





Jesuíta Barbosa é um daqueles atores que, em um piscar de olhos, vão de Jove em 'Pantanal' até o icônico Ney Matogrosso no filme 'Homem com H', obra mais comentada dos cinemas brasileiros na atualidade. Em todos seus trabalhos, o ator não vê problema em transformar sua aparência e corpo, e foi justamente isso que aconteceu no longa mais recente.
Em entrevista ao Gshow, Jesuíta Barbosa, já envolvido em uma polêmica com um garoto de programa, revelou que passou por um período preparatório intenso para chegar perto do corpo e aparência de Ney Matogrosso durante sua juventude, quando o cantor frequentemente se apresentava sem camisa na banda 'Secos e Molhados'.
"A gente tentou ir por um caminho no sentido da construção não ser só uma silhueta, não ser só uma equiparação do que é a figura do Ney, aí a gente estaria pecando. Ele tem uma integridade e dignidade muito fortes. A construção foi a partir de nossas experiências. Esmir [Filho, diretor e roteirista do longa] escrevendo o roteiro a partir do que ele sentia dos diálogos e a minha construção do Ney a partir de vivências minhas, foi uma união de criadores que proporcionou esse resultado", garantiu o ator.
Para seu corpo ficar no mesmo tipo físico de Ney Matogrosso, Jesuíta Barbosa teve que emagrecer 12 kg em um curto período de tempo de apenas 3 meses. Para isso, ele, que já denunciou a agressão de um namorado, contou com a ajuda de uma médica endocrinologista que construiu um plano alimentar que o fizesse perder peso, além de ter feito aulas de dança para replicar os movimentos do cantor.
"Muita aula de dança, canto, ensaiamos voz e cena, teve o preparo com uma endocrinologista que era para cuidar do corpo. O Ney era muito magrinho e emagreci para fazer o filme. Tinha todo esse cuidado para chegar nessa forma e outro cuidado para chegar no sentido de recriar um signo para Ney Matogrosso e não imitá-lo" explicou o ator.
Durante as gravações do projeto, Ney Matogrosso fez questão de estar presente acompanhando tudo e acolhendo toda a equipe de filmagem, além dos atores. Segundo o diretor Esmir Filho, a voz de 'Poema' se emocionou com uma cena entre Jesuíta Barbosa e Bruno Montaleone, que interpreta o namorado Marco de Maria, quando o cantor descobriu que não tinha contraído o vírus HIV.
"A gente terminou o primeiro take, foi muito emocionante, perguntei: 'O que achou, Ney?'. E o Ney começou a chorar, descontroladamente, foi muito forte, mexeu com todo mundo ali. O Ney ficou muito nervoso e falava: 'Não sou assim, não choro assim'. A assistente de direção falou que era natural, era sua história e ele falou: 'É a história de todos nós'. Ali sentimos que estávamos falando de todo mundo, até fico emocionado pensando. Levo essa cena no coração", disse Esmir.