





O filme “Sparkle” traz em sua sinopse um enredo um tanto quanto clichê quanto se trata de musicais. O longa se passa nos anos 1960 e conta a história de três irmãs que formam um grupo e lutam pelo sucesso. O que muita gente não sabe é que a segunda versão deste clássico traz uma coincidência com as mortes de dois ícones da música americana: Whitney Houston (1963-2012) e Aaliyah (1979-2001).
A primeira versão de “Sparkle” foi lançada em 1976 e foi um filme que inspirou bastante Whitney a se tornar cantora. Na adolescência, a futura estrela mundial assistiu ao longa diversas vezes.
Nos anos 1990, após o sucesso de “O Guarda Costas”, Whitney e sua produtora adquiriram os direitos para fazer um remake da obra. O projeto começou a sair do papel no começo dos anos 2000 e Aaliyah foi escolhida como uma das protagonistas. Uma semana antes da primeira reunião, a cantora morreu em um trágico acidente de avião.
“Um momento muito triste e memorável para mim. Lembro-me de chorar ferozmente e profusamente, e eu simplesmente olhei para cima e pensei, ‘Meu Deus’. E nem era sobre ‘Sparkle’. Era apenas todo o acontecimento, entende o que estou dizendo? E eu ia me encontrar com ela na semana seguinte antes daquela tragédia. E eu ia, íamos entrar nisso, na música e em tudo”, comentou Whitney em entrevista ao portal The Insider.
Com a morte de Aaliyah, o projeto foi engavetado. Whitney viveu momentos complicados nos anos seguintes, no auge da dependência das drogas e nos períodos mais conturbados do casamento com Bobby Brown. O filme foi retomado cerca de 10 anos depois.
“Sparkle” foi finalmente gravado entre outubro e novembro de 2011, com Jordin Sparks, campeã do programa “American Idol”, no papel da protagonista. Três meses depois da filmagem, Whitney morreu em um hotel de Los Angeles e não teve a chance de acompanhar o lançamento que tanto sonhou.
Jordin se preparava para cruzar o tapete vermelho do Grammy com Whitney no primeiro ato de divulgação de “Sparkle”, mas no dia anterior à premiação, a cantora morreu. O filme chegou aos cinemas em agosto daquele ano. Dois meses antes, o primeiro single da trilha sonora - e última gravação de Houston em estúdio - foi lançado.