo infecciosos e com trombose também, não é recomendado. A menos que tenha autorização do médico."

Qual a frequência ideal para a realização da drenagem linfática?

Segundo a criadora da marca Bee Oil, manter a frequência da prática é necessária. "Porque quando a gente faz esse estímulo no sistema linfático, ele dá aquela acordada. E com o passar dos dias, se não é feito um estímulo novamente, ele tende a voltar à retenção de líquidos e à formação de edemas", explica.

Mas tudo depende de cada caso e de cada paciente: "A gente tem que entender daquela pessoa, se vai ter algum tipo de patologia, se está passando por algum tipo de tratamento, se é um pós-operatório. Tudo vai variar."

Raquel afirma que no seu protocolo, as clientes fazem drenagem uma vez na semana: "E têm ótimos resultados." Mas frisa que existem as exceções, que precisam ser avaliados caso a caso. "Eu não faço pós-operatório no meu espaço", esclarece.

A Drenagem linfática emagrece?

Essa é uma das perguntas mais comuns entre os pacientes que chegam ao consultório de Raquel Umb. Mas a profissional é sincera ao revelar a resposta de ouro para quem deseja perder peso com a massagem: "Não emagrece."

E será que aquele papo de que a drenagem elimina gordura pela urina é verdade? "Isso é impossível! Mas a gente ouve por aí e clientes vêm com essas informações. Eu me sinto no dever de disseminar o que realmente é palpável e é verdade para que mais pessoas consigam saber dos benefícios da drenagem de uma forma correta."

Mas nada está perdido! Para quem está em processo de emagrecimento, apesar de a drenagem não emagrecer e não fazer a perda de gordura, ela contribui para melhores resultados. "A drenagem reduz medidas, diminui o volume corporal. Então é um grande aliado para essas pessoas", avisa.

Entre os relatos mais comuns, estão os pacientes que se sentem desestimulados por praticarem exercícios e se alimentarem de forma equilibrada, mas sem perceber os efeitos das mudanças de hábito.

"E a gente vive numa sociedade em que precisa tudo pra ontem! O processo de emagrecimento não é do dia pra noite. Quando fazemos a drenagem linfática, além de trazer todos esses benefícios listados, também trazemos para aquela pessoa a sensação de bem-estar e de entender que o resultado que obtém na sessão é puramente retenção de liquido."

Mitos e verdades sobre a drenagem linfática

A especialista até acha graça de alguns comentários que escuta sobre a massagem: "O que eu ouço aqui é pessoas dizendo que têm medo de fazer porque disseram que dói e que deixa um monte de hematomas. Eu respondo: 'essa pessoa deve ter ido para uma sessão de espancamento, não de drenagem' (risos)."

Raquel reforça que não precisa usar muita força "e esmagar a paciente" para chegar a um bom resultado. "A drenagem linfática não dói e não pode gerar hematomas. Esse tipo de resultado está errado, não é natural", afirma.

Outro comentário recorrente é que grávidas não podem fazer drenagem linfática: "Não! Grávida não só pode, como deve fazer durante a gestação. Como forma de segurança, a gente pede a liberação médica. No meu espaço eu já fiz desde o primeiro mês, desde que com a liberação médica."

Drenagem linfática facial: para que serve e quais os benefícios?

Segundo a massoterapeuta, a drenagem facial tem o mesmo fundamento da corporal. "Ela também reduz inchaço, mas o que você vai ver no espelho é que vai melhorar o inchaço dos olhos, vai amenizar as linhas de expressão, ao oxigenar os tecidos vai melhorar a aparência do rosto e amenizar as manchas superficiais", lista Raquel, apontando que muita gente acaba abrindo mão de procedimentos estéticos mais invasivos ao perceber os resultados.

Até para peles com acne, a técnica pode trazer benefícios: "A gente auxilia no tratamento e na prevenção da acne. E além de todos os benefícios, a drenagem facial é extremamente relaxante. A maioria das minhas clientes dormem durante a sessão. Tocamos em pontos ansiolíticos, e aí está um pouco mais ligado à medicina tradicional chinesa."

Quais os principais motivos para a busca da drenagem facial?

A maior busca das clientes é pela redução dos inchaços. "Várias clientes chegam aqui porque a papada está incomodando, e a gente consegue reduzir a retenção de líquido. Muitas vezes, essa paciente deixa de fazer uma cirurgia porque vê o resultado que ela espera numa drenagem", enfatiza a profissional.

"As bochechas também. Vejo muita gente querendo um rosto mais desinchado na região das maçãs, com um maxilar mais marcado. E tudo isso a drenagem facial pode proporcionar através do desinchaço."

Assim como a drenagem corporal, vale reforçar, os efeitos da drenagem facial também são mantidos com a frequência das sessões.

É possível praticar a autodrenagem e alcançar os mesmos resultados da drenagem linfática?

Raquel Umb foi a criadora da autodrenagem. Tudo começou nas suas redes sociais durante a pandemia. "Eu senti a necessidade de dividir as técnicas com minhas clientes, porque naquele momento elas ficariam sem a drenagem linfática. Para quem já possui essa massagem na rotina, é muito difícil ficar sem, dá uma sensação de perna pesada, inchaço, e principalmente por um motivo de saúde."

Não demorou para que as técnicas começassem a ser compartilhadas e praticadas por mais gente. "Quando foi permitido e eu transformei isso num curso em uma plataforma online, pessoas no mundo inteiro tiveram acesso. Hoje eu tenho mais de mil alunas inscritas e elas conseguem alcançar os efeito desejados praticando em casa."

A profissional só sinaliza que não dá para fazer a automassagem no corpo como um todo, e que por este motivo os melhores resultados são alcançados em uma sessão de drenagem. "Ao mesmo tempo, a autodrenagem é democrática, pois nem todo mundo tem condições de manter as sessões no orçamento. Com um preço muito baixo, é possível ter o conhecimento de como fazer em si."

Os efeitos da autodrenagem com ventosas são imediatos?

No perfil de Instagram de Raquel Umb (@raquel.umb), ela já conta com quase 38 mil seguidores. E é neste canal que muitos usuários descobrem suas técnicas através de vídeos com dicas e pequenos tutoriais de como praticar os exercícios em casa. Em alguns deles, a especialista utiliza duas ventosas nos exercícios.

"As dicas que eu ensino têm efeito imediato, mas a pessoa precisa fazer com determinada frequência. A técnica que eu criei do Bee Lifting é um protocolo composto de duas ventosas faciais: uma grande e uma pequena. As ventosas estão dentro da ventosaterapia, que está dentro da medicina tradicional chinesa", explica.

Segundo ela, a ventosaterapia passou a ser conhecida no Brasil através de atletas como Michael Phelps durante as Olimpíadas: "A gente via aquelas costas cheias de hematomas e conheceu uma parte dessa técnica, que é usada para relaxamento muscular para tratar dores na qual é feita uma sucção muito forte, diferente da ventosaterapia facial."

Técnicas com uso de ventosas para a produção de colágeno

Na ventosaterapia, o objetivo é a produção de colágeno e potencializar a drenagem linfática, afirma Raquel Umb: "Dentro do meu protocolo Bee Lifting eu ensino a pessoa a fazer a drenagem facial e a utilizar a ventosaterapia aliando com o óleo facial que é composto por óleos essenciais raros que ajudam na regeneração das célula e retardam o envelhecimento."

Para que as técnicas sejam reproduzidas em casa, o protocolo da profissional inclui o envio de um manual e uma aula para que a cliente possa aprender, assim como tirar dúvidas. "É simples de fazer, a única coisa que tem que entender é que não é uma sucção forte igual ao que vemos os atletas, é muito suave".

"As pessoas que fazem o protocolo Bee Lifting conseguem ver o resultado a partir da primeira sessão. Na primeira semana, quando ela recebe o protocolo, ela faz todos os dias. Na segunda semana, ela começa a intercalar dia sim, dia não. E na terceira em diante, vai fazer três vezes na semana." Segundo a massoterapeuta, os exercícios em casa não duram nem 10 minutos.

Veja alguns vídeos com dicas de autodrenagem de Raquel Umb

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.